A polêmica estabelecida hoje no país, a partir do anúncio da intenção do presidente Jair Bolsonaro de nomear seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, Embaixador do Brasil nos Estados Unidos, motivou a manifestação da Associação dos Diplomatas Brasileiros – ADB, que congrega 1.500 dos nossos diplomatas.
O assunto alcançou os trending topics, com o debate agravado pela declaração do postulante ao cargo de que se sente qualificado para tal por ter feito intercâmbio nos Estados Unidos e ter preparado hambúrgueres no Maine. A Associação enfatiza,em sua nota, que “os quadros do Itamaraty contam com profissionais de excelência, altamente qualificados para assumir quaisquer embaixadas no exterior.”
Leiam o comunicado da ADB:
Nota Pública
A Associação dos Diplomatas Brasileiros (ADB) recorda que, atualmente, mais de 1.500 diplomatas representam o País e defendem os interesses nacionais nas embaixadas, consulados e delegações junto a organismos internacionais, além de trabalharem em diversos órgãos do governo federal — inclusive na Presidência da República -, nos quais se encontram, hoje, mais de sessenta diplomatas cedidos.
Os diplomatas atuam em questões fundamentais nas áreas cultural, ambiental, econômica, comercial, proteção e defesa dos direitos humanos, cooperação, paz e segurança internacionais, dentre outras.
Iniciamos a carreira com uma formação ampla e consistente, por meio de um dos concursos mais rigorosos da administração pública, proporcional às exigências da atuação que precisamos ter dentro e fora do País.
Embora ciente das prerrogativas presidenciais na nomeação de seus representantes diplomáticos, a ADB recorda que os quadros do Itamaraty contam com profissionais de excelência, altamente qualificados para assumir quaisquer embaixadas no exterior.
Há mais de 100 anos os diplomatas brasileiros têm a construção da imagem e do desenvolvimento do País como seu objetivo maior, pelo qual norteiam, todos os dias, o seu desempenho. Esse é o papel para o qual foram e continuam sendo diligentemente treinados e preparados.
Associação dos Diplomatas Brasileiros
STUART VIVE ! Não importa o que “ELES” façam ! Não vão nos calar!!!
E o “BobPai” do pretenso “embaichador”, BiboFilho, diz que ele é “amigo” dos filhos do Trump, por ter sido apresentado socialmente! Como se isto fosse credencial!Então sou “AMIGA” do Presidente Trump! Porque no passado, quando era dono do Plaza Hotel, eu o conheci bem, e o levei à 2 Festas minhas em NY,de carona na SUA Limousine, e fui convidada para seu Aniversário no mesmo Hotel Plaza! E tenho as fotos !! Ridículo, é pouco pra isto tudo! Parece que estou vivendo dentro de 1 livro do Kafka !!Me acordem por favor !!
Bolsonaro querer que o filho seja o embaixador do Brasil nos Estados Unidos, é um absurdooooo !!!
Tristeza !
Terrivelmente absurda a indicação do “príncipe herdeiro” para tão importante cargo. Para onde está indo este país?Diplomatas rebelem-se em nome da
dignidade de suas carreiras!