NEUSINHA BRIZOLA SEM MINTCHURA, POLÊMICA ATÉ DEPOIS DA MORTE

Foi um evento único. Reuniu os netos de Leonel Brizola e dona Neusa, Layla e Paulo Brizola, enquanto os escritores Fábio Fabrício Fabretti e Lucas Nobre, também jornalista, autografavam a biografia de Neusinha Brizola, Neusinha Brizola sem mintchura, de sua autoria.

Foi na FNAC Barra, que borbulhava com os amigos fiéis da família Brizola e da frágil e pessoinha adorável que foi Neusinha, das figuras mais polêmicas daquele momento político nacional pós abertura – de fato mais uma vítima da ditadura.

Ela narrou sua vida em detalhes, morrendo antes do término do livro, porém a tempo de pedir aos autores que lançassem a obra na íntegra, desejo agora cumprido por eles.

Neusinha passou a infância num palácio, do qual foi arrancada com a família pelo golpe militar, partindo para o exílio, o sofrimento extremo e o medo. Os horrores daquele período de violência lhe deixaram sérias sequelas que a levaram a se viciar na adolescência, num processo de fuga, bebendo em todas as manhãs e recorrendo às drogas.

Entre outras peripécias que contribuíram para fazer brancos os cabelos do “Caudilho”, Neusinha posou nua para a Playboy, levando seu pai Leonel Brizola, então governador do Rio de Janeiro, a vetar a circulação da revista.

Reação dela: “Então, vou morrer contrariando a vida. Mesmo depois de partir, vou continuar dando trabalho e causar meu último escândalo, deixando um livro que vai falar e ficar por mim, sem mintchura!”, desafiou Neusinha.

Deu o que falar em vida e, pelo visto, continuará a dar depois da morte.

Ponto pacífico: verdade é que quem conheceu Neusinha Brizola de perto simplesmente a adorava e dela guarda doces lembranças.

 

Lançamento Editora Interface Olympus.

Neusinha-imagem_release_183065Os filhos de Neusinha Brizola, Paulo e Layla Brizola, que tem um verdadeiro encantamento pela mãe

Neusinha-imagem_release_183062A cantora Pollyanna Alves e o empresário Alfredo Castro

Neusinha-imagem_release_183053Layla Brizola, Adriano Medeiros e Pollyanna Alves

Neusinha-imagem_release_183052Fábio Fabretti, Rogério Fabiano, Lucas Nobre e Fátima Freire

Neusinha-imagem_release_183054Layla Brizola com Daniel Teruz

Neusinha-imagem_release_183055Layla Brizola com os filhos Breno e Marina

Neusinha-imagem_release_183056Carlos Fernando Barros, Fabrício Fabretti, o roteirista Vitor de Oliveira e Lucas Nobre

Neusinha-imagem_release_183057As melhores amigas de Neusinha, Anna Luiza Vianna e a atriz Elaine Baracho, com o autor Fabrício Fabretti

Neusinha-imagem_release_183059Layla Brizola com o amigo e coreógrafo de Neusinha, Bayard Tonelli (Dzi Croquettes)

Neusinha-imagem_release_183060O jornalista  Lucas Nobre, um dos autores da biografia, e Ingrid Zavarezzi

Fotos Helmut Hossmann

3 ideias sobre “NEUSINHA BRIZOLA SEM MINTCHURA, POLÊMICA ATÉ DEPOIS DA MORTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *