O empresário brasileiro nascido na Polônia e radicado em Portugal, André Jordan, depois de receber um Doutorado Honorário, em Business Management, do Instituto Universitário de Lisboa, agora recebeu outro, e isso em menos de um mês!…
Ontem, em cerimônia realizada no Campus da Universidade do Algarve, Jordan foi laureado com o Doutoramento Honoris Causa, pelo reitor professor João Guerreiro, tendo como padrinho o ex-Presidente da República, Jorge Sampaio…
No mesmo ato, também foi laureado com um Doutoramento Honoris Causa o Secretário-Geral da Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas, Taleb Rifai…
As homenagens sucessivas a André Jordan, no mais elevado âmbito da academia, em Portugal, demonstram o grau de admiração e reconhecimento que ele conquistou com seu trabalho pioneiro, com o complexo empreendimento imobiliário de lazer e principalmente golf, a Quinta do Lago, que tornou o Algarve um dos principais pontos de atração turística na Europa, e agora está fazendo o mesmo pela cidade de Sintra, perto de Lisboa, onde ele implantou seu empreendimento Belas…
André, o Andrézinho, como Vinicius de Moraes costumava chamá-lo, é realmente sabidíssimo. Nos anos 70, foi o primeiro a perceber o potencial turístico internacional da Bahia, idealizando um projeto pioneiro de empreendimento em Arembepe, que, se tivesse deslanchado naquela época, como deveria, teria antecipado em três décadas o sucesso que hoje a Bahia faz com o turismo estrangeiro de alto nível…
Cabe, é claro, ressaltar, que esse tipo de honraria honoris causa, quando é prestada, em universidades de tamanha expressão, costuma se restringir a chefes de Estado ou afins. Vide Itamar, FHC e Lula…
André Jordan recebe o cumprimento do ex-presidente Jorge Sampaio
Professor Jafar Jafari (padrinho de Taleb Rifai), Taleb Rifai, professor João Guerreiro (reitor da Universidade), André Jordan e o ex-presidente Jorge Sampaio
André Jordan e o reitor João Guerreiro
Na semana passada, estive com André em Lisboa, e lamentei não poder ficar mais dias em Portugal para comparecer a essa homenagem. Afinal, o Fashion Business e o Fashion Rio me chamavam…
Mas eis abaixo os registros que fiz da visita…
E aqui está nosso André Jordan, fotografado por mim semana passada, no seu apartamento, um andar inteiro num palácio lisboeta, em frente ao Museu de Arte Antiga, na Rua das Janelas Verdes…
A casa de André reflete seu extraordinário bom gosto e o aspecto do colecionador de arte, com trabalhos de novos e de consagrados. Observador da vida e do mundo à sua volta, André foi convidado pela Editora Leya para relançar seu livro de memórias Um Rio que passou em minha vida, lançado aqui há três ou quatro anos, em que ele conta episódios de quando morou no Rio de Janeiro, a juventude, as experiências, as amizades, tudo sob seu olhar bem humorado e crítico de sofisticado homme du monde…
Fela Jordan, a mãe de André, primeira mulher de Henryk Spitzman Jordan, domina uma das paredes do palácio lisboeta
Depois dos drinks em casa de André Jordan, fomos almoçar no novíssimo restaurante Darwin’s Cafe, no recém-inaugurado Centro de Investigação do Conhecimento da Fundação Antonio Champalimaud, milionário que, com a sua morte, destinou 800 milhões de dólares para a criação de uma entidade de pesquisa científica de ponta no campo das ciências médicas. Sobretudo, câncer, Parkinson e cegueira, mal de que ele sofreu nos anos finais de sua vida. O Centro, um complexo espetacular, fica em Lisboa, nas Docas, na Av. de Brasília, próximo à Torre de Belém, e deve ser visitado…
Fiquei encantada com o restaurante da Fundação Antonio Champalimaud. É simplesmente belíssimo, dos mais bonitos que vi recentemente. Com um pé direito extraordinário, uma das paredes simula a biblioteca do cientista que desenvolveu a teoria da evolução das espécies. A outra parede é tomada por borboletas e peixes, como se estivessem numa página de um livro de história natural. As borboletas e os peixes também são vistos no interior dos lustres circulares que pendem do teto. Os bancos curvos estofados, para dois, em volta das mesas redondas, são outra grande sacada. Permitem que todos se levantem e deixem a mesa com facilidade, sem incomodar os demais comensais, e são confortáveis. Tudo muito elegante, bonito, bem servido, e a cozinha é realmente saborosa. Todos à mesa conosco elogiaram. Perguntem só à Elsa Gardenghi e à embaixatriz decoradora Malu Futcher Pereira, vistas nesta foto acima… tirada por mim!…