Boas notícias são sembre bem vindas. Sobretudo quando dizem respeito a um país vizinho de gente amiga, como a Venezuela.
O ex-decano do Corpo Consular do Rio de Janeiro, Edgar Alberto González Marín, cônsul geral venezuelano no Rio, faz saber a esta coluna que a representação diplomática carioca permanece aberta e funcionando plenamente, no mesmo endereço, e que sua repentina ausência se deu por motivos de saúde e não por outra causa qualquer, conforme especulado por este blog, relacionando à crise no país.
Bem, as notícias boas são relativas, pois com saúde não se brinca, e o cônsul Edgar fez muito bem de se afastar para se cuidar.
Abaixo a gentil carta que recebi. Estimando melhoras ao cônsul, e que em breve retome o posto.
Hildegard
Prezada Sra. Hildegard Angel,
Tenho o prazer de me dirigir à senhora, na oportunidade de fazer menção ao seu artigo God save the Queen! E também ao Sanjeev Chowdury, o novo decano do corpo consular do Rio de Janeiro!, publicado no seu blog online, em 01 de abril de 2015.
Sobre esse particular, gostaria de esclarecer dois pontos que não procedem em quanto a informação verídica. A primeira é que continuo sendo o Cônsul Geral da República Bolivariana da Venezuela no Rio de Janeiro até que o Governo Bolivariano indique o contrário. Atuo nesta jurisdição desde 2008 e é natural que em algum momento deva retornar ao meu país ou qualquer outro lugar que me seja indicado, sempre em acordo com os interesses nacionais e, até o presente momento, não tenho data para terminar minhas funções nesta cidade maravilhosa, mas não posso ignorar o fato que posso ser chamado a qualquer instante.
Atualmente, passo por um problema de saúde, o que me impede de continuar como Decano do Corpo Consular e durante a última reunião, foi colocado na pauta a minha sugestão sobre a reestruturação da diretiva, recebendo com alegria a indicação do Cônsul Geral do Canadá para ocupar o cargo.
Por outro lado, no final do seu texto, diz o seguinte:
A propósito e em tempo: quanto ao retorno do cônsul-geral venezuelano a Caracas. mencionado no início deste texto, não há maiores justificativas para o fato. Acredita-se que o momento político tenso que vive aquele país e sua situação econômica difícil expliquem o fechamento da representação, que se espera seja apenas temporário.
Tal afirmação me preocupa muitíssimo pelo fato de que a senhora informa que este Consulado Geral estaria fechado temporalmente por conta da situação que enfrentamos na Venezuela. Gostaria de assegurar que este Consulado Geral se encontra funcionando normalmente de segunda-feira a sexta-feira das 09h00 às 13h00 para o atendimento ao público e das 14h00 às 17h00, para o serviço interno.
Independente dos problemas que a Venezuela possa estar atravessando, posso garantir que o Governo Bolivariano continua trabalhando de forma continua e veemente para o bem-estar da sua população e, isto também é aplicado neste Consulado Geral, atendendo a comunidade Venezuela no exterior, como a todos os brasileiros interessados de certa forma pelo nosso país.
Outrossim, permita-me solicitar-lhe, gentilmente, sua valiosa colaboração para esclarecer a informação equivocada no seu blog e aproveito a ocasião para estender o convite para conhecer a sede do Consulado Geral no dia da sua preferência.
Atenciosamente,
Edgar Alberto González Marín
Cônsul Geral no Rio de Janeiro
Río de Janeiro – Brasil
+5521 2554-59/2554-6134
riodejaneiro.consulado.gob.ve
Alguns blogs, patrocinados em off pelas cores petistas, não escondem o amor e a paixão por tudo aquilo que se diz esquerdista.
São blogs atrasados politicamente. Parece não ser o caso deste espaço, mas o atraso político-ideológico imposto pelo desgoverno do PT tem um alto preço pago pela sociedade.
O Brasil está na beira do precipício. E viva a liberdade de imprensa, sem controle da mídia, como querem os aloprados petistas.
Noto que o blog tem simpatia indisfarçável pela Venezuela, Cuba e Coréia do Norte.
Não necessariamente nessa ordem.
Este blog tem indisfarçável simpatia pela Humanidade em geral, e especial aversão aos opressores, indiscriminadamente.
Paz a todos os seres!
A Venezuela empobrecida não perde a pose. Iguaizinha a outros países sociliastas falidos.