Chris Pitanguy abriu o apê para 50 convidados, para jantar em homenagem ao seu amigo Massimo Piombini, diretor mundial da Valentino, a mais requintada entre todas as marcas da Itália e uma das mais luxuosas marcas do mundo…
Tudo muito calmo, elegante, agradável e bonito como deve ser. Perguntei a Piombini como as marcas de luxo vêem este momento em que a Europa parece afundar como um Titanic ferido e os Estados Unidos também atravessam uma crise grave. Quis saber dele se as marcas têm um “Plano B” para enfrentar este momento. Ele respondeu, sem demonstrar preocupação, que as maiores marcas de luxo da Itália reunidas concluíram que há novas fortunas emergentes, que o dinheiro mudou de mão, que, assim como muitas fortunas afundam, outras surgem, na Europa inclusive, e que o diferencial deste novo consumidor do luxo é que ele só quer comprar coisas de valor muito alto. Não se preocupa com qualidade. Quer a marca. E se guia pelo preço. Então, as marcas vão focar em produtos para esse consumidor que paga alto, e não em itens de luxo de médio preço…
Gostaram da explicação? Eu gostei. Aliás, eu achei Massimo simplesmente o Máximo!…
Fiquei cá pensando comigo… Deve ser o consumidor que se guia pelos conselhos da Val Marchiori, que acha que o preço é tudo. É este o novo rico que floresce e desabrocha no mundo. O rico que está se lixando para o chamado raffinement, para o detalhe, para o aroma sutil da qualidade. O que importa para ele, como aquela velhinha do anúncio, é o PREÇO, só que no sentido contrário ao dela. É esta a referência de luxo deste novo rico. E as grandes marcas de luxo dançam conforme a música, naturalmente. Business is business…
Depois do jantar de ontem, o elegante e simpático Massimo embarcou hoje para São Paulo, onde foi assinar contrato para ter uma loja no Shopping Cidade Jardim…
Massimo Piombini, o Máximo!, e Chris Pitanguy, vestindo um vintage red Valentino
Tatiana Carvalho e Julia Padilha
Lenny Niemeyer e Glenda Kozlowski
Paula Grunser, Cris Pasqualette e Ana Cecília Gross, que assinou o buffet da noite, da sua Cooking
Nina Muller, a filha da Juju e do Hans, Camila Lima Rocha, Chris Pitanguy e Duda Pereira
Renata Reis, Duda Pereira e Melina Dalboni
Chris Pitanguy, Carol Gayoso, chegando de Trancoso onde foi com o Toninho Dias Leite, e Marcia Muller
Duda Pereira, consultora de estilo da Globo, com vestido comprado em antique shop em Paris, e a atriz Tereza Hermanny, com quem já fiz um lindíssimo editorial, mas a Globo ainda não a descobriu, ainda é tempo
Thiago Senna, Chris Pitanguy, Jason Herbert e o olhar penetrante do Paulo Uchôa, porém sem suas lentes de contato
Glenda Kozlowski e Cris Pasqualette
Lula Romero, Anna Claudia Rocha (que hoje lançou suas joias Rocha&Appolinario aqui no Rio), Chris Pitanguy e Claudia Gallindo
Paula Grunser, Chris Pitanguy vestindo tafetá drapeado vermelho Valentino, Patricia Bagattini e Francesco Vianna
Francesca Romana Diana e Massimo Piombini
O apartamento de Chris é todo decorado pela Ana Maria Vieira Santos, elegante, misturando pretos, brancos, beges, marrons. Cor mesmo, apenas no quadro redondo da Beatriz Milhazes na sala de jantar, onde, sobre o centro da mesa quadrada, um trapézio de velas preso ao teto faz as vezes de luminária. Muito chique.
—————————————————————————————