Minha homenagem no Dia do Médico vai para o Benemérito da Academia Nacional de Medicina, Pedro Grossi

Hoje, Dia do Médico, a homenagem vai para o ‘não médico’ mais bem informado sobre o mundo médico, e tudo que se relaciona à medicina, e mais bem relacionado no meio médico de que o Rio tem notícia.

Trata-se do Pedro Grossi, o advogado dublê de bom articulista, que preside o Jornal do Brasil Online. Não à toa ele mereceu, dias atrás, da Academia Nacional de Medicina,  o Título de Benemérito, por indicação do próprio presidente da entidade, Francisco Sampaio, e por aclamação da Diretoria, acadêmicos eméritos e titulares, que se reuniram no dia 24 de setembro (meu aniversário, mas o grande presenteado foi o Pedro, com o título de Benemérito da Academia Nacional de Medicina sendo anunciado em plenário).

 

Este vínculo estreito de Grossi com o mundo médico estabeleceu-se em 1985, quando ele, presidente da Embratur, apoiou a realização, no Rio de Janeiro, de um importante Congresso de Medicina, capitaneado por grandes nomes como os doutores Clementino Fraga, Lopes Pontes, Adib Jatene, José Barbosa.

Pedro, que coleciona títulos de comendador da Ordem do Cruzeiro do Sul, da Ordem do Rio Branco, bem como as medalhas Tiradentes, do Pacificador e da Aeronáutica, confessa que nenhum deles superou a alegria que está sentindo agora por ser Benemérito da Academia Nacional de Medicina.

É um médico sem diploma, um clínico geral vocacionado. O rei dos diagnósticos informais. A pessoa certa para aconselhar o médico mais indicado, em qualquer situação. A ele recorrem os amigos, sempre que querem saber que médico devem consultar, nesta ou naquela especialidade.

A Academia Nacional de Medicina acertou em cheio.

Agora, vamos esperar a solenidade de entrega do título, quando o diretor do Jornal do Commercio, Mauricio Dinepi, também receberá o dele. Parabéns a ambos!

pedro grossi, giesta, costa e silva

Pedro Grossi, feliz feito menino jogando video game, em noite de posse na Academia Nacional de Medicina, entre os acadêmicos Carlos Giesta e Jorge Alberto Costa e Silva

Foto Marcelo Borgongino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *