A Igreja de São José, da Av. Presidente Antonio Carlos, restaurada, está bonita demais. Enquanto espero o início da cerimônia, viajo meus olhos pelas volutas barrocas, as imagens com cabelos, o oratório lá na parte mais alta do altar, com a família de Jesus, seguido de um painel de vasos e mais vasos com lírios naturais e, por fim, logo abaixo, a imagem bem grande de São José, carregando nos braços, ele também, lírios. Muito bonito! A noiva teve o bom gosto de decorar a igreja com lírios e muitas flores brancas, inclusive ao longo da passadeira por onde passa o cortejo de padrinhos elegantes, mulheres de longo e, por fim, a noiva, Marina Ribeiro Duarte, alta, magra, alva, cabelos escuros e muito linda, vestida pela Internovias. E que vestido!…
Vejo muita gente de moda nos bancos da igreja, inclusive Patrícia Veiga, editora de moda de O Globo, não fosse a mãe de Marina, Zizi Ribeiro (num verde tomara-que-caia de Martu), uma das mais conhecidas militantes da moda carioca, criadora com Eloysa Simão do evento de lançamentos de moda que deu origem ao Fashion Rio. Marina entra de braços com seu pai, Alexandre Cumplido de Sant’Anna, que, já ao pé do altar, a passa ao pai biológico, Amaury Duarte, que, por sua vez, ali mesmo, a entrega ao noivo, Leandro Figueiredo Gomes, jovem e bonito como ela. Cerimonial civilizado desta nossa nova sociedade, que vai adaptando os rituais aos hábitos da modernidade…
Depois de recebido o sacramento, findo o ofício, seguimos todos para a Confeitaria Colombo, ali pertinho, na Gonçalves Dias. Alguns vão a pé. E que bela escolha! A decoração abrange toda a confeitaria que, por si só, já é um exemplo de beleza irretocável. Flores e docinhos do Sim, embalados em forminhas e papeis em tons de fucsia, lilás e pink, dentro das lindas vitrines centenárias da confeitaria, no balcão, nas mesas de mármore, em toda parte. Mesas redondas cobertas com toalhas brancas e lindos arranjos nas cores dos doces. Alguns preferem curtir a aura de boemia das antigas mesinhas quadradas de mármore com pé de ferro e as cadeiras de palhinha. No andar de cima, que se liga ao salão do térreo pelo balcão oval do imenso jirau, sob um vitral espetacular, a festa se integra. E há salgadinhos deliciosos, e o jantar servido é ótimo, o bolo é capotante, e há música, e há músicos, e há danças e fotógrafos registrando aquela beleza toda…
Os pais da noiva, Ana Cristina Ribeiro de Carvalho (Zizi Ribeiro) e Alexandre Cumplido de Sant’Anna, os noivos, Marina e Leandro, a mãe do noivo, Mariângela Figueiredo Gomes, daminhas e pajens
Padrinhos Cristiane Bogossian Roque e o filho, Roberto Roque Duarte, irmão da noiva
Vejam a ficha técnica: