Falar dos outros é um passeio. Elogiá-los, contar como foram bonitas suas festas, como foram prestigiadas suas homenagens, é um prazer, faço com o pé nas costas. Mas, quando o personagem em foco sou eu mesma, a coisa muda de figura: que pauleira, quanta dificuldade! E aí, como vou contar a vocês que me debulhei como uma espiga de milho madura, me derreti como uma manteiga sob o sol quente do verão, enxarquei lenço como se enxugasse chuva, na solenidade de entrega, a mim, do título de Cidadã da Cidade de Juiz de Fora? Quanta honra, quanta generosidade de todos! O vereador que propôs, os vereadores presentes, os que me saudaram, os amigos de Minas que me distinguiram com sua presença. Uma até decolando com seu jatinho lá de Belo Horizonte até JF, para endossar todo aquele carinho. Ah, demais, demais! E aquela coisa mais tocante, aquela coisa Minas Gerais, a cortesia, o jeito cerimonioso, o plenário da Câmara, nobre e antigo, pomposo mas singelo, tudo isso junto e misturado. Ah, eu tinha mesmo que chorar. E lembrei de todos os elos que me ligam, com tanta intensidade, àquela cidade, a “Manchester mineira”, que tantas vezes visitei, e sempre tão bem recebida. Os juizforanos são fidalgos de alma. Juiz de Fora foi, por exemplo, a primeira cidade brasileira a outorgar um Prêmio Zuzu Angel, celebrando minha mãe depois de sua morte. Em seguida vieram os outros tantos. A cidade foi também cenário do filme de Sergio Rezende sobre ela, quando todas as portas se abriram largamente – os prédios históricos, museus, o comércio, residências – todos querendo participar daquela obra e também apoiar sua realização. Em Juiz de Fora, trabalhou meu pai, Norman Angel Jones, instalando na Rua Halfeld a loja e as oficinas da Facit de máquinas de escrever e de calcular. Assim como foi ali pertinho que meu pai inaugurou e manteve às suas expensas um orfanato (grande exemplo que ele nos deu!), criando, até dar formação profissional, dezenas de crianças e jovens. Natural de Juiz de Fora, era meu primeiro marido, falecido, João de Rezende. De Juiz de Fora, é a família Tostes, e nossa amizade é tão grande que quase me considero parente. Juiz de Fora jamais me abandonou. Nos meus altos profissionais, esteve comigo, aplaudindo, incentivando. Nos baixos, deu-me a mão, franqueou-me o ombro e fez até libelos, entupindo as caixas de correio com cartas, telegramas, emails, de leitores sempre solidários comigo. Por tudo isso, eu tinha mais é que me emocionar muito naquela cerimônia. Não tivesse meu marido amado, Francis, ali ao lado, para me segurar, acho que teria desmontado inteirinha…
E vamos agora às informações indispensáveis… A proposição do título foi do vereador e presidente da Câmara Municipal, Bruno Siqueira, filho do ex-deputado federal e ex-presidente de Furnas, Marcello Siqueira, atual diretor da Codemig. Bruno vai longe como o pai: acaba de ser eleito deputado estadual, com expressiva votação em Juiz de Fora… O local foi o Palácio Barbosa Lima, sede do legislativo, cujo primeiro presidente, em 1853, foi o Barão de Juiz de Fora, e o último presidente do período do império foi seu filho, o Barão do Retiro… Presentes, os vereadores José Laerte Barbosa (PSDB), que é primeiro secretário, Antônio Martins (Tico-Tico) (PP), Flávio Cheker (PT), Isauro Calais (PMN), José Sóter de Figueirôa Neto (PMDB), José Tarcísio Furtado (PTC) e Wanderson Castellar (PT)… Angela Gutierrez chegou cedo de Belo Horizonte, para não perder a oportunidade de visitar naquela tarde a exposição Doce França – Recortes da vida privada na coleção do Museu Mariano Procópio, e fazia rasgados elogios ao que viu e ao diretor do museu, Douglas Fasolato... Entre os convidados, Juju e Pierre Merigoux, que se dividem entre as casas de Paris, Masseret, na França, a da Urca, no Rio, e a de Juiz de Fora. Ele era da Unesco, enquanto ela é doutora pela Sorbonne. Juju, que também é formada em direito, reencontrou um amigo de faculdade, Maurício Campos Bastos, com Cléa, que moram em Brasília. Eles são pais do ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos, do TST, e do ex-ministro do TSE Carlos Eduardo Caputo Bastos…
No mais, enquanto saboreava os canapés deliciosos da Fátima Buffet (mineiro sabe cozinhar), no coquetel que se seguiu à solenidade, no Hotel Constantino, e enquanto admirava os arranjos brancos de lírios de São José e rosas, do Toninho Aleixo (mineiro sabe decorar), ouvi de Angela Gutierrez, mineira internacional, o comentário: “A alta sociedade de Juiz de fora poderia ser alta sociedade em qualquer lugar do mundo”. E é mesmo. Eles são elegantes, cultos atualizados. E principalmente: são discretos. Confiram só nas fotos…
Fotos de Thiago Pinto Soares, por gentileza do colunista Eduardo Gomes…
Daniele Siqueira
Angela Gutierrez
Elimar Jacob Salzer Rodrigues
Flávia Falci Reis Loures
Elizabeth Neves Netto
Sarah Lucas Passos de Souza
Márcia Vaz
Edna Germano e Cleusa Cavalcante França
Bruno e Daniele Siqueira
Wilsinho Jabour, Luiz Cézar Falabella e Francis Bogossian
Hilde entre Daniele e o vereador Bruno Siqueira (PMDB), deputado eleito e atual presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, autor da proposição do título
Zuleika Mendes, Maria Jabour e Onila Falabella
Elimar e Antenor Salzer Rodrigues
Angela Bechara e o colunista Eduardo Gomes
O colunista Eduardo Gomes entrevista Angela Gutierrez
o vice-prefeito, Eduardo de Freitas, e Angela Gutierrez
Francis Bogossian, Hilde, o presidente da Cemig, Djalma Morais, Angela Gutierrez e o vereador Flávio Cheker (PT)
Mostrando o título, toda orgulhosa
Pierre e Juju Merigoux, Elizabeth Neves Netto, Maria Lúcia Abzaid e o filho Waltinho
Omar Peres, Verônica e Potiguar Castro
Kátia Lopes Pinto, Eduardo Brigolini
Douglas Fasolato
Maria Campos Pires
Ana Carolina Fasolato
Ana Paula e o vereador José Sóter de Figueirôa (PMDB)
Jornalista Cesar Romero
Plenário do Palácio Barbosa Lima, reunindo os vereadores José Tarcísio Furtado, Tico-Tico, José Sóter de Figueiroa Neto, Isauro Calais, o provedor da Santa Casa, Renato Villela Loures, Omar Peres, Djlama Morais, o vice-prefeito Eduardo de Freitas, o presidente da Câmara, Bruno Siqueira, a homemageada, Hildegard Angel Bogossian, Angela Gutierrez, Francis Bogossian, Douglas Fasolato e o apresentador, Marcelo Moysés