Punhos fechados, braços estendidos, hinos de luta, a platéia negra não decepcionou Angela Davis

Angela Davis, a líder dos Panteras Negras, militante do movimento negro dos EUA nos 60′, chegou à Bahia e foi recebida como pop star. Punhos fechados, braços estendidos, hinos de luta, a platéia negra não a decepcionou.
Respeito a auto estima do negro baiano, que cultiva sua ancestralidade, sua africanidade, mais do que os negros do resto do Brasil.
Assisti semana passada na ABL ao discurso do historiador João José Reis, que aborda em sua obra o tema escravidão no Brasil, origem, fatos, consequências.
Corajosamente, ele disse tudo que aquela audiência precisava ouvir. É branco, mas é baiano.
As cotas provaram ser um sucesso. Devem prosseguir e ser expandidas. O racismo deve ser enfrentado e combatido. O negro, valorizado na sua presença forte na memória brasileira, na literatura, na ciência, em todos os momentos pontuais de nossa vida.
O negro teve papel importante na construção da História do Brasil, em todos os níveis e segmentos. Não foi nem é mero fenômeno ou acessório. Mas tal reconhecimento só acontecerá a partir de movimentos organizados, como esta manifestação na Bahia, punhos fechados e hinos em altos brados. Impressiona, faz estremecer a alma brasileira. Desperta o gigante.
Bem-vinda Angela Davis!

Veja como o mito da militância negra nos EUA, Angela Davis, foi recebido na Bahia ❤️:

Publicado por Barbara Gancia em Quarta-feira, 26 de julho de 2017

Uma ideia sobre “Punhos fechados, braços estendidos, hinos de luta, a platéia negra não decepcionou Angela Davis

  1. Só me surpreendeu, que não vi (perdì ?) nenhum Ator ou artusta Negro, principalmente os envolvidos com os movimentos raciais, os famosos e politizados Baianos, prestigiando este ícone das lutas contra o Racismo, que tive a honra de conhecer faz muitos anos em NY. Cadê o Gilberto Gil, Caetano, Lázaro Ramos etc.? Não fosse a poderosa Bárbara Gância, e agora você, não teria visto nenhuma divulgação! Fizeram o mesmo quando a darling Jane Fonda, super envolvida até hoje em lutas Políticas,que foi esnobada total quando ela veio ao Rio! Preconceito dos Atores, Cantores, Celbriddes?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *