Resumo de tendências Fashion Rio + Fashion Business – Inverno 2011

O Fashion Rio e o Fashion Business chegaram ao fim. Ambos satisfeitíssimos com os resultados nas vendas e na frequência. Durante uma semana inteira, vimos diversas marcas e estilistas apresentarem suas propostas para o outono/inverno 2011. Sabemos que a São Paulo Fashion Week ainda vai rolar, mas já dá para tirar algumas conclusões de como será a próxima estação. Vamos ver?

Segue abaixo um resumo de tendências que fizemos para vocês…

Étnico e Nômade

A tendência étnica virá forte. Ela aparece, principalmente, em estampas folclóricas, com símbolos que remetem às culturas de outros povos. Essa tendência também se confunde um pouco com a “nômade”, que traz à tona um lado mais rústico e viajante, por meio de peles e tricots

Étnico Resumo de tendências Fashion Rio + Fashion Business   Inverno 2011

Nômade Resumo de tendências Fashion Rio + Fashion Business   Inverno 2011

Couro

O couro pode representar tanto a tendência nômade, quanto um lado mais rock’n’roll, militar ou, até mesmo, romântico. Depende da maneira como o couro é desenvolvido ou usado. Para o inverno 2011, além de ser já habitual em acessórios, ele também aparece em saias, vestidos, shorts, jaquetas e calças…

Couro Resumo de tendências Fashion Rio + Fashion Business   Inverno 2011

Ballet

O ballet é uma tendência mais específica acentuando o aspecto romântico, que promete agradar meninas delicadas. Tons envelhecidos, como rosa nude, malhas, tule, sapatilhas, tudo o que remete ao universo do ballet é revisitado. A New Order, por exemplo, fez a fusão entre o ballet e o militarismo, da leveza com o pesado. Na passarela da marca de acessórios, foram vistas sapatilhas de cetim que pareciam coturnos…

Ballet Resumo de tendências Fashion Rio + Fashion Business   Inverno 2011

70’s

Os anos 70 voltam com tudo. Diversas marcas apresentaram coleções com calças pantalona e bocas-de-sino, vestidos e saias longas, além de muito brilho em paetês e lurex. A marca que mais ressaltou a tendência foi a Totem, com uma coleção inspirada na Soul Music e no movimento Black Power…

70s Resumo de tendências Fashion Rio + Fashion Business   Inverno 2011

Brilho

Várias marcas apresentaram roupas com muito brilho, não necessariamente coleções sobre os anos 70. Mas, se analisarmos de maneira geral, o brilho se encaixa na vibe da década de 70…

Brilho Resumo de tendências Fashion Rio + Fashion Business   Inverno 2011

Minimalismo

O minimalismo pode ser representado por roupas de modelagem clean, sem muito exagero de informações

Minimalismo Resumo de tendências Fashion Rio + Fashion Business   Inverno 2011

Sensualidade

O inverno também traz à tona a sensualidade. Afinal, no Brasil e, principalmente no Rio de Janeiro, temperaturas muito baixas são pouco freqüentes. Por isso, é possível usar roupas de tecidos transparentes como voil de algodão, sedas e organzas, além de fendas e decotes. As rendas também revelam partes do corpo e podem ser consideradas sexy…

Sexy Resumo de tendências Fashion Rio + Fashion Business   Inverno 2011

Renda Resumo de tendências Fashion Rio + Fashion Business   Inverno 2011

Artsy

Roupas com estampas de respingos de tinta ou que parecem ter sido pintadas a mão com pincel e canetinhas remetem a um lado mais artístico

Artsy Resumo de tendências Fashion Rio + Fashion Business   Inverno 2011

Listras

As listras apareceram neste verão e continuam em alta no inverno em cardigans e camisetas. As horizontais, em preto, azul marinho e vermelho com branco, remetem a um estilo mais navy, mas também há espaço para listras verticais e diagonais

Listras Resumo de tendências Fashion Rio + Fashion Business   Inverno 2011

Xadrez

O xadrez nunca sai de moda e, é claro, não poderia faltar no próximo inverno…

Xadrez Resumo de tendências Fashion Rio + Fashion Business   Inverno 2011

Vestidinhos de cintura marcada

Apesar da tendência 70’s, que trará muitas saias e vestidos esvoaçantes de comprimento longo, também há espaço para vestidinhos mais 60’s, ajustados, de cintura marcada…

Vestidinhos Resumo de tendências Fashion Rio + Fashion Business   Inverno 2011

Mix de estampas e tecidos

Outra proposta bacana para o próximo inverno são os mixes de estampas e tecidos, vistos em diversos desfiles… Não tenha medo de ousar ao misturar estampas (veja algumas inspirações abaixo). Obs: As estampas de animal continuam em alta!

Os tecidos também se misturam em uma mesma peça, numa espécie de patchwork, trazendo à roupa diferentes texturas

Mix de Estampas Resumo de tendências Fashion Rio + Fashion Business   Inverno 2011

Mix de Tecidos Resumo de tendências Fashion Rio + Fashion Business   Inverno 2011

Cores

Na cartela de cores, há tanto tons mais neutros, como os já habituais preto, cinza e azul marinho, como, também, branco, off-white, nude, além de camel, caqui e verde militar. Em contraposição, aparecem tons mais vibrantes, como verde limão, coral, vermelho, amarelo mostarda e azul turquesa

Neutros e discretos Resumo de tendências Fashion Rio + Fashion Business   Inverno 2011

Vibrantes Resumo de tendências Fashion Rio + Fashion Business   Inverno 2011

Obs: Um detalhe que percebemos em quase todos os desfiles apresentados e que os fashionistas que circularam pelo Fashion Rio e Fashion Business já aderiram é a calça com a barra dobrada! Anotem aí: essa vai pegar, ou melhor, já está pegando…

Calça com a barra dobrada Resumo de tendências Fashion Rio + Fashion Business   Inverno 2011

Fotos de Sebastião Marinho e Agência Foto Site

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *