O BAILE DO COPA, UM ATESTADO DA GENIALIDADE DE ZÉKA MÁRQUEZ

O Baile do Copa, criação há 20 anos do grande criador cenógrafo, metteur en scène Zéka Márquez, será este ano um espetáculo Dadaísta-Surrealista. Mas será porque o Zéka CRIA. Há artesãos maravilhosos nos seus bastidores que executam as festas do  Copa, porém, sem o PROJETO de um grande criador, nada de realmente belo acontece, não tem jeito.

As pessoas têm a mania de depreciar o grande criador e dizer que bons são os assistentes que não aparecem. Então, por que os assistentes dos grandes chefs de cuisine, quando abrem seus restaurantes, não raro são fracasso? E o mesmo com os assistentes de tantos profissionais de outros setores. Uns emplacam, outro não.

O exemplo mais emblemático e que todos nós conhecemos de perto é esse: Durante toda a era brilhante e ativa de mestre Ivo Pitanguy, o Incomparável, sempre houve gente querendo derrubar, dizendo que não era ele que operava e que os assistentes eram melhores. A História provou o contrário!

Verdade é que dói em todo o invejoso sem imaginação a capacidade criativa do criador genial.

Abertura DADA ZK ou DADA C'est MoiA imagem de abertura do Baile Dadá, do Copa

DADA ZK fantasia 1 (3)Fantasia Dadá, by Zéka

cheklist eduarda 1Dupla Dadá, outra sugestão do Zéka

2 ideias sobre “O BAILE DO COPA, UM ATESTADO DA GENIALIDADE DE ZÉKA MÁRQUEZ

  1. WOW….Just WOW…..Certamente existem criadores geniais, porem, SEM a participacao dos que EXECUTAM, com seus talentos tambem, nao haveria “criadores”. Todos que trabalham em uma ou varias criacoes geniais, tem sempre uma ajuda…Ou seriam all jack traders.Como os grandes costureiros, tem uma equipe que EXECUTA suas ideias.Trabalho da abelha rainha e suas colmeias….Desculpe-me, mas parece que voce, querida Hilde, nao acredita em trabalho em grupo. Niemayer foi um grande arquiteto.Como Frank Lloyd Wright, Le Corbusier e tantos outros. Se nao fossem os que “meteram a mao na massa”, nada teria sido feito. A Sagrada Familia em Barcelona, nao foi construida por Gaudi. Desenhada e , imaginada por ele? Sim…..mas trabalho em conjunto nao deprecia aqueles que os realizaram.Carinhos.Tati

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *