Tempo nublado no Rio, mas este blog já está pensando no verão. Se liguem nessa, queridos!…
Lenços e saias longas são alguns dos itens que prometem ser hit neste verão. Mas há, ainda, outras duas peças clássicas e elegantes, que, mais do que nunca, estão fazendo a cabeça das fashionistas: as blusas de listras horizontais e as espadrilles. Ambas remetem à tendência Navy, inspirada nos uniformes dos marinheiros e no universo náutico…
Coco Chanel foi uma das primeiras mulheres a vestirem a blusa listrada, em azul-marinho e branco, que, antes, era apenas usada por homens. A idéia de agregar o item ao guarda-roupa feminino surgiu quando Mademoiselle Chanel viu um pescador com a peça e se encantou. Hoje, é quase indispensável ter uma dessas no armário, de preferência em cores neutras, pois vai bem com quase tudo…
Veja algumas adeptas das blusas navy, um clássico:
Coco Chanel, que lançou a moda da blusa listrada no guarda roupa feminino, já usava a peça na década de 30, quando passava férias no Sul da França. Foto: reprodução
A atriz Audrey Tautou interpretando Coco Chanel no filme “Coco Antes de Chanel” – Foto: reprodução
A socialite e it girl Olivia Palermo em duas versões diferentes com a blusa. Très chic! – Fotos: reprodução
Claudia Schiffer e Sienna Miller apostaram na mesma blusa com a logo da Chanel. Ambas de calça jeans justa e botinhas. Qual dos looks vocês preferem? – Fotos: reprodução
Por aqui, Tamara Gontijo, que também é fã da peça, pousou para o blog de Lala e Maria Rudge, apostando na saia de cor caramelo, outra tendência que continua forte no verão.
Nossas it ladies Vânia Badin e Lucia Grossi já desfilaram por aí com as suas. Fotos: Sebastião Marinho
Os calçados espadrilles, que também podem ser chamados de alpargatas (as famosas alpargatas Roda, os mais velhinhos lembram) ou alpercatas, têm mais de 600 anos de história. Originários dos países mediterrâneos, eram bastante usados pelos humildes lá e aqui, num tempo em que o mundo não estava todo industrializado e sapato de couro era luxo só pra quem podia. Extremamente artesanais, fabricados com lona e solado de corda, viraram moda em meados do séc. XX, quando a elite européia ia passar as férias nos balneários e sentia a necessidade de usar um sapato confortável e ideal para o verão. Pablo Picasso, Salvador Dalí e Grace Kelly eram adeptos assumidos! Mas aqui no Brasil as alpargatas continuaram a ser coisa “de pobre” ainda por muito mais tempo…
Espadrilles originais da Espanha. Foto: Espadrilles From Spain
Grace Kelly, super charmosa, com suas espadrilles. Foto: Espadrilles From Spain
A espadrille, que originalmente é um sapato masculino, nessa foto é usada por John F.Kennedy. Foto: Espadrilles From Spain
Esse modelo, usado por Picasso, ficou conhecido como Tuiliere. Lindo, né? Foto: Espadrilles From Spain
A rainha da Espanha, Sofia, também é adepta dos calçados confortáveis e despojados. Fotos: Espadrilles From Spain
As espadrilles podem ser usadas com bolsas de palha, chapéus, camisas sociais, vestidinhos de cintura marcada, shorts jeans… Nesse verão, aparecem em diversas cores, padronagens e formatos. As sandálias de salto anabela e acabamento de corda podem ser consideradas uma versão mais moderna da espadrille, e geralmente vêm com tiras para amarrar no tornozelo, como as da apresentadora e modelo Alexa Chung, abaixo…
Foto: reprodução
Nesta foto, Alexa usa tanto a blusa listrada quanto as espadriles. Foto: Reprodução
Mais um clic para vocês. Casalzinho elegante: Brad Leinhardt e Olivia Palermo. Ele, super charmoso, com suas espadrilles. E ela, com sua blusinha navy, aliás, os shorts também. Foto: reprodução
Obs: Para os defensores do meio ambiente, as espadrilles são uma ótima pedida – feitas manualmente e com materiais naturais, que não agridem a natureza… Fica a dica!