Que tal refinar a sensibilidade estética da criançada, que recebe goela abaixo esses bonecos horrorosos, padrão Fofão, fofinhos e fofoletes, consome Bozos e Barbies, embalados em histórias sem graça e conteúdo, sem lhes sobrar espaço para um encantamento refinado, na composição de cores, na possibilidade de texturas, nas expressões fisionômicas, na transmissão de ideias e sentimentos?
Pois, respeitável público leitor, mamães e papais, o Rio de Janeiro está recebendo, mais especificamente, a Caixa Cultural, “As marionetes de Jirí Trnka”, um artista tcheco consagrado no Leste Europeu e em toda Europa, pelo lirismo e a beleza de seu trabalho com teatro de marionetes. Será do dia 16 a 28 de maio. Para atrair público, estão chamando o mestre Trnka de “O Walt Disney do Leste Europeu”, mas ele é vinho de outra pipa. Menos Pateta, mais Trnka!
Seus bonecos têm um semblante real, que transmite, ora nostalgia, ora sofrimento, ora felicidade, ora esperança, num clima onírico que só ele sabe construir. A mostra consistirá em debates com professores de cinema de animação e na exibição de seis longas-metragens e 15 curtas de animação, inspirados nos contos de fadas, lendas medievais e acontecimentos históricos do tempo do artista tcheco.
Um programão com um precinhozinho: R$ 4 a inteira. Todos os filmes têm classificação livre.
Programação:
https://www.facebook.com/CaixaCulturalRioDeJaneiro
Marionetes em cena de “Sonho de uma noite de verão”
O artista ficou famoso pelo aspecto onírico de seus trabalhos
Seus bonecos eram expressivos e intensos
O mestre tcheco Jirí Trnka em seu ambiente de trabalho construindo o cenário de um filme de animação com seus bonecos
Meu netinho vai adorar e a vovó, também.