Quatro neomarcas com brasilidade, consciência e criatividade

Via Instituto Zuzu Angel

Em uma época em que os costureiros brasileiros buscavam referências, sobretudo, na moda francesa, Zuzu Angel foi a primeira criadora de moda a apostar na brasilidade. Com seu olhar sensível e vanguardista, ela reinterpretou e trouxe para a moda os trajes da baiana, dos cangaceiros, as rendas das toalhinhas nordestinas, a arte naïf, a fauna e a flora do Brasil.

Com o passar dos anos, influenciados direta ou indiretamente por Zuzu, vimos uma série de talentos emergir: Ronaldo Fraga, Isabela Capeto, Isolda e FARM são alguns bons exemplos de brasilidade contemporânea.

E, mais recentemente, quem anda fazendo bonito nesse quesito e conquistando o nosso coração? Listamos pra você quatro neomarcas brasileiras de slow fashion com brasilidade, consciência e criatividade! Olha só!

Catarina Mina A marca cearense tem um trabalho lindo com o crochet, que fica ainda mais belo quando descobrimos a riqueza por de trás de sua produção. A marca trabalha lado a lado de artesãs locais, valorizando sua mão de obra. Os custos de cada etapa da produção são totalmente abertos e justificados em seu site, o que faz com que o consumidor valorize ainda mais o que está comprando.

 

Pano – A carioca Pano tem um conceito simples, mas muito criativo: um pano e mil e uma formas de usar. Pode virar saia, top, canga, turbante… Pode amarrar do jeito que quiser. Essa é a graça da Pano, que em sua cartela traz uma profusão de estampas lindas e tropicais.

 

Insecta Shoes – A Insecta Shoes é, certamente, uma das marcas brasileiras mais legais da atualidade. Partindo do conceito do upcycling, ela reaproveita os tecidos estampados de roupas vintage e os transforma em lindos sapatos novos, o que faz com que seu produto seja limitado e especial. Alguns dos tecidos vêm, também, de garrafas PET recicladas e o solado é de borracha 100% reciclada. A Insecta se declara vegana e, o mais bacana é que ela difunde esse estilo de vida em todas as suas ações, o que a torna uma marca coerente e com uma mensagem bacana, que vai muito além do produto.


Ttrappo – Assim como a Insecta, a Ttrappo também é uma adepta do upcycling. Fundada pelo designer Rafael Joaquim, da Casa Geração Vidigal, a marca transforma peças de brechó e retalhos em peças novas e vibrantes. Os editoriais são uma maravilha! Sempre com a presença de modelos negros, lindos, pra lá de brasileiros.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *