Zezé Motta é a homenageada deste ano do Festival Internacional de Cinema Feminino, Femina, que vai rolar na Caixa Cultural, de 3 a 8 de julho. Foram mais de 800 inscritos de 61 países. Destes, foram selecionados 90 filmes de 24 países, com produções dirigidas por mulheres e/ou com temas femininos. A sessão de homenagem a Zezé Motta será dia 8, com exibição do filme Xica da Silva, de Cacá Diegues, protagonizado por Zezé. Paula Alves e Eduardo Cerveira assinam a curadoria do festival, que promove ainda o seminário Femina, de 5 a 7 de julho, com participação de diretoras e estudiosos, debatendo com o público temas como identidade, sexualidade e gênero.
A sessão de abertura do Femina será no Cine Maison, dia 2, com pré-estreia do filme Histórias que só existem quando lembradas, premiado em festivais internacionais. A diretora Julia Murat estará presente, junto com outros diretores participantes do festival. O filme de abertura também será exibido na Caixa Cultural, dia 3…
Os filmes serão premiados nas categorias Grande Prêmio Femina, Prêmio Especial do Júri, Melhor Direção e Melhor Destaque Feminino. Os vencedores ganharão joia exclusiva da designer Junia Machado. Entre as convidadas internacionais do evento, estão a argentina Cynthia Judkowski, diretora de Mujeres en foco, e a holandesa Eveline Ketterings, diretora de Tamino, ambas juradas do festival…
Zezé Motta, a homenageada do Femina 2012
Cena do filme Histórias que só existem quando lembradas, de abertura do Festival Internacional de Cinema Feminino
Cena do filme Tamino, de Eveline Ketterings