No MAM, um coquetel marcou a abertura da mostra Flavio Carvalho Desveste a Moda Brasileira da Cabeça aos Pés, que apresenta textos do escritor, desenhista, arquiteto paulista e ícone da moda contemporânea, além de imagens de 31 fotógrafos brasileiros inspirados na moda em diferentes décadas…
Essa ponte entre o texto e as imagens é construída em partes divididas por setores, como o escritor dividia seus conceitos. Cabeça, joias, pescoço, pernas, cabelo, pele, e as fotos ilustram esses pensamentos…
O realizador da exposição, Ricardo Feldman, também editor da revista S/N, parecia muito feliz, exultante mesmo, com o resultado final da ambientação da exposição. Além disso, ele ficou encantado com a conversa inteligente mantida com as embaixatrizes Glorinha Paranaguá e Michele Corrêa da Costa. E quem as conhece sabe que isso não é novidade alguma…
Viviane Soares Sampaio chegou direto do aeroporto para a expo, e carregava sua valise com graça e elegância. Cristina Borges, entusiasmada com o sucesso do filme de seu marido, Flavio Tambellini, Malu de Bicicleta, com Marcelo Serrado em um dos melhores papeis de sua carreira. O fotógrafo carioca Murilo Meirelles era dos mais elogiados da exposição, com seus trabalhos…
E para vocês, aqui, um texto de Flavio Carvalho que bem ilustra a atualidade de seu pensamento sobre a moda: “Uma vez conquistado pela mulher o traje do movimento, a calça, entramos numa idade púbere, tendo o traje do sexo mais fraco como traje dominante. Efetivamente, caminhamos dia a dia, lentamente, para o domínio da mulher, e a calça será em futuro próximo o traje do futuro sexo fraco, o homem”. Muito bom para refletir…
A curadoria é de Mariana Lanari e a produção de Teca Pasqua…
Fotos de Sebastião Marinho
Viviane Soares Sampaio, Cristina Borges e Luciana Conde
Claudio Gomes
Teca Pasqua e Mariana Lanari
Antonia Leite Barbosa
Michele Corrêa da Costa e Glorinha Paranaguá
Priscila Borgonovi
Lalá Guimarães