Quando O Globo, o Pravda e o Estadão têm a mesma opinião!

Depois de Luiz Fernando Veríssimo, em sua irretocável crônica de ontem nos jornais O Globo e Estadão, hoje foi a vez de o principal jornal russo, o Pravda, na página em português de seu site, se posicionar a respeito do trabalho da Comissão da Verdade do Brasil, classificando-o de “um passo à frente”. Aqui está o link para vocês:

O Pravda: justiça à memória das vítimas de crimes hediondos da ditadura brasileira

Ah, não leram o que escreveu o Veríssimo? Leiam aqui a transcrição:
(Estadão, O Globo)

Os dois lados

Luiz Fernando Veríssimo

É desonesto não aceitar a diferença entre a violência clandestina de contestação a um regime ilegítimo e a violência que arrasta toda a nação para os porões da tortura

Na reação ao relatório da Comissão da Verdade sobre as vítimas da ditadura, afirma-se que, para ser justo, ele deveria ter incluído o outro lado, o das vítimas da ação armada contra a ditadura. Invoca-se uma simetria que não existe. Nenhum dos mortos de um lado está em sepultura ignorada como tantos mortos do outro lado. Os meios de repressão de um lado eram tão mais fortes do que os meios de resistência do outro que o resultado só poderia ser uma chacina como a que houve no Araguaia, uma estranha batalha que — ao contrário da batalha de Itararé — houve, mas não deixou vestígio ou registro, nem prisioneiros. A contabilidade tétrica que se quer fazer agora — meus mortos contra os teus mortos — é um insulto a todas as vítimas daquele triste período, de ambos os lados.

Mas a principal diferença entre um lado e outro é que os crimes de um lado, justificados ou não, foram de uma sublevação contra o regime, e os crimes do outro lado foram do regime. Foram crimes do Estado brasileiro. Agentes públicos, pagos por mim e por você, torturaram e mataram dentro de prédios públicos pagos por nós. E, enquanto a aberração que levou a tortura e outros excessos da repressão não for reconhecida, tudo o que aconteceu nos porões da ditadura continua a ter a nossa cumplicidade tácita. Não aceitar a diferença entre a violência clandestina de contestação a um regime ilegítimo e a violência que arrasta toda a nação para os porões da tortura é desonesto.

O senador John McCain é um republicano “moderado”, o que, hoje, significa dizer que ainda não sucumbiu à direita maluca do seu partido. Foi o único republicano do Congresso americano a defender a publicação do relatório sobre a tortura praticada pela CIA, que saiu quase ao mesmo tempo do relatório da nossa Comissão da Verdade. McCain, que foi prisioneiro torturado no Vietnã, disse simplesmente que uma nação precisa saber o que é feito em seu nome. O relatório da Comissão da Verdade, como o relatório sobre os métodos até então secretos da CIA, é um informe à nação sobre o que foi feito em seu nome. Há quem aplauda o que foi feito. Há até quem quer que volte a ser feito. São pessoas que não se comovem com os mortos, nem de um lado nem do outro. Paciência.

Enquanto perdurar o silêncio dos militares, perdura a aberração. E você eu não sei, mas eu não quero mais ser cúmplice.

(Nota da Hilde: Não sei se estou cometendo alguma transgressão grave por reproduzir neste espaço o texto, já publicado, do cronista, mas como este blog não tem fins comerciais, acho que ele vai entender que o faço por pura e simples admiração)

11 ideias sobre “Quando O Globo, o Pravda e o Estadão têm a mesma opinião!

  1. Este blog está parado no tempo e no espaço. É uma pena porque quem produz as notas já teve presença razoável na mídia impressa.
    Depois que este espaço passou a apoiar aberta e claramente o PT e os mensaleiros o castelo de areia começou a desabar.
    Lamento pela oposição política, mas a respeito.

  2. Essas ditas roubalheiras dos últimos 12 anos decorrem de um fato. O Brasil está paralisado moralmente em razão da ganância de pelegos que mamam nas tetas do governo.
    O que mais se disser será penduricalho.
    Analisem a vida pregressa de cada um deles.
    Feliz 2015. Se é que é possível porque tem-se o PT no poder. E alguns petistas presos com toda justiça.

  3. Nunca vi tanta roubalheira no Brasil como nos últimos 12 anos. Jamais vi parte da mídia comprada como agora. Exceções existem – O Globo, Folha, Estadão, VEJA, ISTOÉ, ÉPOCA e outras publicações sérias.
    Deixo uma pergunta: e se essas bandalheiras na Petrobras e em outros setores do País fossem em Cuba ou na Coréia do Norte? O que haveria? No mínimo, uma quantidade industrial de condenados à pena de morte.
    Não custa recordar que a altíssima cúpula do PT continua trancafiada em presídios de segurança máxima.
    Há incontáveis petistas com vergonha de serem identificados como petistas roxos. Ora, o PT foi se aliar ao que há de pior na política – PMDB, PP e outros partidecos de aluguel.
    Até quando os brasileiros terão que aceitar esse mar de lama patrocinado pelo PT?

  4. Sr Geraldo Vieira Coutinho,todos os crimes, sejam de quaisquer natureza precisam e devem ser investigados.A mim, o que causa estranheza somente atribuir ao PT,todas as mazelas da corrupção.Não esqueçamos que nomes de poliíticos de TODAS AS LEGENDAS,no que cocerne ao escandâlo da PETROBAS,foram citados.
    vamos lá PT,PP,PMDB,PSB E PSDB………A diferença é que HOJE,se APURA…
    QUANTO AO SR. NÃO LÊ O VERÍSSIMO,SÓ LAMENTO….QUE PERDE É O SR….

  5. Sinceramente, desmerecer as penas a que foram condenados os petistas mensaleiros e também não considerar a alta densidade dos escândalos em série na Petrobras é não respeitar o bom senso, a verdade e os leitores do blog.
    Postura lamentável. Que pode ser revista.

  6. Que importância tem o Pravda no Brasil? E esse Veríssimo – que deixei de ler há anos – nunca escondeu seu sangue petista.
    Agora, quero saber a sua opinião sobre o mensalão – que vc disse se tratar de um Mentirão – e o Petrolão – este o maior escândalo e a maior roubalheira desde que o Brasil foi descoberto.

    • Reafirmo minha posição sobre o Mensalão. O Petrolão é um óleo contaminado que escorre não é de hoje…. vide um ex-presidente da empresa, de origem oriental, que, segundo consta, possui palácio até no Texas. Mas naquela época ninguém apurava nada.

  7. Nem uma palavra sobre os assasinatos que estes comunas cometeram???????Please, spare me…SPARE ALL OF US. We do sympathize with the horrible death of your mom and the obnoxious torture of your brother.Their killers should be shot to death.But, bear in mind this Pt gang is the worst……FFS
    Merry Christmas with all your very rich friends.Se a hipocrisia nao doesse tanto….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *