Aos 30 anos, com três filhos pré-adolescentes e um casamento desfeito, Henriqueta Hermanny, que tinha se casado muito cedo, aos 18 anos, iniciou uma carreira profissional no mundo das joias. O primeiro trabalho foi em uma grande joalheria, onde atuou por 25 anos ininterruptos, conhecendo todas as áreas de uma empresa sólida e importante, apaixonando-se pelo design das joias, a harmonia das linhas, a qualidade das pedras, e passando a ser profunda conhecedora do assunto. Hoje, pode falar como especialista: “Nas joias, design e qualidade têm que conviver em plena harmonia porque, do contrário, um pode matar o outro. Os processos da criação do design e da escolha das pedras são magníficos. Mergulhei de cabeça nesses dois mundos”, ela diz…
A arte de vender uma joia também tem seus segredos. “Vender é a arte mais secreta e menos divulgada da joalheria. Ainda existem pudores e preconceitos no ato de vender. Adoro vender, sem nenhuma culpa. Eu me sinto mesmo privilegiada e realizada ao proporcionar a um cliente a compra dos meus produtos maravilhosos”, ela fala, com toda franqueza…
Este modo simpes e honesto é um dos fatores da confiança que Henriqueta Hermanny, com sua marca HH, inspira num grupo dos mais difíceis de conquistar, de pessoas de bom gosto, que entendem do que compram e dão valor ao dinheiro que têm…
Quando Henriqueta começou, eram os maridos, namorados e amantes que compravam as joias para elas. Hoje, as mulheres, com sua auto-estima elevada e com seu poder pessoal de compra graças a suas conquistas profissionais, não costumam esperar que eles as presenteiem. Se o presente não rolar, ótimo, elas mesmas tratam de dar seu jeito e está resolvido. Assim, nunca o mercado brasileiro das joias esteve tão aquecido quanto agora. E como é da natureza feminina se orientar pelas emoções e não pelas datas, todas as horas passaram a ser boa hora para se presentear…
O mercado das joias segue, hoje, uma orientação mais fashion, com seguidos lançamentos de coleções a cada temporada, o que no passado era coisa simplesmente inconcebível. Há até a pedra da moda! A mais procurada e endeusada do momento é a turmalina Paraíba. Henriqueta, contudo, continua repetindo, sem medo de errar, que “diamonds are forever”…
A joalheria HH funciona em um atelier em Ipanema, by appointment only, onde ela e sua equipe preciosa e mínima realizam um trabalho dirigido e personalizado, desde a escolha dos designs à compra dos materiais. Vejam, abaixo, a designer Henriqueta Hermanny e algumas de suas peças highlights…