Marinha do Brasil realiza resgaste, salvando 220 migrantes no Mar Mediterrâneo

Neste momento em que tantos líderes europeus envergonham seus países, a Marinha brasileira nos dá razões para nos orgulharmos.

Nesta sexta-feira, cerca de 13h30  (18h30 na Itália), a corveta “Barroso”, da Marinha do Brasil, navegava no Mar Mediterrâneo, a 170 milhas da Sicília, Itália, com destino a Beirute, no Líbano, quando recebeu um comunicado do Centro de Busca e Salvamento Marítimo  italiano, sobre a existência de um barco com risco de afundar com cerca de 400 migrantes, rumo à Europa.

O Centro de Busca italiano solicitou ao navio brasileiro que se aproximasse da embarcação, a cerca de 150 milhas de Peloponeso, na Grécia. Ele chegou ao local após uma hora de navegação.

image

Dois navios-patrulha italianos de pequeno porte se juntaram a eles e, impossibilitados de receberem os migrantes a bordo, a Guarda Costeira italiana solicitou o apoio da Marinha do Brasil para efetuar o resgate e seu transporte para o porto italiano de Catânia.

O comandante da Marinha do Brasil prontamente autorizou a prestação desse apoio, a fim de salvaguardar a vida daquelas pessoas e a transferência dos migrantes para a corveta brasileira acaba de ser completada, tendo sido recebidas 220 pessoas: 94 mulheres, 37 crianças e 4 bebês de colo, muitos deles extremamente debilitados. Já é noite no local, porém o mar está calmo, facilitando a operação em curso.

marinha

Segundo as informações recebidas, os resgatados não comiam e não bebiam água há dois dias. Eles foram devidamente alimentados a bordo e tratados de assaduras, desidratação e, até, fraturas 

Com uma tripulação de 191 militares a bordo, a corveta “Barroso” saiu do Rio de Janeiro em 8 de agosto para substituir a Fragata “União” na Força-Tarefa Marítima da ONU no Líbano, a fim de atuar como Navio Capitânia do comandante da Força-Tarefa, cargo exercido por um almirante brasileiro desde 2011, e realizar tarefas de interdição marítima e capacitação da Marinha libanesa.

O  navio permanece no Líbano até fevereiro de 2016. 

38 ideias sobre “Marinha do Brasil realiza resgaste, salvando 220 migrantes no Mar Mediterrâneo

  1. Me sinto orgulhoso por ver nossos militares atuando fora de nossos limites territoriais e, navais; praticando à solidariedade em favor desses povos refugiados, que tentam buscar à sorte em outras terras. E, me sinto mais orgulhoso ainda, por ter feito parte dessa corporação no passado. Viva à Marinha de Guerra Brasileira, à nossa querida briosa. Bravo zulu marinheiros!

  2. Uma gota de esperança em um mar de sangue. Parabéns a Marinha do Brasil. Militares devem ser guardiães da paz e não cavaleiros da guerra.

  3. Seu comentário está aguardando moderação.
    COMO UM SER HUMANO E BRASILEIRO FICO MUITO CONTENTE EM SABER QUE A MARINHA BRASILEIRA ESTA AJUDANDO NESTA SITUAÇAO TRISTE PARA A HUMANIDADE QUE DEUS ABENÇOE A TODOS MARINHEIRO NAO SO BRASILEIROS E PRINCIPALMENTE TODOS ESTRANGEIROS QUE ESTAO PASSANDO POR ESTA SITUAÇAO DEUS E PAI NAO VAMOS PERDER A FE

  4. É só o que faltava…já não temos problemas suficientes…brasileiro é muito bonzinho…não temos saúde, educação, segurança…temos BRASILEIROS morrendo de fone todos os dias e em todo o país. somente em Porto Alegre são 3600 pessoas vivendo na rua…sem perspectivas….mesmi assim rrcebemos 55.000 haitianos e outris 18.000 africanos que logo logo aumentarão as estatísticas de desemprego, crimes e depndência social….somos MUITO BONS….com os outros….nos comovemos…com os outros…mas enquanto isso…nossos irmãos…OS BRASILEIROS..padecem

    • não entendi a colocação do Sr. Paulo R C Barreto.Realmente,padecemos de todos os problemas sociais que ele elencou,mas em que isso tem a ver no resgate feito pela Marinha do Brasil!?
      Somos um povo solidário com os nossos! Parabéns à Marinha e ao seu povo!

  5. Qual cisne branco que em noite de Lua Vai navegando no mar azul O meu navio também flutua Nos verdes mares de Norte a Sul Viva a Marinha Brasileira!

  6. Como diria Darcy Ribeiro, “temos muito para ensinar ao mundo”.
    Somos um país e um povo maravilhoso. Com todos os problemas a que somos submetidos pelas classes dominantes – herdamos a hospitalidade e a tolerância indígenas, o apreço e admiração pela diversidade e a solidariedade que a falsa e hipócrita sociedade europeia nos imprimiu.
    Com um pouco mais de criticidade, de formação para a valorização de nossa cultura e combate ao complexo “vira-latas”, elevaremos a cultura do nosso povo e poderemos ensinar ao mundo – na prática – aquilo que dele herdamos nos momentos de sobriedade que a humanidade europeia vive após eventos genocidas e de extermínio de foças-produtivas.
    ME ORGULHO DESTA AÇÃO DA MARINHA BRASILEIRA! ME ORGULHO DA SOLIDARIEDADE AOS QUE CHEGAM DO HAITI.

  7. comunicado do Centro de Busca e Salvamento Marítimo italiano, sobre a existência de um barco com risco de afundar com cerca de 400 migrantes, rumo à Europa.

    400, mas o navio da Marinha resgatou 200?

  8. Esto no es solidaridad. Esto es ser humano. Nada màs. Solidaridad sería haberlos llevado a Brasil como regugiados.

    • E nós, com certeza, faríamos isso! Prova disso, são os nossos vizinhos da Bolívia e da Argentina que estão acampados aqui no Brasil! De que tribo és usted?!

  9. O império deveria ter vergonha de promover destruição mundo afora e seguir exemplos humanitários de quem os promove…

  10. Esse tem sido o assunto que mais busco ler atualmente e graças a Deus sempre há boas notícias, como essa. Tenho fé em Deus que mais pessoas como o egípcio Naguib Sawiris, que vai comprar uma ilha na Itália ou Grécia para abrigar refugiados, como tantas famílias europeias que estão abrindo suas próprias casas para os refugiados, que mais pessoas assim possam existir e fazer diferença para os que tanto precisam. O mundo não tem mais o que dar a ninguém, nós que precisamos ser solidários com quem precisa: outras pessoas, animais, natureza. Rezo todo dia para que o exemplo do Papa Francisco, que essa semana surpreendeu o dono de uma ótica no centro de Roma ao chegar de surpresa para comprar novas lentes, dizendo “só quero as lentes, mantenha a armação, pois não posso gastar muito”, que esse grande exemplo consiga tornar cada um de nós mais humanos, com pés no chão, e menos egoístas. Parabéns ao comandante do navio brasileiro, um verdadeiro orgulho!! Abraço do leitor, Jamill.

    • Lindas palavras Jamill, fiquei emocionada e as lágrimas caíram com esse seu sentimento de Amor que estamos tão carentes nesse mundo onde o dinheiro e o poder valem mais que td!! Sua família com certeza tem muito orgulho de vc!! E quando eu crescer quero ser como vc!!!

      • Muito obrigado, Simone, por perceber em minhas palavras algo que eu sinto e quero para o mundo; que seu sentimento e sensibilidade cresçam a cada dia e despertem nos seus próximos a mesma esperança de ver mais amor no mundo. Vamos todos nos unir e ajudar como pudermos os outros, os animais, tudo. Um abraço do seu colega de leitura, Jamill.

  11. Brasil dizendo ao Mundo: PRESENTE! E solidário!

    E aqui, um monte de “be(o)stas” tentando afundá-lo, inventando CINICAMENTE uma dramaticidade INEXISTENTE na Economia para contaminar e esfacelar o ambiente institucional e forjar o GOLPE no Governo…

    O Brasil é muito maior do que isso tudo!
    **************************************************

    • É bom ajudar mesmo, pois pelo andar da carruagem logo seremos nós nos lançando ao mar e precisando de ajuda.

  12. Parabéns a esses homens valorosos, que Deus o Criador os proteja, e que continuem fazendo o bem, salvar vidas não tem preço, temos que fazer como se fossemos nós que estivéssemos nessa situação. PARABÉNS.

    • maior orgulho de ser brasileira, temos muitos problemas mas graças a DEUS ainda respeitamos o que JESUS nos ensinou´´ AMAI-VOS UNS AOS OUTROS´´

      • Cômico se não fosse tráfico. Nossos índios aqui abandonados e sendo massacrados por todos os lados e nada se faz.
        Infelizmente, refugiados muçulmanos e africanos podem gerar mais destruição da nossa natureza, mais perseguição e assassinatos dos nossos índios (isto estimando a médio e longo prazo, i.é. 20 ou 30 anos). Esperemos que pelo menos não tragam homens bomba e fanatismo religioso.
        Os políticos adoram entregar terras no Brasil, afinal o Brasil era dos índios agora é de ninguém. Parece assim: é quem pode mais ganhar dinheiro, guardar dinheiro ou enviar para paraísos fiscais.

      • Não sei o que o Brasil pretende com isso, será que quer mão de obra barata? será que quer que os estrangeiros tirem o emprego dos brasileiros? ou querem bancar os heróis? a mídia não publica nada sobre isso. Gostaria de saber quantos estrangeiros estão entrando no Brasil? e o que isso vai nos trazer de problemas no futuro? a exemplo dos Estados Unidos que quando se deram conta já haviam arrumado um grande problema; Isso deve ser discutido com a sociedade brasileira e não ser discutidos só por políticos e militares ingênuos. Penso que resgatar sim mas não trazer para o Brasil,já temos mitos Haitianos tirando espaço dos brasileiros na industria. Carecemos de mais informações sobre a vinda de estrangeiros para o Brasil.

        • Olha Emiliano, seu comentário é tão fascista e xenofóbico, que eu me choca.
          As barreiras não dizem nada quando se trata de vidas humanas. Pessoas sem perspectiva de vida e que estão morrendo. Discutir, enquanto milhares morrem. Onde está a sua humanidade, o respeito com a vida. No Brasil, todo mundo é descendente de estrangeiros, exceto os índios, que estavam aqui originalmente. E vc, se preocupa com o que você tirou deles?

        • Emiliano!!!! Vc devia se envergonhar pq pelo seu sobrenome fica claro que sua familia imigrou para este Brasil!!!!!!!

        • Emiliano, que que eh isso??? Com esse sobrenome vc claramente eh um imigrante ou decendente!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *