Confiram um resuminho dos desfiles que rolaram no último dia de Fashion Rio, no Píer!…
As lembranças da infância e as brincadeiras de boneca povoaram o imaginário da estilista Giulia Borges para o inverno 2012. Na coleção, feminina e lúdica, a mistura de tecidos construiu peças delicadas. Saias curtas com babados de mousseline, tules, rendas e bordados se juntaram em pedaços para criar um visual “antiguinho”, mas com toques do fashion atual. Shorts com camisas bufantes e casacos na altura da coxa, telas vazadas nas cores laranja e limão revelaram uma influência new-wave. As outras cores são básicas, preto, off-white e branco. A alfaiataria nos casacos se aproximou da silhueta ao corpo…
No último dia do Fashion Rio, a estilista Nica Kessler entrou no clima das tribos nômades do leste americano e trouxe para a passarela as chamas das fogueiras indígenas. Muita cor de fogo, com pinceladas de turquesa e bege. Andorinhas e camuflados nas estampas da artista Tati Rassin. Os tweeds também apareceram e tons de cinza em blusas. As botinhas de cano curto estão de volta e foram uma das apostas de Nica. Cadarços nas blusas e calças, além do couro, também tiveram sua vez na coleção em saias transpassadas e casacos. Na cartela de cores, verde, azul e vermelho…
Clima diva fashion anos 30: Garbo, Dietrich, Crawford e Lombard. O visual inesquecível dessas mulheres baixou na passarela de Andrea Marques. Saias e vestidos plissados, muitas pregas e gravatas laço em looks ultra femininos. Na coleção, muita seda, pequenos bordados e estampas orgânicas de flores. O couro deu clima fetichista aos sapatos de bico metalizado. Um dos must-have é o macacão de crepe com mangas de musseline preto. Além disso, vestidos longos e uma sensualidade quase germânica. Na cartela de cores, verde garrafa e musgo, castanhos avermelhados e toques de lilás. Novamente o louro escandinavo deu o ar da graç,a com as estrelas da passarela Aline Weber e Marcelle Bittar…
OEstudio apresentou, mais uma vez, uma coleção performática e irreverente. Dividida em estruturas, a coleção teve o tema Indiví-Duo, um ser que é unico e múltiplo ao mesmo tempo. Muito “cabeça”, não? Bem bacanas, a pelerine em tricot com capuz e o macacão, para os rapazes, que já vem com uma parte de paletó acoplado. O tom principal da coleção foi o ambar, o fogo. Linhas funcionais e de clima futurista, mas para usar sem medo de chocar. Na passarela, performance dentro de uma enorme malha, além de várias pessoas explorando o limite do espaço, criando uma ameba humana. Os jacquards, onde as costuras eram bordados, tornaram a roupa mais utilizável e não tão descartável. OEstudio brincou, mas com seriedade de fazer moda…
Com um elenco estelar na fila A, a Ausländer encerrou a temporada inverno 2012 do Fashion Rio. Alinne Moraes, namorada de um dos novos sócios da marca, o heart trouble Felipe Simão. Outras estrelas de peso, como Luiza Brunet, que foi prestigiar sua filha, Yasmim, homenageada com uma estampa em uma das camisetas da coleção. E, ainda, as lindas Giovanna Ewbank, Ursula Corona, Maria Flor, Lise Grendene e Thais Fersoza. Depois de uma hora de atraso, finalmente o desfile começou com a modelo musa da marca, Daiane Conterato, abrindo, mais uma vez, com um vestido de tricot preto até a canela. Cobertores xadrezes de lã que viram casacos, saias, mochilas, ponchos davam um ar de mochileiro, viajante. A modelo inglesa Dayse Lowe entrou na passarela com seu passinho de gatinha à la Gisele Bündchen e, depois, o lutador de MMA, o americano Jon Jones. O desfile prosseguiu com diversos looks plissados. O vermelho à la Ferrari apareceu em calças e saias de veludo. Botas e jeans também estavam lá, tudo para se jogar em boa viagem por este mundão…