UMA MULHER ENTRA NO PÁREO PARA O GOVERNO DO RIO

Em pesquisa divulgada esta semana, a deputada federal Jandira Feghali aparece em 4º lugar, poucos pontos atrás de Crivella, Lindbergh e Garotinho. Não é pouca coisa, considerando que, no Estado do Rio de Janeiro, dos 11,89 milhões de eleitores, 6,35 milhões são… mulheres!

Caso a pesquisa anime Jandira a colocar seu bloco na rua e concorrer, a deputada, que também preside a Comissão de Cultura da Câmara, precisará costurar ideias bem criativas, pois as mulheres, sabemos, costumam ser bastante exigentes.

Na próxima sexta-feira, seu partido, o PCdoB, fará aqui, no Centro da cidade, no Hotel Windsor Guanabara, das 9 da manhã à uma da tarde, o seminário Rio de Ideias, visando alinhar propostas da esquerda pela pré-candidatura da deputada Feghali, num debate que envolverá vários segmentos da sociedade.

A saber: professores, estudantes, pesquisadores, jornalistas e representantes de movimentos sociais diversos. Lideranças femininas também, naturalmente.

jandiraJandira também quer entrar no páreo

21 ideias sobre “UMA MULHER ENTRA NO PÁREO PARA O GOVERNO DO RIO

  1. Sou gaúcho, já morei no Rio e hoje vivo em Salvador. Faz tempos que conheço a atuação da Jandira Feghali. Torço para para que sua candidatura tenha sucesso e que o povo do Rio de Janeiro possa eleger uma mulher como ela. Seria algo extraordinário este estado, um dos mais amados do pais, romper com os governos conservadores que tem tido nas ultimas décadas, após Brizola.

  2. Cara Tatiana, não há capitalismo sem miseria. O Baluarte do capitalismo, o EUA, entre os países ricos, é o que tem mais pobres, mais miseráveis, tem o maior indice de concentração de rendas, menor assistência de saúde, de educação, etc. Um país que é rico pela sua condição de Império, pratica o genocídio pelo mundo afora, impoe, bloqueios economicos levando países como Cuba à miséria, invadem aqueles que não se alinha a ele (só quando tem riquezas ou uma posição geo-política estratégica).
    Não confunda esse capitalismo que vc adora com os países nordicos.

  3. Me agrada muito a possibilidade d Jandira ser candidata,porem me apavora a possibilidade do retorno de Garotinho,por isso acho nescessário,que se unam forças entorno de quem realmente tenha condição de vence-lo.

  4. acho que a jandira tem todo o direito e o pc do b tem bastante respaldo no rio de janeiro que é um dos estados mais abertos ao diálogo multilateral que conheço – sou mineiro, não voto no rio mas acho uma boa idéia o pc do b entrar na disputa – quanto mais opções para o eleitorado carioca, melhor – o carioca é alegre, extrovertido, brincalhão mas tb trabalhador e saberá escolher o melhor candidato na hora certa – sempre esteve a frente na politica brasileira – parabens ao rio de janeiro por ter esta outra alternativa com jandira.

  5. Se ela vai ser boa ou não só sendo eleita pra descobrirmos. Falam tanto de democracia isso, isso e aquilo. Na verdade vivemos há tempos em ditadura. Quem sabe uma ditadura para os pobres não torna um pouco mais horizontal do que vertical.

  6. Senhora Tatiana Cohen, peço justiça com Cuba! só miséria e prostituição? e o bloqueio de quase sessenta anos? a Escuela de Medicina Latinoamericana de Cuba, formou 20.000 médicos de vários países do terceiro mundo, de graça! peço justiça, com um outro olhar!

    • Eu me sinto extremamente SEM PACIÊNCIA quando vejo ou leio algum comentário de “pessoas acéfalas” que desdenham de Cuba, ou se referem ao ideário socialista de maneira hostil!!!`Está mais do que na cara de todos que o CAPITALISMO não está dando certo, é só violência, violência, violência!!!!! Vamos acreditar que o socialismo seja SIM uma possibilidade REAL.
      Super concordo contigo, Ivanovitch.

  7. Como dizia nossa amiga colunista, as mulheres são muito exigentes, e algumas delas conscientemente também reproduzem os discursos ideologizados do mundo midiático, que como sabermos não é socialista ou humanizador, é capitalista… torço para que infelizes palavras torne-se motivos para seguires firme nessa luta, que diferente das demais candidaturas, não é fruto de vontade particular, como todas as candidaturas lançadas pelo PC do B, são expressão do coletivo partidário em sintonia com sua base social, os movimentos sociais e populares!

  8. Desculpe, Lênin traiu Trotski??????
    Trotski durante a revolução de outubro se encontrava nos EUA fazendo pontas no cinema! Era um menchevique tentando manter benesses do Tzarizmo no pós revolução.
    Quanto a Marx, seu ideário continua tão atual quanto do tempo que foi escrito, qualquer economista que se preze vai cita-lo como fonte atemporal para explicações do sistema capitalista e suas ramificações.

  9. Como gostaria de morar no Rio, pois apenas não votaria na Deputada Jandira Feghali, mas faria campanha para ela.
    Os cariocas merecem um governo melhor do que os que têm tido. Já elegeram o Brizola que, na minha opinião, foi o último bom governo que o Rio teve. Já está na hora dos cariocas ousarem, e votarem na Deputada Jandira para ser sua governadora.

  10. Jandira e a candidata que tem a cara do povo do Estado do Rio!!! Tem propostas e idéias que tem liga com a , a ousadia e a coragem, característica peculiar de nossa gente.

  11. Como eleitora quero deixar aqui que já votei na Jandira e nunca me arrependi,as vezes deixamos escapar pessoas boas que realmente querem mudanças para votar em um imperialismo que só enxerga o próprio umbigo. Hoje sinto vergonha em ver o nosso pais afundado em corrupção, esses dias postei uma foto no face de três políticos corruptos de um pais, que foram condenados a morte pelo tal ato,enquanto no Brasil o corrupto se aposenta por invalides, é tratado como um coitadinho, coitado de nós que somos surrupiados por esses ladrões de colarinho branco que sabem que nunca serão punidos por leis criada por eles.as vezes chego a comentar entre meus amigos, o quanto as coisas mudaram para pior, se fossemos democratas, mais que tivéssemos uma lei de tolerância zero, estaríamos bem, mais vejo um pais desgovernado onde pouco são donos e muitos ainda permanecem na escravidão, que liberdade temos, se 5 meses de nosso trabalho são para pagar impostos para um governo, que não devolve nenhum beneficio para o povo.No dia 5 de Agosto eu cheguei a pensar que nós iriamos mudar o modo desses governantes agirem com o povo, mais me enganei, o gigante que acordara voltou a dormir,espero que em 2014 o povo mostre nas urnas o que realmente eles querem,as vezes falamos de comunismo,ditadura e socialismo, mais esquecemos de colocar na balança tudo que o povo vem perdendo de forma brutal com políticos sem caráter e sem pudor.Essa é a minha opinião nunca fui a cuba ou em qualquer lugar que seja comunista, mais tenho certeza que muitos deles não tem tanta corrução com no meu pais chamado Brasil.

  12. Espero que o/a carioca saiba escolher bem os/as político(a)s que os/as representará. Julgo Jandira Feghali ser uma candidata séria e com propostas de políticas públicas densas, voltadas para o povo como um todo. Votaria nela com certeza.

  13. Que Deus conceda bom senso a nosso povo e possa eleger gente compromissada e de bem. Votarei em Jandira com certeza!

  14. Como Assistente Social e Advogada, que vem lutando pela efetivação dos direitos de cidadania para qualquer pessoa, seja pobre ou rica ,vou batalhar pela vitória da grande guerreira Jandira Feghali. Porque é inteligente, conhecedora de todas questões sociais do RJ e é corajosa para enfrentar qualquer doente moral que por ventura venha tentar denegrir a sua imagem e derrubar o seu plano de governo. O fato de ela ser favorável aos modos de produção socialista e comunista, é sinal que tem fraternidade e respeito pelo outro ser como sujeito de direitos e dever. Outrossim, ela sabe que nenhum País do Mundo fez transição para o Comunismo, a China por exemplo; está ainda em transição. Lamentavelmente, os países que fizeram mudança para o socialismo vêm encontrando barreiras para seguir os princípios do referido modo de produção devido à ganância e o egoísmo de representantes do imperialismo. Ressaltando-se que eu também estive em Cuba, em 1998 e percorri vários territórios, tanta em Havana Velha como na Nova, e não vi miséria, e sim, pobreza, como temos em vários Países considerados de primeira potência econômica e social.

  15. Depois dessa entrega vergonhosa do campo de Libra do pré-sal, para empresas estrangeiras pela ANP, liderada por integrantes do PCdoB, acho que a Jandira não tem a menor chance. O petróleo do pré-sal é uma das maiores riquezas do Rio de Janeiro e nas mãos da Petrobrás em parceria com as empresas nacionais seria fator decisivo para o desenvolvimento econômico e social do nosso estado. Entregar 60% dessa riqueza para empresa estrangeira e crime!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *