Em tempo de casamento do príncipeWilliam com Kate Middleton , nada melhor do que fazer um passeio pela história da Inglaterra. Melhor ainda se essa história for contada através dqa joias lindas, que a gente adora, da designer brasileira Kim Poor, que já vendeu suas preciosidades até para Lady Di e a duquesa de York, Sarah Ferguson. Sem esquecer que Susan Sarandon e Judi Dench já desfilaram nos red carpets com jóias dela…
Pedantif Imperatriz: ouro 18, prata, esmeralda, brilhantes antique
Kim, que coleciona elogios de Salvador Dalí (ele a chamou de “Diaphanism”, e o termo virou verbete do dicionário Oxford), Paul McCartney, baronesa Thyssen, vive em Londres há mais de 30 anos e sempre vem ao Rio com sua caixa de tentações, que deixam o mulherio carioca doidinho, doidinho…
Desta vez, Kim traz 30 joias inspiradas em diversas épocas da Inglaterra: das eras vitoriana e eduardiana até o pós-guerra e os anos 60, com os hippies. É a “London Collection: The Magical Mystery Tour”, que estará exposta, a partir do dia 28, véspera do Sim do príncipe, no antiquário de Arnaldo Danemberg, no Edificio Chopin, tendo em lugar de honra, numa vitrine, uma caixinha de jóias que a princesa Diana presenteou à mãe de Kim, a adorável Gene Weill…
Quem gosta de decoração também vai adorar ir, pois o bacanérrimo Mauricio Nóbrega vai ambientar essa mostra mágica, que mistura excentricidade, magia e fantasia em suas peças. Como brincos montados sobre botões vitorianos – garimpados em feiras antiques londrinas; nas jóias negras, como gargantilhas e anéis de ônix e jet, misturadas a ouro, corais e brilhantes, numa referência à era eduardiana. Os colares de pérolas, que quebravam tabus no período do pós-guerra, se misturam a Murano antigo, ouro e prata. Colares com referências tibetanas, anjos e pégasus, sem esquecer o psicodelismo dos 60’s…
Brincos sobre botões vitorianos garimpados em
Kensington: ouro 18, prata, esmeralda, gotas de turmalinas rosa
Pendantif/broche Nymph: ouro 18,
brilhantes, marfim antigo
Olhos do Escaravelho: turquesa, esmeraldas incrustadas em água-marinha e ouro
Anel Asas Portia: turmalinas bicolores, Kunzita e espelho ouro 18
Colar Gothic: ônix, Jet, brilhantes, ouro, ouro branco
E o gran finale da mostra é uma “Caixa de Curiosidades” (Curiosity Gabinet), de onde sairão colares e brincos com figuras do imaginário, como gatos, corujas, pássaros e anjos. O conteúdo evoca os grupos circenses que paravam de cidade em cidade, com seus caixeiros viajantes, gigantes, anões, mulheres barbadas, homens de músculos inacreditáveis, personagens que bem marcaram a vida no início do século 20, em que todos eram fascinados pelas excentricidades…
Anel Voo de Pegasus, ouro 18
Anel Phoenix Ashes: ouro 18, prata, pedra da Lua, apatita
Colar Wings of Victory: ouro 18, prata ,pedra da Lua azul, safiras, águas-marinhas.
Um clima mágico, que mistura fantasia, História e realidade, nas joias de Kim Poor.
Fotos de Frederico Mendes
Quanto custa o colar Wings of Victory: ouro 18, prata ,pedra da Lua azul, safiras, águas-marinhas.
Um clima mágico, que mistura fantasia, História e realidade, nas joias de Kim Poor.