Biza Vianna, que dirige o Centro Afro Carioca, recebeu cineastas do Brasil, da África e do Caribe nos jardins da Justiça Federal do Rio, marcando o início do 7º Encontro de Cinema Negro. O homenageado este ano é o ator Zózimo Bulbul, de quem Biza é viúva.
Do Centro Cultural, os convidados seguiram para o Cine Odeon para assistir ao primeiro curta da mostra, O dia de Jerusa, de Viviane Ferreira, com Lea Garcia no elenco.
Entre os nomes internacionais presentes, Newton I. Aduaka (Nigéria), Cheick Oumar Sissoko (Mali), Apolline Traoré (Burkina Faso), Pascale Óbolo (Trinedad), Zeze Gamboa (Angola), Claude Haffner (República do Congo).
Com curadoria de Joel Zito Araújo, serão exibidos mais de 40 filmes até dia 30. Ainda na programação, palestras e oficinas, nos espaços do Cine Odeon, Justiça Federal, Livraria da Cultura e Centro Afro Carioca.
Sheila Ley e Lea Garcia
Sheila Ley
Em pé: Biza Vianna, Cheick Oumar Sissoko, Zezé Gamboa, Dom Pedro. Sentados: Kennety Gyang, Pascale Óbolo, Mansour Sora Wade, Apolline Traoré e Claude Haffner
Fotos de Iere Ferreira
Arte Viva Arte África