Uma tarde no Paço Imperial…

Tenho ido passar, sempre que posso, uma tarde no Paço Imperial, nos ambientes da Ocupação Zuzu. É uma hora da saudade, uma volta no tempo. Meu cantinho preferido é a reprodução do ateliê de costura, com aquela sonoplastia, ruídos de tesoura picotando o tecido, de peças de fazenda sendo jogadas sobre a mesa de corte e sendo desdobradas, e os motores das várias máquinas de costura funcionando simultaneamente.

Fecho os olhos e me vejo menina. Lembro-me adolescente, saia plissada de tergal de colégio cheia de fiapos do ateliê, perambulando pra lá e pra cá naquele ambiente de trabalho, remexendo panos, catando e espetando alfinetes nas almofadinhas vermelhas em formato de tomate, que, para mim, eram a abóbora da Cinderela. E lembro das grandes e pesadas tesouras de ferro, dos moldes de papel, dos lápis de giz, lembranças…

E as conversas das costureiras eram sempre a melhor parte.

Como era divertido!

Fico ali sentadinha, no ateliê de mentirinha do Paço, vendo visitantes passarem, alguns surpresos, outros emocionados. Muitos, curiosos.

Uns dizem que já fizeram várias visitas. Outros me cumprimentam com entusiasmo. Só manifestações positivas. Boas emoções desta temporada carioca da Ocupação Zuzu. Momento muito bom da vida, que gostaria de poder compartilhar com o Saron, a Valeria Toloi, o Valdy Lopes Jr, o Claudiney Ferreira, a Karla Girotto, a Jahitza, a Tati, a Tayná, a Cathy, enfim, com toda a equipe do parceiro Itaú Cultural, que está lá em São Paulo, e foi fundamental na realização desse trabalho.

Quinta-feira foi uma dessas tardes de Paço. Logo no início, fui visitada em meu cantinho da costura pela presidente da   Abime – Associação Brasileira de Imprensa de Midia Eletrônica, Loreci Duque Estrada, e sua linda filha, Kelly Duque Estrada, que vive na Holanda, e está de passagem pelo Rio. Conversamos e falamos de moda e do prêmio de homenagem às mulheres, que a Abime vai promover dia 19 no Iate Clube.

Em seguida, chegaram Sylvia Jane Crivella, mulher do senador candidato ao governo do Rio, Marcelo Crivella, com as amigas Eliane Ovalle e Roberta Gripp. Sylvia se comoveu. Impressionou-se com a coragem de minha mãe e a carga de espiritualidade nos textos escritos pelo meu irmão, expostos em uma das salas. Sobretudo porque ela sabia que meu avô paterno, americano, era ministro da igreja episcopal.

Sylvia foi muito amável e afetuosa. Antes de partir, convidou-me para ir ao lançamento de seu livro, “O desafio de criar os filhos,”, dia 23, na Travessa do BarraShooping, às 19 horas.

E ainda recebi, naquela mesma tarde, a visita de 30 companheiras e um companheiro da minha turma da hidroginástica da Aqua Saúde, liderados pela professora Monica. Contrataram uma van, se vestiram lindas e chiques e foram conhecer a vida e a moda de Zuzu. São uns amores! Fiz uma visita guiada especial, com um relato a cada vitrine, como se fosse a nossa vida de família legendada. Elas gostaram. Se emocionaram. Eu me emocionei. E no final elas me aplaudiram! Umas gracinhas.

Depois, desceram para conhecer a mostra do Oscar Niemeyer, que amaram, e nos encontramos todos, por fim, na casa de chá do Paço, onde pedimos quirches, tortas, sucos, café. Foi uma tarde e tanto!

IMG_9461KELLY DUQUE ESTRADA (1)Kelly Duque Estrada visitou a Ocupação Zuzu na quinta-feira e posou junto à coleção de bonecas de pano “Zuleikinhas”, feitas com retalhos de tecidos criados por Zuzu

IMG_9468 KELLY DUQUE ESTRADA

Kelly Duque Estrada ao lado do painel de Antonio Guerreiro com ensaio de Zuzu Angel

IMG_9480 GRUPO DE SENHORAS E HILDE

O grupo da hidroginástica da Aqua Saúde

IMG_9483 GRUPO DE SENHORAS E HILDE

Eram 30 no grupo da hidro da Aqua Saúde, que foram visitar a Ocupação Zuzu

_MG_9367SYLVIA JANE CRIVELLA

Sylvia Jane Crivella diante da vitrine com vestidos criados por mamãe para Joan Crawford e Bibi Ferreira

_MG_9393 HILDE E SYLVVIA JANE CRIVELLA

Mostrando para Sylvia Crivella fotos históricas de Zuzu Angel na sala que reproduz o ateliê de costura

_MG_9402 HILDE E ALUNOS

Visitantes deixam recados com suas impressões e seus desenhos em retalhos, que são presos por ímãs na parede do ateliê de costura, é muito emocionante ler todas as mensagens. Na foto estamos, Roberta Gripp, Sylvia Crivella, Eliane Ovalle e eu, com dois jovens visitantes.

IMG_9438 SYLVIA JANE CRIVELLA

Sylvia Jane Crivella escreveu uma carta enaltecendo o mérito da futura Casa Zuzu Angel de Memória da Moda do Brasil: “É muito mais do que um resgate histórico. É um memorial de valores e ideais que jamais podemos esquecer. Obrigada, querida amiga e guerreira Hilde. Deus te abençoe, te fortaleça e te inspire cada vez mais”.

Fiquei muito feliz pelo carinho das palavras e da visita de Sylvia à Ocupação Zuzu no Paço Imperial, diariamente (à exceção das segundas-feiras), de meio dia às 18 horas, entrada franca. Em cartaz até dia 2 de novembro.

Fotos de Sebastião Marinho

4 ideias sobre “Uma tarde no Paço Imperial…

  1. Meu marido e eu visitamos a expo em 13.9. Amamos, bem como a expo do Niemayer. Viemos de SP para o Art Rio.
    Pena que vc nao estava ai, para nos receber, rsrsrs. Next time!
    Regards, Aurelia

  2. Hilde querida hoje estive na companhia da minha irmã Emília e de uma amiga visitando a Ocupação Zuzu Angel…linda e com detalhes emocionantes. Parabéns!
    Beijos nossos.
    10.09.2014

  3. Querida Hilde,
    Eu é q agradeço pelo carinho com q fui recebida! Foi uma tarde memorável, onde vi literalmente alguém tirar da fraqueza força!
    Deus te abençoe mais!
    Bj!

  4. Tia Hilde, boa tarde!
    Realmente o que mais gostei da exposição da Zuzu foi a remontagem do seu atelier. Com as etiquetas, agendas, moldes, fichas tudo que compunha aquele importante ambiente de trabalho ali presente.

    Fiquei deveras emocionado com esse módulo – que retrata o dia a dia de uma brava estilista!

    Bjs e saudades,

    Jota Mape

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *