Na Casa Julieta de Serpa, a noite de premiação da Associação Cultural da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
O presidente da Associação, professor Carlos Alberto Serpa, recebeu para coquetel e cerimônia de entrega do Prêmio São Sebastião de Cultura a personalidades que contribuíram de forma expressiva para a cultura, respeitados os critérios da Igreja e da fé cristã.
Dom Orani Tempesta justificou gentilmente sua ausência a todos os homenageados.
Os premiados:
O primeiro troféu São Sebastião da Cultura – uma escultura de metal envernizado do artista Ziraldo – foi entregue ao Instituto Zuzu de Moda pelos seus 20 anos de atuação pioneira e entregue a esta colunista, sua presidente. Eu, naturalmente, me emocionei, como é de costume, e chorei, como é de praxe. Falei breves palavras de agradecimento, lembrando as dificuldades que uma ação pioneira sempre enfrenta. Porém, há as alegrias da superação, como aquela que naquele momento estava vivenciando.
E lembrei de minha mãe, Zuzu, tão guerreira, ancorando-se em sua fé católica, de tal modo devotada, que jamais se esquecia das orações diárias.
E agradeci por receber o troféu das mãos de amigo especial como é Carlos Alberto Serpa, o grande mecenas do Estado do Rio de Janeiro.
Frederico Reder recebeu o Prêmio Ação Cultural por presentear a cidade com o Teatro Net Tereza Rachel, empreendimento dele. Belo presente cultural.
Monsenhor Sergio Costa Couto representou a Igreja Católica, recebendo pelo Papa Francisco o Prêmio Divulgação da Fé, concedido a ele, que será enviao ao Vaticano.
A atriz Eva Wilma, em seus 60 anos de carreira gloriosa, mereceu o prestigiado Prêmio Guilherme Arinos.
O ator Mateus Solano ganhou o Prêmio Artes Cênicas, pelo conjunto de trabalhos realizados, mas não pôde recebê-lo pessoalmente, pois está em reta final de gravações.
Coube a Carol Murta Ribeiro, a grande concertista, o Prêmio de Música, por suas apresentações no exterior em 2013, com aclamação da crítica internacional.
Gerson Camarotti, repórter da TV Globo que marcou um golaço com a entrevista do Papa Francisco durante sua visita ao Rio, levou o Prêmio Comunicação Pessoa Física.
Camarotti saiu com dois troféus: tinha em mão também o Prêmio Comunicação Pessoa Jurídica, dado ao canal Globo News. Ele representou o editor chefe Carlos Jardim
O arquiteto dos teatros, José Dias, conquistou o Prêmio Audiovisual
Prêmio Esporte para Arthur Zanetti.
Prêmio Projeto Especial para o Museu de Arte do Rio-MAR, entregue a seu diretor financeiro, Luiz Guimarães. Será este um indício de que o MAR dá lucro?
A Homenagem Póstuma foi para o saudoso Luiz Paulo Horta, ali representado e lembrado por vários amigos presentes, inclusive Suely Vasconcellos, liderança católica da Arquidiocese do Rio de Janeiro a quem coube receber a escultura. Entre outros amigos dele na premiação, a ex-cunhada, Ignez da Costa e Silva, e vários confrades de academias, agremiações e conselhos culturais aos quais ele pertenceu e que ali estavam para lembrá-lo. Foi uma bela homenagem ao grande jornalista, homem sensível das letras, do mundo da música e da fé.
Carlos Alberto Serpa cuprimenta a premiada, Eva Wilma
Eva Wilma, a grande atriz do Prêmio São Sebastião da Cultura, com a colunista fazendo sinal para a Aldinha Batista, que batia a foto
Eva Wilma recebe a escultura-troféu do artista Ziraldo da escritora imortal da ABL, Nélida Piñon
Embaixador Marcio Dias e Sonia Romano
Gisella Amaral
Nélida Piñon e Emilio Kalil, diretor da Fundação Cidade das Artes
Maria José e Ronaldo Cavalheiro com José Carlos e Carol Murta Ribeiro
Maria José Cavalheiro entrega prêmio a Carol Murta Ribeiro na categoria Música
Representando o Papa Francisco, o padre Sergio Couto recebeu o prêmio de Sergio Pereira na categoria Divulgação da Fé
Com o Prêmio São Sebastião de Cultura conferido ao Instituto Zuzu Angel pelos seus 20 anos de atuação na moda brasileira (e a “fotógrafa” Aldinha Batista refletida no espelho, confiram)
Danielle Briggs e Alda Soares
Leni Pinheiro recebe de Daniel Homem de Carvalho o prêmio na categoria Promoção Social
Ruth Niskier, Lucy Barreto, Arnaldo Niskier, Nélida Piñon e o cineasta Luiz Carlos Barreto
Gerson Camarotti recebe prêmio do imortal Arnaldo Niskier na categoria Comunicação Pessoa Física
Frederico Reder, diretor do Teatro Net Tereza Rachel, recebe de Célia Fortes o prêmio Ação Cultural
O presidente da Academia Nacional de Medicina, Pietro Novelino, e Maria Rita Novellino
Suely Vasconcellos, do Conselho Cultural da Arquidiocese, e Helio Portocarrero
Fotos de Marcelo Borgongino e Verônica Pontes