Os 90 anos da Igreja Nossa Senhora da Paz

São os 90 anos da Igreja Nossa Senhora da Paz, e padre Jorjão está fazendo uma convocação geral para uma grande celebração desse aniversário, na Praia de Ipanema, dia 7 de setembro, com um show do padre Reginaldo Manzotti, que tem feito enorme sucesso, e participação da Banda de Ipanema. Mais de um milhão de pessoas são esperadas. Porém, para isso, precisamos unir forças com padre Jorjão, multiplicando lembranças de fatos vividos naquela igreja emblemática de Ipanema, para que todos que participaram, de alguma forma, de sua história, sintam-se emulados a comparecer, levando filhos, netos, bisnetos, o grande clã ipanemenho de todos os tempos…

A Nossa Senhora da Paz é o resumo da história da Zona Sul carioca. Ali foram batizados, fizeram sua Primeira Comunhão e se casaram os grandes nomes da vida cultural, artística, política e empresarial do Rio de Janeiro. Tom Jobim foi batizado ali, sabiam? Bem como o militante político morto pela ditadura, Stuart Angel, meu irmão. Outro que fez primeira comunhão na igreja foi Alexandre Accioly, empresário que joga nas 11 – do Gero à rede de academias ABodyTech. Assim como se casaram, na Nossa Senhora da Paz, o presidente Juscelino Kubitscheck e dona Sarah. Pixinguinha morreu naquela Igreja, quando foi ser padrinho de um batizado. São tantas, tantas histórias da Nossa Senhora da Paz

Seu pátio lateral ao prédio da Igreja foi o grande centro de confraternização de Ipanema. Ali todos se viam, se falavam, se encontravam. Era obrigatório, aos domingos, depois das missas, o pátio da N. Sra. da Paz. Onde a igreja ganhava força, multiplicava fiéis, promovia a tradição da convivêncioa, da fraternidade, com seus bazares, suas festas religiosas, seus eventos. Ah, as fotos tiradas naquele cenário… Como a foto de minha Primeira Comunhão, toda a família reunida, minha mãe de tailleur e boina. Todos os que passaram por Ipanema hão de ter um registro, mesmo que apenas na memória, de momentos passados naquele pátio agregador. Foi-se o pátio, levado pelas conveniências econômicas dos novos tempos, ficaram as lembranças. Quem não se lembra das missas em latim de frei Leovegildo? Os ipanemenses históricos lembram…

Os paroquianos de padre Jorjão engrossam fileiras para ajudar a fazer desta grande e maravilhosa festa dos 90 anos da Igreja Nossa Senhora da Paz, nas areias da Praia de Ipanema, um evento abençoado…

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *