Eram cerca de 460 convidados na festa dos 102 anos da Câmara Portuguesa do Rio de Janeiro, ontem, no Museu Histórico Nacional, tendo como anfitrião seu presidente, Paulo Elísio de Souza.
O embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Ribeiro Telles, o cônsul português Nuno Bello, o senador Jorge Bornhausen com a doce Dulcinha, que me disse que aproveitou a vinda ao Rio para ontem rever e almoçar com a amiga Bebel Niemeyer, e o presidente do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, Thiers Montebello.
A horas tais, quando todos já jantavam, quem apareceu? Narcisa Tamborindeguy, naturalmente, e correu as mesas cumprimentando quem conhecia, acompanhada da amiga escritora portuguesa, Rita Tavares, que está na cidade lançando seu livro sobre o Rio.
O ator português Ricardo Pereira foi o mestre da cerimônia, que constou de conjunto de discursos e homenagens às personalidades que mais se destacaram no incremento das relações entre o Brasil e Portugal em 2013.
Na lista, o presidente da Cimpor, 9ª cimenteira do mundo, Ricardo Lima, Empresário do Ano; Nuno Fernandes Thomaz levou o prêmio Banqueiro do Ano e a cantora de fado, Mariza, o prêmio Cultura.
Durante a programação, foi lançada a Revista +351 Negócios Rio Portugal, publicação da Câmara Portuguesa, que traz notícias, dicas e entrevistas, além de informações sobre novos projetos e empreendimentos.
No jantar, servido empratado, assinado por Claude Troigros, de entrada, salada de bacalhau; primeiro prato: filé de frango com molho de manga, arroz e noisette de legumes; segundo prato: paleta de cordeiro, guisado ao molho de tomate com alho, cebola, pimentão vermelho e batata sauté; sobremesa: mini torta Romeu e Julieta, café e petit-fours. Tudo regado aos vinhos Dona Maria Tinto 2012, Dona Maria Branco 2010, Vinho do Porto, Taylor’s Fine Ruby.
E, como estamos em temporada de muitas manifestações, coube ao alto-comissário da Casa da Língua Portuguesa no Brasil, Miguel Relvas, ser alvo de uma delas à sua chegada. Relvas recebeu o prêmio Câmara Portuguesa do Rio de Janeiro.
Narcisa Tamborindeguy
Nathália Elísio de Souza
Vera Tostes e Maria Alexandra Mascarenhas
Miguel Relvas, Francisco e Maria João Ribeiro Telles, Anna Rita e o cônsul português Nuno Bello
O desembargador Luiz Felipe Francisco e Isabela Francisco, de mudança para Lisboa, onde vão morar por 1 ano
Ricardo Lima e a fadista Mariza
Ricardo Pereira, Jorge Mendes – apresentado como maior empresário desportivo do mundo – e Paulo Elísio de Souza
Reinaldo e Salma Paes Barreto
Deputada federal Solange Amaral
Maria José Prior, A escritora Rita Sousa Tavares, Nuno Fernandes Thomaz, Sofia Paiva Raposo e Sofia Fernandes Thomaz
Paulo Elísio de Souza e Paulo Simões
Fotos de Paulo Jabur
Hilde, é para nós um grande elogio, mas Claude Troisgros não teve nada a ver com o jantar da Câmara, que foi feito pela Open House. Em diversos eventos, há a parceria Atelier Troisgros + Open House, mas não nesse. Beijos, Roberto Hirth