O engenheiro almirante Alan Paes Leme Arthou tomou posse ontem na Academia Nacional de Engenharia, ANE, em solenidade no auditório do Arsenal de Marinha no Rio de Janeiro. O almirante Alan recebeu seu colar do presidente da ANE, Paulo Vivacqua, e seu diploma do comandante da Marinha do Brasil, almirante-de-esquadra Julio Soares de Moura Neto, que falou de improviso, traçando um quadro claro do rico momento brasileiro e da importância da Marinha nesse contexto…
Depois, houve coquetel, quando os convidados puderam conhecer o belo salão do Arsenal, com piso de parquet representando um navio, com a corrente, as âncoras e a rosa dos ventos, e o mar à volta, com os peixes e cavalos marinhos. Muito bonito! E ainda mais bonito é saber que todo esse trabalho foi feito por marceneiros da própria Marinha, assim como as esculturas de bronze, as obras de cantaria, as talhas de madeira representando o mar. Os oficiais impecáveis, em seus uniformes brancos de gala, os ambientes do Arsenal também impecavelmente cuidados e o museu, com maquetes dos principais navios da Marinha do Brasil, um livro antigo registrando o passo a passo da construção de um navio de guerra e os portões do Arsenal da Marinha da Corte, datado de 1880. Tudo isso merece e deve ser visitado…
Uma bela solenidade, uma grata visita e, também, um saboroso coquetel, em que o ponto alto foram os chocolates recheados com licor do cafezinho, nhanham…
Fotos de Sebastião Marinho…
O Comandante da Marinha do Brasil, Julio Soares de Moura Neto, entrega o diploma da Academia Nacional de Engenharia ao almirante Alan Paes Leme Arthou
Paulo Vivacqua, presidente da Academia Nacional de Engenharia, saúda o novo imortal
O discurso do empossado, almirante Arthou
Candida, a bela senhora almirante Paes Leme Arthou, sua filha, Leslie Arthou e Lair Martins
O contra-almirante Arthur Campos, diretor do Arsenal da Marinha do Brasil, diante do antigo portão do Arsenal da Marinha da Corte, datado de 1880