Promete ser muito bela, hoje à noite, no Espaço Tom Jobim, parte da programação oficial da Rio+20. É o concerto da Orquestra Acadêmica e Coro de Malmö, num evento, que, através do Ministério do Meio Ambiente e com entrada franca, promoverá o lançamento mundial da World Nurture Foundation, organização que surgiu para dar suporte ao Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA). Entre os que apoiam essa ideia estão o professor Ivo Pitanguy e Narcisa Tamborindeguy, patrono e patronesse do coquetel, lá no Jardim Botânico…
Serão 80 artistas no palco, tocando um repertório clássico nórdico para orquestra e coro de câmara, com regência do maestro Daniel Hansson. Entre os destaques, obras de Von Koch (Suécia), Toivo Kuula (Finlândia) e Edward Grieg (Noruega). Homenageando o Brasil, país sede da Rio+20, o grupo vai apresentar um arranjo feito para a orquestra sinfônica do Samba do avião, de Tom Jobim…
À frente do evento, a polonesa, loura, linda e super bem, Monika Jablonska. A pesquisadora está no Brasil para lançar a World Nurture Foundation, que arrecada fundos visando garantir merenda escolar para as crianças no mundo todo. Consultora na área de negócios internacionais e comércio exterior, advogada, professora, autora, doutoranda em Direito e filantropa, Monika também quer divulgar o lançamento no fim do ano de um livro sobre a poesia de Karol Wojtyla, o Papa João Paulo II, seu conterrâneo. Eles se conheceram quando Monika fez um mestrado na Universidade Sapienza, em Roma…
Com sede em Nova York, a World Nurture Foundation é uma organização sem fins lucrativos, criada e presidida por Monika Jablonska e vice-presidida por Maria Francesca Ferrari. Em Brasília, as co-fundadoras da WNF darão o pontapé inicial em um novo projeto voltado para a produção de produtos, que serão vendidos no mundo todo, com um percentual das vendas destinado ao Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas…
Orquestra Acadêmica e Coro de Malmö