Talento não se improvisa com fórmula. Não é feito pão ou bolo, que você conhece os ingredientes e transmite a receita a cada novo padeiro contratado para o estabelecimento. Quem vê a arte sob esse prisma a está praticando de jeito menor, apequenando-a, oferecendo ao público, à assistência, muitas vezes desprevenida e desprotegida, o refugo, o substrato daquilo que o ator pronuncia, desejando ‘boa sorte’ ao colega de elenco, antes de ele entrar em cena, em noite de estreia (!).
Daí que, os grandes nomes da cena brasileira, aqueles que merecem respeito, reverência e mesuras, não por seus âmbitos de poder ou influência, mas por sua obra e a longa estrada percorrida, não precisam piscar holofotes e estender tapete vermelho a cada estreia ou lançamento de um trabalho. Basta um piscar de olhos, um aceno, um “passa lá pra me ver” e o lugar lota,. Porém, não com ‘arroz de festa’, mas com gente de expressão e lastro.
Foi assim no lançamento, pela Editora Giostri, do livro Os sais da lembrança, de poemas de Luiz Carlos Lacerda (o “Bigode”), no Teatro dos Quatro, no Shopping da Gávea.
Vejam a qualidade dos artistas, gente da cena “de raiz”, que cumpriu o ritual, muitas vezes penoso, de sair do conforto do lar doce lar, para levar o seu beijo ao mais amado Bigode das artes cênicas* nacionais.
Ah, e não se esqueçam de comprar, ler e se deliciar com Os sais da lembrança. O primeiro livro de poesias do cineasta consagrado por quatro décadas de excelentes serviços prestados à cinematografia brasileira, que dirigiu dirigiu cerca de 30 filmes sobre personalidade da nossa cultura como Lúcio Cardoso, Walmir Ayala, Maria Della Costa, Ernesto Nazareth, Oduvaldo Vianna Filho (Vianinha), João de Baiana, Alair Gomes, Victor Arruda, Zé Tarcísio , Cecília Meireles e mais e mais e muito mais.
Luiz Carlos Lacerda é tudo de bom!
E se vocês precisam entender porque me derramo tanto ao falar desse cara, o Bigode, acessem abaixo este link, clicando sobre a frase
QUEM É LUIZ CARLOS LACERDA, O BIGODE
* artes cênicas, aí compreendendo encenações em geral, cinema, teatro, televisão, lona de circo, performances várias, óperas, flash mobs e derivados…
Luiz Carlos Lacerda com Betty Faria
Com Ney Latorraca
Com Maria Zilda
Com Maria Padilha e Xuxa Lopes
Com Marcos Breda
Com Edwin Luisi
Com Tessy Callado
Com Tuca Andrada e Paulo Reis
Fotos de Alisson Prodlik