Quem estiver por São Paulo, não pode deixar de conferir a exposição “Os anos Grace Kelly, Princesa de Mônaco”, que a partir de hoje está aberta ao público, na FAAP. Ontem, como eu disse aqui, foi a grande inauguração, que contou com a presença de ninguém menos que o príncipe Albert II, filho de Grace com o príncipe Rainier III! Criada em 2007 pelo pelo Grimaldi Forum de Mônaco e com curadoria de Frédéric Mitterrand, atual ministro da Cultura da França, a mostra reúne cerca de 900 ítens, como vestidos, joias, cartas, filmes, quadros (…) que pertenceram à princesa e que, de certa forma, ajudam a contar a sua história como parte da realeza monegasca e, também, como atriz…
A mostra é composta por 14 salas, cada uma dedicada a um período de vida de Grace, desde os tempos em que vivia na Filadélfia, passando pela sua bem sucedida carreira como atriz hollywoodiana, musa de Hitchcock e, claro, seus tempos áureos como princesa de Mônaco. É possível ver cartinhas e bilhetinhos escritos à mão, que Grace trocou com Rainier e amigos próximos, como Jacqueline Kennedy. E os vestidos, gente? Sem palavras. Quem ama moda vai ficar arrepiado dos pés à cabeça! É incrível ter a oportunidade de ver tudo isso de perto…
E sabem quem ficou de queixo caído? Príncipe Albert, o filho de Grace, ele mesmo. Era mínimo o grupo vip escalado por Celita Procópio, presidente da Faap, para acompanhá-lo na sua visita, abrindo a expo. Estavam, Mariza Gomes da Silva, uma apaixonada por Grace Kelly, a ministra Ellen Gracie, a consulesa de Mônaco em São Paulo, o banqueiro Joseph Safra e a bela Vicky…
A cada nova sala que o grupo adentrava, era maior a emoção do príncipe e uma surpresa. Todas as salas têm vídeos ilustrando momentos da vida da princesa de Mônaco, alguns com trabalhos seus em cinema. Uma das salas mais interessantes e a d’O Encontro, quando ela conheceu Rainier. A sala d’O Casamento é impactante, linda, linda, linda! Uma sala dos acessórios: bolsas chapéus, lenços. As fotografias dos momentos de intimidade no palácio em Monte Carlo, sempre recebendo os amigos dela de Hollywood. Tudo isso foi guardado por uma camareira dedicada e diligentíssima da princesa…
Ao fim de sua visita à mostra, Albert II deu uma entrevista exclusiva à Rede Globo. Nem todos tiveram a chance de se aproximar dele. Apenas aqueles que ganharam um selinho vip dourado para grudar na lapela…
Princesa Grace de Mônaco em seu escritório, 1960
Veja alguns dos 900 ítens que estão expostos…
Legendas: 1 – Anel de noivado da princesa Grace Kelly ornado com diamante; 2 – Tiara de platina e ouro branco, da Cartier, usado por Grace Kelly no Baile do Centenário, em 1966; 3 – Recortes de jornal e estatueta do Oscar que a princesa ganhou na época em que era atriz; 4 – Grace, em Mônaco, 1964; 5 – Carta com resposta de Jacqueline Kennedy à Grace, ano de 1966; 6 – Clutch de noite, da princesa, feita com trama de cesto de ouro amarelo e chifre + caixa de pó de arroz redonda de ouro, da Cartier; 7 – Grace no Baile da Rosa, em 1970; 8 – Croquis de Alexandre para a princesa, 1979; 9 – Carta de Alfred Hitchcock para a princesa, 1972.
Este aqui é pra deixar qualquer um emocionado: vestido de noiva (original!!!) que Grace Kelly usou em seu casamento com o príncipe Rainier III, em 1956. E aí, qual vocês preferem, o de Grace ou o de Kate? Além desse vestido, muitos outros usados por ela em bailes e ocasiões importantes estão na exposição… – Foto: Fernanda Pires, via site Petiscos
Quem deu uma passadinha por lá, ontem, foi o príncipe Albert de Mônaco, filho de Grace com Rainier III. Mas só chegou perto dele quem tinha um selinho dourado colado na roupa… – Foto: AgNews
Exposição Os Anos Grace Kelly, Princesa de Mônaco
Data: de 5 de maio a 10 de julho de 2011
Local: Museu de Arte Brasileira da FAAP
Endereço: Rua Alagoas, 903 Higienópolis
Horários: de terça a sexta, das 10h às 20h.
Sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.
(Fechado às segundas-feiras, inclusive quando feriado.)
Agendamento de visitas educativas: (11)3662.7200
Entrada franca.