Do site Congresso em Foco
Menos de 4% dos deputados foram a todas as sessões
| |
Dos 19 que foram a todos os dias em que a presença era obrigatória em 2015, 11 estão em primeiro mandato. Entre os veteranos, capixaba completou dez anos sem uma única falta. Saiba quais foram os mais assíduos
Na estreia da nova legislatura, os deputados em primeiro mandato lideraram a bancada dos mais assíduos na Câmara. Menos de 4% dos 513 integrantes da Casa estiveram presentes em todos os dias em que o comparecimento era exigido, ou seja, aqueles em que há a chamada sessão deliberativa. Dos 19 parlamentares que marcaram presença em todos os 125 dias em que estavam previstas votações, 11 são “calouros” na Casa.
Entre os “veteranos” mais presentes em plenário, três também não tiveram nenhuma falta no mandato anterior: Manato (SD-ES), Tiririca (PR-SP) e Lincoln Portela (PR-MG). O caso de Manato é ainda mais curioso. Em seu quarto mandato, o capixaba marcou presença em todos os dias com votação nos últimos dez anos. A última vez que ele faltou a uma sessão foi em setembro de 2005, quando seu pai faleceu.
Veja a lista dos deputados que foram a todas as sessões de 2015
“Participei das sessões mesmo quando estava doente, com o braço quebrado ou com febre, por exemplo. Houve situações em que perdi o aniversário dos meus filhos e do meu casamento”, explica Manato, que se autodeclara “caxias”.
Mesmo reconhecendo que a assiduidade não é um fator determinante para definir a qualidade do trabalho do parlamentar, o deputado diz que o número excessivo de faltas de alguns de seus colegas atrapalha a produção legislativa, já que algumas sessões não reúnem quórum suficiente para as votações.
Estreante na Câmara, a deputada Conceição Sampaio (PP-AM) começou o mandato em uma cadeira de rodas após passar por uma cirurgia na perna. “Sou a única mulher eleita do meu estado e ‘estou’ parlamentar. Amazonas também é Brasil, nós precisamos ser lembrados, e para isso, a presença é extremamente importante”, afirma a deputada. Ela conta que também teve 100% de presença em seus dois mandatos de deputada estadual.
A bancada dos 100% presentes reúne deputados de dez estados e 11 partidos. São Paulo, com cinco parlamentares, e Minas, com quatro, são as unidades federativas com mais representantes nessa lista. Amazonas e Rio de Janeiro têm dois nomes cada. Espírito Santo, Tocantins, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Ceará têm um nome.
Já entre os partidos, o PR, de Tiririca, é o que tem mais representantes entre os assíduos: quatro deputados. PSB (3), PMDB (2) e PMB (2) aparecem na sequência. Há um parlamentar do Solidariedade, do PP, do PTN, do Psol, do PSC, do PRB, do PSDB e do PSD.Além dos 19 deputados que foram a todos os dias em que estava prevista votação, outros 26 tiveram apenas uma falta.
Palhaço Tiririca se elegeu com o lema “Por que tá não fica, vote no Tiririca!” e é o menos palhaço e mais assíduo de todos…
Os dados são de levantamento exclusivo do Congresso em Foco, baseado em registros oficiais da Câmara.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkKKKKKKKK, Hilde, é Pior do que tá, na vai fica, Vote no Tiririca, diz que ele assinou com a impressão digital, aí a Câmara arretou-se e mandou fazer um teste de alfabetização, ai ele se preparou e passou…se eu morasse em São Paulo e Tiririca fosse 13, eu votava nêle de graça…beijoALS
Aliás Pior do que tá não fica, Vote no Tiririca…Eu acho que o Congresso Nacional pensa que vai ser o primeiro Parlamento sério do planeta.
Tiririca vale mais do que a maioria esmagadora da tucanada. É cidadão simples, correto, não é hipócrita nem metido a sábio, não é oportunista, nem cretino e muito menos arrogante nem pretensioso.Muito menos tem o medonho e imundo hábito de
monitorar colunistas, oos quais, também, muitos deles, igualmente , não valem nada. Mas botam uma banca dos diabos.
BOA TARDE.
TEM OBRIGAÇÃO SIM DE COMPARECER A TODAS AS SESSÕES PLENÁRIAS E QUANDO ISSO NÃO OCORRER, TRABALHAR EM SEUS GABINETES. DE SEGUNDA Á SEXTA. GANHAM MUITO BEM, TEM VERBAS PARA TUDO, MORDOMIAS MIL…FALTA DE RESPEITO COM O POVO QUE OS SUSTENTAM.
SUGIRO PAGAR A CADA UM O SALÁRIO DE R$ 880,00, VALE TRANSPORTE E KIT MARMITA…
NOSSA SENHORA DA APARECIDA,LIVRAI O BRASIL DOS MAUS POLÍTICOS.
NÃO É A TOA QUE A MÚSICA MAIS TOCADA EM BRASÍLIA É O PAGODE DE BEZERRA DA SILVA:
“SE FICAR PEGA LADRÃO,NÃO FICA UM MEU IRMÃO”…
Tiririca pra presidente!
Pior do que está não vai ficar.
Que pena o nosso Brasil ter virado uma grande “Sucupira”…
E “Odorico Paraguassú” ser um “peixinho” perto dos tubarões que nos representam…
Que personagens criaria o imortal Dias Gomes se estivesse vivo!
Aliás ele deve estar revirando no túmulo…
O BRASIL não virou mas sempre foi uma Sucupira. A notícia boa é que antes, tudo virava piada e era escondido. Hoje, só erra no voto quem quer pois não há mais segredos e o PT inaugurou essa ERA importante na vida brasileira: TODOS os crápulas seja de que partido for, seja da justiça ou empresário foram desmascarados. Agora, esta nas mãos do povo saber votar; esmiuçar a vida de quem irá dar o voto. Tem eleição esse ano: olho vivo!!!
A ÚNICA SOLUÇÃO DECENTE É DESCONTAR NOS POLPUDOS SALÁRIOS DOS SRS. REPRESENTANTES DO POVO.COMO A DE QUALQUER TRABALHADOR BRASILEIRO.
QUANDO ESTA CLASSE VAI APRENDER QUE SÃO SERVIDORES DO POVO ? JÁ NÃO BASTA A ANTIPATIA DO OIAPOQUE AO CHUÍ DO POVO BRASILEIRO POR ESTA CLASSE? A NOVELA “CORRUPÇÃO” NÃO VAI ACABAR NUNCA?
ATÉ QUDO. AGUENTAREMOS O MUSEU DA CORRUPÇÃO:COLLOR,RENAN CALHEIROS,EDUARDO CUNHA E COMPANHEIROS?
Absolutamente a assiduidade no plenário não é um indicador adequado para avaliação da qualidade do parlamentar no exercício do mandato.
Verdade. Mas ausência sistemática também não é boa credencial, concorda?
Verdade, tem os que vão todo dia e nada produzem como o Tiririca e tem os que pouco vão e também nada produzem, como Aécio Neves;