O maior colecionador de arte brasileira, Gilberto Chateaubriand, do alto dos seus 86 anos, continua ativo. Ontem, no Museu de Arte Moderna, sua segunda casa, ele apresentou suas Novas Aquisições. As obras vêm sendo incorporadas à coleção desde 2010 até praticamente a semana passada…
Os artistas são diversos e de várias partes do país, o que acabou resultando num panorama interessante do que acontece nas artes plásticas pelo Brasil. Essas obras estão espalhadas por 1.100 m². “Obras de Lasar Segal, Franz Weissmann, Volpi, Hélio Oiticica e Tunga foram inseridas junto a estas Novas Aquisições e funcionam como planetas em torno dos quais gravitam constelações poéticas”, como diz o texto dos curadores da exposição, Luis Camilo Osório e Marta Mestre…
Entre os novos artistas, há trabalhos fortes e emocionantes como os de Marcos Cardoso, Alexandre Mury, Daniela Carcav, Claudia Melli, Claudia Bakker, Alexandre Mazza, Sergio Allevato e Leda Catunda. Ainda obras de Hildebrando de Castro e Armando Mattos, dos anos 80. Uma noite cheia de emoções para a arte brasileira…
Maria Cristina Burlamaqui e Gilberto Chateaubriand
Marcos Cardoso e sua obra feita com palitos de fósforos e madeira
Detalhe da obra de Marcos Cardoso
Alexandre Mury
Fotos de José Ronaldo Muller