Como já contei aqui, o governador Sérgio Cabral e a primeira-dama Adriana Ancelmo, presidente de honra do RioSolidário, recebem hoje no Palácio Laranjeiras para o lançamento do livro Jorge Hue – Vetores de uma vocação. Na verdade, são dois livros. O primeiro, mais volumoso, com capa dura forrada por tecido cor de tijolo e com letras douradas. Neste, estão as fotos, todas de José de Paula Machado, das mais belas residências projetadas e decoradas por Jorge Hue, e as histórias que as envolvem e envolveram. No outro volume, os desenhos magníficos de Hue…
Os livros não apenas nos encantam, através das belas imagens e dos textos reveladores. Eles impressionam pelo gosto extraordinário desse profissional, sua noção histórica, de nossas origens, do elemento Brasil, em conjugação com as heranças européias, resultando em projetos primorosos, acolhedores, sofisticados e francamente brasileiros. Hue vai do colonial ao contemporâneo, totalmente à vontade. Seguro de si, das formas, da variedade dos materiais. Suas casas acolhem e nos colocam em harmonia com o Homem e com a Natureza. É um grande artista, sem dúvida. E de imensa sofisticação. Sobre ele, falam, na obra, Cecília Gouvêa Vieira, Cecília Sicupira, Déa Backheuser, Roberto Paulo Cézar de Andrade. As casas retratadas são as deles e também as de outros grandes nomes das grandes famílias deste país. Nossa elite mais aristocrática. E também a mais discreta, como é, aliás, o próprio Jorge Hue…
Está aí um belíssimo presente de Natal, que qualquer amigo de bom gosto vai adorar receber. Vejam, abaixo, as fotos de José de Paula Machado, de trabalhos de Hue, e os desenhos do artista…