Amanhã, a população vai enfim poder conhecer o MAR, Museu de Arte do Rio inaugurado na última sexta-feira no Cais do Porto. E talvez com menos tempo de espera e menos, digamos, sacrifício do que os privilegiados e felizes convidados para as seis da tarde, e que precisaram aguardar até nove e meia da noite, em sala fechada, a chegada da Presidenta Dilma, que, atrasada para o compromisso, precisou, logo ao chegar, visitar antes o museu inteiro para, por fim, ter início a solenidade, apresentada por Zeca Camargo.
Apenas os anfitriões, a comitiva e o fotógrafo da Presidência da República puderam acompanhar Dilma na sua visita ao museu lindíssimo. Os demais cinegrafistas e fotógrafos ficaram em um cercado a seis metros da presidenta, durante seu discurso, até sua partida, quando tiveram autorização para sair do confinamento e visitar a exposição e o salão com os convidados…
Em seu discurso, Dilma Rousseff lembrou que esteve presa no prédio ao lado, da Polícia Federal, e não esquece que ele era infestado de baratas. Ela também fez referência à manifestação de protesto popular que acontecia na porta do evento, e louvando a democracia observou que, se fosse no tempo da ditadura, todos estariam presos…
No mais, o diretor Paulo Herckenhoff é um personagem de temperamento difícil, que coleciona inimizades, tem o mau hábito, nada elegante, de criticar antecessores dos cargos que ocupa, mas não lhe podemos tirar o mérito do muito que tem feito pelas artes plásticas em nosso país, sobretudo do contemporâneo. O MAR é exemplo disso…
Na visita à exposiçã,o os fotógrafos foram acompanhados de monitores, que informavam o que poderia ser registrado… Era proibido fotografar obras dos acervos de Jean Boghici e Sergio Fadel…
Prefeito Eduardo Paes, presidente Dilma Rousseff e governador Sérgio Cabral
O discurso de Dilma
O discurso de Eduardo Paes
Dilma Rousseff, Sérgio Cabral, ministros Marta Suplicy e Edson Lobão
João Roberto Marinho e Luiz Fernando Pezão
A placa
O novo museu
Gilberto Gil e Flora
Liliana Rodriguez e as irmãs Alice e Narcisa Tamborindeguy
Carlos Alberto Muniz
Claudia Costin
Fernanda Torres e Andrucha Waddington
José Wilker
Luise e Hugo Leal
Maria Bernardes e Paulo Betti
A manifestação na porta do evento
A presença do Batalhão de Choque
Fotos de Marcelo Borgongino