SERGIO FONTA, NOVO IMORTAL DAS ARTES, TEM FÔLEGO DE SETE GATOS

Hoje, na Sala Pedro Calmon do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, o ator e escritor Sergio Fonta toma posse na Academia Brasileira de Arte, ocupando a cadeira de número 40 em sucessão a Jonas de Morais Correia Filho…

Fundada há 70 anos, a Academia Brasileira de Arte cultua vários segmentos da arte, como a literatura, a música, a arquitetura e o teatro. Dela já fizeram parte Oscar Niemeyer, Villa-Lobos, Manuel Bandeira e Alceu Amoroso Lima. No teatro, Joracy Camargo, Raymundo Magalhães Jr., Paschoal Carlos Magno e, atualmente, Sábato Magaldi…

Sergio Fonta, que assume a cadeira 40, teve esgotado seu livro Um salto para dentro da luz, lançado pela Editora Imprensa Oficial, obra indicada ano passado para o Prêmio APTR, Categoria Especial.

Em 2012, Sergio lançou, pela Funarte, o livro O esplendor da comédia e o esboço das ideias, sobre a dramaturgia brasileira dos anos 1910 a 1930. No início deste mês, o ator-escritor foi homenageado pelo Pen Clube do Brasil na série Encontro com o Escritor, com casa lotada e participação dos atores Jacqueline Laurence e Deo Garcês, que leram uma cena de uma de suas peças, Fragmentos claros de um folhetim negro, sobre Lima Barreto…

Como ator, Sergio Fonta participou, no ano passado, do remake de Gabriela, na TV, e, recentemente, estreou, no Teatro Municipal de Niterói, numa parceria do Conselho Regional de Administração com o Instituto Chiquinha Gonzaga, O mercador de Veneza, de Shakespeare.

O espetáculo viajará pelo Estado do Rio e fará uma apresentação única no Vivo Rio.

Em julho, Sergio começa a dirigir o espetáculo São 100 Vinicius, para a atriz Maria Pompeu.

Em outubro, presidirá o júri da 10ª Fita-Festa Internacional do Teatro de Angra dos Reis.

Movimentada a agenda do novo imortal das artes…

Sergio FontaSergio Fonta

2 ideias sobre “SERGIO FONTA, NOVO IMORTAL DAS ARTES, TEM FÔLEGO DE SETE GATOS

  1. Meu caro Sergio Fonta, que alegria te reencontrar aqui, junto à Hilde! De Friburgo te envio o carinho e a admiração por tantas conquistas. De certo, Tonico, nosso personagem na original Selva de Pedra e no remake, da saudosa Janete Clair, ilumina nossos caminhos. E que Hilde continue a nos abençoar. Beijos. David Massena

  2. Sergio Fonta e um dos meus idolos.Esta na Radio Roquete Pinto com seu programa sobre teatro,nas Academias,na Tv e alem disso interpreta o meu pai em “O mercador de Veneza”.Parabens!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *