Joalheria carioca brilha em Berlim!

São 55 designers brasileiros participantes da exposição Joalheria Brasileira, a maior e mais completa realizada fora do país. Inaugurada no último dia 21, ficará em cartaz até 21 de outubro no Salão de Exposições da Embaixada do Brasil na Alemanha, em Berlim…

A expo está dividida em duas partes. A primeira conta com painéis que retratam a História do Brasil por meio das jóias, desde 1500 até os dias de hoje. Na segunda parte é possível conhecer de perto cerca de 100 criações dos principais joalheiros brasileiros da atualidade. O curioso é poder observar as raízes características que cada designer herdou do local onde vive. Dez designers cariocas participam da mostra e a grande maioria exibe peças com inspiração na Cidade Maravilhosa. As influências vão desde as belezas naturais, passando pelo cotidiano e particularidades da cidade…

Segundo a curadora Mariana Magtaz: “A idéia é apresentar um panorama da joalheria brasileira contemporânea aos estrangeiros, destacando as influencias regionais, o colorido e a criatividade, elementos tão presentes na nossa jóia”

Confiram abaixo os trabalhos realmente inspirados e muito belos de nossos representantes cariocas…

Barbara de Crim V Joalheria carioca brilha em Berlim!

Inspirada nos ambulantes que vendem mel na Lapa, Barbara de Crim V. criou a jóia Tira Gosto, um anel que funciona também como pingente para colares e possui espaço para encaixar saquinhos de pinga ou mel, que representam os lados ardente e doce da vida noturna da Lapa

Iriana Tortori Joalheria carioca brilha em Berlim!

Iriana Tortori usou como inspiração uma preocupação típica do carioca: a saúde com o corpinho. Criou a coleção Hum…, repleta de colares de prata com pingentes em forma de rabanetes, brócolis, berinjela e cenoura…

Lúcia Abdenur Joalheria carioca brilha em Berlim!

Lúcia Abdenur criou o peitoral belíssimo O Nilo inspira o Rio. Baseando-se em um colar de uma rainha egípcia, feito originalmente com pedras preciosas daquela época, como o lápis-lazúli (cor azul marinha), a cornalina (cor laranja) e o vidro (cor branca), a designer desenvolveu um peitoral feito com tubos de vidro preenchidos com lascas de lápis de cor, remetendo ao visual do calçadão de Copacabana, ao movimento das ondas e às cores da praia (céu azul, sol laranja e areia branca)…

Denise Queiroz Joalheria carioca brilha em Berlim!

Denise Queiroz, autora de jóias usadas em novelas como Insensato Coração, criou o Colar Galáxia, sinuoso e inspirando o movimento em espiral das galáxias. Confeccionado em prata 950, topázios e diamantes, a peça é como uma escultura para ser vestida no corpo, lembra o céu estrelado do Rio. Muito bonita…

Valéria Tupinambá Joalheria carioca brilha em Berlim!

A multimarcas de joias Joyá, com loja no Fórum de Ipanema, além de Denise Queiroz, é representada pela designer Valéria Tubinambá, que expõe o intrigante pendente relicário Oceano Atlântico, inspirado nas grandes navegações portuguesas, navios e velas ao vento. Toda de ouro, topázio, madeira jaqueira e vidro, a peça guarda em seu interior pequenas quantidades de areia do Rio e Lisboa

Ana Nordeste Joalheria carioca brilha em Berlim!Ana Nordeste expõe duas peças, entre elas, o colar acima, que representa a memória dos tachos de cobre usados pelas antigas doceiras que preparavam nossos doces típicos de goiaba, de leite e banana. A outra peça é o anel Palhinha, inspirado na arte da trama dos móveis trazidos pelos europeus na época do descobrimento do Brasil. Seu design curvo remete às formas das montanhas do Rio de Janeiro…

Designers cariocas Joalheria carioca brilha em Berlim!A expo ainda conta com os designers Paula Mourão, Rita Bittencourt, Willian Farias e Yara Figueiredo, com este anel exuberante e com lindo impacto, como tudo que ela faz…

EXPOSIÇÃO JOALHERIA BRASILEIRA
Dias_de 21 de setembro a 21 de outubro de 2011
Local_Embaixada Brasileira na Alemanha
Endereço_Wallstr. 57,10179 – Berlim, Alemanha
Horário_de segunda a sexta, das 11h às 18h; e quinta das 11h às 20h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *