O embaixador Marcio de Oliveira Dias é o único anfitrião na cidade que, após o jantar, pode se dar ao luxo de servir um Armagnac de 300 anos, numa supergarrafa imensa com torneirinha, que é passada, de embevecido convidado para embevecido convidado, como se fosse um precioso vaso da dinastia Ming, e todos a reverenciam como a um Buda. Homem requintado assim, só mesmo o Márcio, com o traquejo de inúmeros postos no exterior, conexões e amizades feitas e bem cultivadas em seus anos de carrière, como as dos confrades enólogos que têm acesso a esse Armagnac precioso…
Era um jantar sentado, 22 lugares marcados, a homenageada Angélique Chartouny à direita do dono da casa, que ocupava a cabeceira. Fazendo as honras, na outra cabeceira, a amada do Márcio, Sonia Romano Noronha, que mereceu dele, em seu speech, uma declaração de amor e também uma queixa por ela não lhe aceitar os pedidos de casamento. Love was in the air...
Também presentes, os embaixadores Mabel e João Carlos Fragoso, que conheci nos anos 80, em Brasília, e dos quais guardo boas lembranças, sempre de atenções e gentilezas. Gosto muito deles. E por falar em gostar… aquela mesa era um bom gosto só, do primeiro ao último convidado…
A chef Laurinha Pederneiras assinou o jantar irrepreensível…
Ao fim do jantar, eu sentada entre dois imortais da medicina, o professor Antonio Luiz Medina, ex-presidente da Academia Nacional de Medicina, e o dr. Jaime de Marsillac, e diante de um provável futuro acadêmico, o dr. Rawlson de Thuin, brindamos a este admirável mundo novo da medicina que, pelo jeito e pelo andar da carruagem, logo nos permitirá alcançar os 300 anos do Armagnac…
É óbvio que a conversa girava em torno do meu entusiasmo pelas células tronco, pois é o meu assunto preferido do momento, vocês sabem. Meu e da dra. Dulce Pugliese, a sócia da Amil que aposta as fichas nas maravilhas de que as células tronco são capazes e já investe firme nelas. Prova disso, conforme contei à mesa, é que a ABBR, agora sob a chancela daquela empresa, vai ganhar a importantíssima ressonância magnética colorida. E será a única no país a possuir. O Rio de Janeiro já a teve, mas, como o software é caro, o contrato não foi renovado pelo laboratório de imagem. A tecnologia é fundamental para o acompanhamento dos tratamentos de recuperação de cartilagem através de infiltração de células tronco. E nossos acidentados, sobretudo nossos atletas, penhorados agradecem…
E de brinde em brinde fizemos mais um: ao homem de visão dr. Medina, a quem a Academia muito deve pois, graças à iniciativa dele, a ANM negociou a construção do prédio no terreno que possuía, ao lado da sede antiga (que agora passa por retrofit), e dentro de 17 anos, estará riquíssima como a Academia de Letras, vivendo da renda do prédio novo, que depois desse prazo lhe será devolvido pelos construtores…
Voltando ao jantar do embaixador Márcio de Oliveira Dias e de Sonia Romano Noronha para Angélique Chartouny confiram aqui as fotos…
Sonia Romano e a mesa preparada para o jantar
Os anfitriões Sonia Romano e Márcio Dias com a homenageada Angélique Chartouny
Luiz Felipe Francisco, José Carlos Murta Ribeiro, Antonio Luiz de Medina e Paulo Barragat
Jayme de Marsillac, Alberto e Françoise Boruchovitch e Márcio de Oliveira Dias
Isabela Francisco
Idinha Seabra Veiga
Françoise Boruchovitch, Carminha Medina e Odaléa Brando Barbosa
Hilde e a bela anfitriã Sonia Romano Noronha
Carol e José Carlos Murta Ribeiro
Beth Serpa, Idinha Seabra Veiga, Carol Murta Ribeiro e a homenageada Angélique Chartouny
Os embaixadores Mabel e João Carlos Fragoso
Carol Murta Ribeiro, Carlos Alberto Serpa, Beth Serpa e Angélique Chartouny
Fotos de Sebastião Marinho