VOCÊ SABE O QUE É A SAF?

De 18 a 21 de Setembro vai haver no Rio de Janeiro uma reunião médica e científica mundial sobre a SAF, que vem a ser a Síndrome do Anticorpo Antifosfolipídeo, reconhecida nos anos 80 em pacientes com lúpus e, logo em seguida, também de forma isolada.
Trata-se do 14º Congresso Internacional de Anticorpos Antifosfolipídeos, que, juntamente com o 4º Congresso Latino Americano de Auto-imunidade, acontecerá no Sofitel, na Avenida Atlântica.
A SAF é um dos grandes temores dos tempos modernos. Hoje em dia, ela é reconhecida como causa importante de abortos recorrentes, acidentes vasculares encefálicos (AVC) e tromboses venosas profundas em pessoas jovens sem outros fatores de risco conhecidos para trombose.
Assim como o lúpus, a artrite reumatóide e a esclerose múltipla, a SAF é uma doença autoimune. Assim que seu diagnóstico é confirmado, deve ser instaurado por toda a vida um tratamento com anticoagulantes, com o intuito de prevenir novos eventos trombóticos que podem ser fatais ou deixar sequelas irreversíveis.
Pela primeira vez a América Latina sediará o congresso mundial sobre SAF, que  acontece a cada três anos, e desta vez com o reforço de ser simultâneo ao 4º Congresso Latino Americano de Auto-imunidade.
Mais de 300 trabalhos científicos serão apresentados e o curso de revisão de imunologia será ministrado pelo professor Abul Abbas, nome ilustre da Universidade da Califórnia, em São Francisco (UCSF).
Será uma oportunidade única de aprendizado e atualização sobre autoimunidade, pois, contando com o patrocínio, dentre outros, da Capes e da Faperj, o Congresso trará cerca de 80 palestrantes convidados estrangeiros de diversas áreas da medicina,  apresentando os dados mais recentes sobre mecanismo, diagnóstico e tratamento da SAF e outras doenças autoimunes.
Presidido pelo professor da Uerj, dr. Roger A Levy, o Congresso, que deverá significar um marco na atualização do conhecimento e do tratamento da SAF na América Latina, conta com o apoio da Sociedade de Reumatologia do Rio de Janeiro.
Quem quiser saber mais, acesse o site: www.kenes.com/APLA-LACA
Ótima notícia para quem trata a SAF, e excelente para quem é portador da SAF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.