Mais um nome da moda que se vai antes do tempo. Morreu Marco Rica!

Marco Rica entre José Augusto Bicalho e Luís de Freitas, seus amigos e companheiros na sublime atividade de criar beleza 

Morreu Marco Rica, um dos nossos mais talentosos estilistas, que surgiu com todo o brilho de sua elegância e criatividade no Grupo Moda Rio, na década de 1970. Partiu muito antes da hora, assim como deixou de fazer moda muito antes do tempo, e não porque assim o desejasse, mas porque não lhe foi dada outra escolha. Essa abstinência compulsória da atividade que era seu oxigênio, sua motivação de vida, o fez definhar, entristecer. Decidiu se afastar do Rio, mudar-se para Búzios. Antes disso, enviou para a guarda do acervo do Instituto Zuzu Angel duas malas com toda a sua iconografia – fotos de desfiles passados, ensaios de lançamentos de coleções – e também editoriais sobre seu trabalho, entrevistas, ilustrações. Não havia guardado com ele criações suas para enviar, mas eu tinha comigo, desde 1993, as roupas lindas que ele fez para o desfile de lançamento do Instituto, e também as minhas “Marco Rica” pessoais, e fui pouco a pouco compondo, com mais algumas peças adquiridas em brechós, um painel de seu trabalho. Marco Rica está representado na Casa Zuzu Angel de Memória da Moda do Brasil, ainda não à altura do que produziu, mas ainda esperamos reunir um número de peças suficientemente importante.

Hoje vejo que Marco ao nos enviar as duas malas que resumiam toda a história de sua vida profissional estava se despedindo de sua amada, a Moda.

Uma homenagem póstuma deverá ser prestada a Marco Rica em agosto, quando três novos membros imortais tomarão posse na Academia Brasileira da Moda – o estilista Luís de Freitas, também egresso do emblemático Grupo Moda Rio, o gaúcho da alta costura Rui Spohr e o pesquisador e mestre de moda João Braga. R.I.P. Marco Rica!

2 ideias sobre “Mais um nome da moda que se vai antes do tempo. Morreu Marco Rica!

  1. É MAIS UMA GRANDE PERDA.
    HILDE PARABÉNS PELO LANÇAMENTO DO PORTAL,
    FOI UMA LINDA FESTA.
    ELCIO COSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *