Por que sou contra a PEC da redução da maioridade penal aprovada nesta tarde

Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou agora à tarde a proposta para redução da maioridade penal para 16 anos. Sou contra. Sei que a próxima etapa dessa novela será o crime arregimentar menores mais jovens, de 15 pra baixo. E, quando os deputados diminuírem a maioridade penal para 14, serão os meninos de 13 e 12, os aliciados. E assim os pequenos criminosos irão descendo de idade,  a serviço do banditismo profissional.

Semana passada, no Centro do Rio, uma amiga foi assaltada por um menino de cinco anos armado de revólver. A redução da maioridade penal, qualquer dia, chegará à sua faixa de idade…

Quando um menor comete um crime, quem deve ser responsabilizado?  Os pais, o Estado, a sociedade em geral. O menor de idade desassistido pela família, pelo Estado e pela sociedade tem a parcela mais reduzida dessa culpa.

Medidas paliativas nada resolvem. A sociedade brasileira, como é bem de seu estilo, lava suas mãos.

Em seguida à postagem do texto acima, recebi da escritora Gloria Perez o Twitter: “O parâmetro devia ser a gravidade do crime, e não a idade!”.

No mesmo Twitter, li a proposta: “Não precisaria reduzir a maioridade penal. Menor que cometesse crime hediondo perderia benefícios do Estatuto da Criança”.

De @valstrozake:”problema é q o parâmetro continuará sendo a classe social, a cor e, às vezes, a ideologia”.

Diz @danielgawas: “O pior é que muitos adolescentes, que serão privados de sua liberdade, não ficarão em instituições preparadas para reeduca-los”.

A questão mobiliza a sociedade responsável em busca de uma solução sensata.

 

16 ideias sobre “Por que sou contra a PEC da redução da maioridade penal aprovada nesta tarde

  1. Discordo uma vez que no Brasil real sofremos os efeitos deletérios de quão perigosos para a sociedade são os “menores infratores”: roubos, furtos, assaltos, estupros e sequestros não podem sair impunes! Já fui vítima algumas vezes e não pretendo sê-lo novamente…

  2. Conversa fiada beirando a hipocrisia e peninha de araque dos que já nasceram com indole ruim, formados para o crime, a corja sempre crescendo dos “de menor”.

    queria, quero ver é quando um ou alguns desses marginais fizer algum mal, alguma perversidade a familiares dos que tão ardorosamente são contrários a diminuição da maioridade penal. sabemos, só os que insistem em ser desinformados, por má-fé ou apenas por burrice, que países como Estados Unidos e Inglaterra já cuidam com rigor, metem na cadeia, até com perpétua, menores criminosos. o tema ainda vai render bastante. mas, desde já, a primeira vitória na CCJ da Câmara Federal foi marcante.

  3. Olá Hilde, primeiramente Parabéns pela grande contribuição para a sociedade e jornalismo brasileiro, seu trabalho é admirável. Estou realizando um trabalho de conclusão de curso a respeito exclusivamente da história de sua mãe, seria dr muita ajuda se pudesse responder a apenas algumas perguntas. Obrigada desde já

  4. Acredito que de nada vai ajudar colocar mais pessoas nesse nosso sistema prisional falido onde é grande a reincidência. Melhor seria como alguma propostas acima citadas julgar perante a gravidade do crime e melhoras o sistema prisional e as instituições onde os menores ficam internados. Precisamos melhorar a qualidade da reeducação dos detentos pois estão saindo piores do que entraram nas cadeias.

    http://glifeblog.com/

    • Nobre Sr. , entendo sua argumentação mas a verdade é dura e simples. Adolescente e Criança no crime dão muuuuito lucro para os Bandidos Blindados.

      Sim, existe um tipo de pessoa pior que o político corrupto: Empresário do Crime que destroi a cidadania e a esperança de um Brasil Pujante e Feliz e que corrompe todo o sistema e todos os operadores do Sistema.

      O Senhor da Guerra não gosta de criança…..

  5. A redução da maioridade penal para 16 anos, foi uma tímida tentativa de resolver um problema grave que atormenta nossa sociedade, o uso de menores de idade para cometer crimes graves. Quem vive nas favelas sabe que rapazinhos de 12 anos em diante são vistos aos montes participando do tráfico de drogas e cometendo assaltos à mão armada. Existem adultos por trás destes menores. Os pais serão sempre responsáveis pelos crimes que seus filhos menores cometerem e muitos deles são coniventes da participação de seus filhos na venda de drogas.Principalmente mães solteiras também envolvidas com drogas.
    A criminalidade no Brasil atingiu níveis assustadores por isso torna-se necessário adotar medidas drásticas que muitas vezes chocam os defensores dos direitos humanos, principalmente aqueles que só olham pelos DH dos criminosos. A maioridade penal deveria ser estabelecida nos 12 anos e todos os menores que cometessem crimes graves, deveriam ser condenados a pena máxima, cumprindo-a integralmente. Depois da maioridade seriam transferidos para Institutos Penais Agrícolas onde continuariam sendo reeducados para integrar a sociedade. O problema maior é a reeducação de prisioneiros no sistema penitenciário nacional, onde se vê de tudo que é ruim. A mentalidade de quem governa também tem que mudar. No Brasil só falta culparem a presidente Dilma pelo caos que existe em muitas penitenciárias.

  6. Somente os petistas e outros menos votados são contra a redução da maioridade penal para 16 anos. Eu também sou contra, mas defendo que se reduza para 14 anos, a exemplo de países europeus e de alguns estados norte-americanos.
    Aqui no Brasil, os ditos esquerdistas defendem os criminosos – inclusive os do mensalão e do petrolão – na certeza de que poderão contar com eles caso haja uma espécie de batalha social nas ruas.
    Se o cara pode casar e votar aos 16 anos por que não pode ser trancafiado?
    Cadeia para eles.

  7. Imputar culpas em pais ignorantes? Pais que tem filhos “por ter”. HOmens e mulheres que nao assumen controle sobre suas posses e de como criarao seus filhos sem dinheiro? Com esta Sodoma e Gomorra que se ve ai?Funk, “trensinho ” e outras barbaridades? Coma Goebbels news promovendo as maiores sacanices tipo BBB?

  8. Estimada Hilde
    Concordo com cada palavra,letra e vírgula sua, imputar a culpa nos pais,que responderiam criminalmente pelos filhos,esta sim é a solução.

  9. Discordo da opinião emitida no texto acima, eu como advogado atuante e que vive o direito diariamente acredito que a redução da maioridade penal terá sim um impacto positivo perante o combate a criminalidade, está longe de ser a solução para o problema vivido por nosso país, mas cria um certo receio no cometimento de crimes por menores de idade e de uma vez por todas acaba com a impunidade que cerca os jovens criminosos. O Estado e a sociedade têm sim papel fundamental de educar e retira-los da criminalidade, porém não podemos ficar a mercê de medidas que sabemos nao serão tomadas, pelo menos neste momento.

    • Absolutamente.E a total verdade o que o senhor diz.Estes criminosos agem assim com a desculpa de que “sou de menor”.Porem o problema e bem mais profundo. O desgoverno deste Brasil jamis adotou medidas de educacao sexual e, aoresponsabilidades a populacao mais carente e pobre do pais. A sociopatia hoje, revela que “inocente criancinhas”, nao sao tao inocentes nem puras, quando detectam-se tracos de natureza sociopatica trazida ou nao, pelo DNA..ou por uma falha da propria (repito) natureza.Aqui nos Estados Undios ha muitos anos, neuro cientistas comecaram a estudar e, observar comportamento infantis absurdos e criminosos, quando depararam com “criancas” que adoram torturar animais.Fato comprovado: nasceram sociopatas e, como tal, nao possuem quaisquer emocao ao torturar um ser inocente.Da-lhes prazer.E so procurar no Google os hediondos assassinos na humanidade para encontrar todo o perfil de um sociiopata.E, nao e so nas classes mais pobres. CONTROLE DE NATALIDADE,JA.

      • “Diz @danielgawas: “O pior é que muitos adolescentes, que serão privados de sua liberdade, não ficarão em instituições preparadas para reeduca-los”.

        Porque ha dinheiro para roubar em excesso mas, nao para investir em educacao.Esta e a miseria brasileira. E, nao e de agora.

    • Nobre Sr. Guilherme, entendo sua argumentação mas a verdade é dura e simples. Adolescente e Criança no crime dão muuuuito lucro para os Bandidos Blindados.

      Sim, existe um tipo de pessoa pior que o político corrupto: Empresário do Crime que destroe a cidadania e a esperança de um Brasil Pujante e Feliz e que corrompe todo o sistema e todos os operadores do Sistema.

      O Senhor da Guerra não gosta de criança…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *