Imortal Arnaldo Niskier dá a partida no Projeto 80 Anos, com lançamento de Exposição e Fotobiografia na ABL

O professor, jornalista e escritor, membro imortal da Academia Brasileira de Letras, Arnaldo Niskier, chega aos 80 anos com uma rica história pessoal e profissional a compartilhar. Seu Projeto 80 anos foi deslanchado esta semana no mais nobre dos espaços, a própria Casa de Machado de Assis, com o lançamento da edição de sua fotobiografia e uma exposição com as fotos ampliadas.

Além disso, os convidados presentes participaram do coquetel de comemoração do aniversário com direito a bolo e happy birthday. Foi um trabalho de pesquisa de dois anos, para reunir os registros fotográficos das muitas décadas em que Niskier tem pontificado na vida intelectual brasileira, quer como jornalista da Manchete, quer como colaborador de vários outros veículos e organizações, quer como escritor com inúmeras publicações, como professor, como gestor público, ocupando secretarias de governo (foi o primeiro Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro), presidindo fundações e inúmeras outras atribuições. Para isso, contou com a assistência da pesquisadora Manoela Ferrari.

Com expressão nacional, Arnaldo mereceu em seu evento a presença de intelectuais de vários estados brasileiros. E os que não puderam vir ao Rio de Janeiro tiveram o cuidado de se manifestar. Como foi o caso do ilustrador Maurício de Souza, que, na madrugada que se seguiu à comemoração, postou em seu microblog no Twitter:

Mando um abraço ao “imortal ” Arnaldo Niskier, da Academia Brasileira de Letras. velho amigo, pelo 80 anos que viveu e nos deu.

Parabéns, Arnaldo! Todas as homenagens pelos seus 80 bem vividos, grande parte deles ao lado da grande parceira Ruth, serão sempre poucas, bem aquém de seu merecimento!

Niskier. ARNALDO NISKIER .Arnaldo Niskier diante da exposição fotográfica com momentos de sua carreira jornalística. Ao fundo, entrevistando Garrincha.

Niskier RUTH NISKIER. SALOMAO SCHWARTZMAN ARNALDO NISKIER ANNA SCHARTZMAN

Ruth e Arnaldo Niskier com Salomão e Anna Schwartzman

Niskier ROSA E RUY BARRETO

Rosa Maria e Ruy Barreto

Niskier ROBERTO STERN ARNALDO NISKIER RUTH STERN

Arnaldo Niskier entre Roberto Stern e sua mãe, Ruth Stern

Niskier. MARLENE RODRIGUES GLAUCIA ZACHARIAS. RUTH NISKIER ALDA SOARES

Marlene Rodrigues dos Santos, Glaucia Zacharias, Ruth Niskier e Alda Soares

Niskier LUIZ CARLOS BARRETO E LUCY BARRETO Luiz Carlos e Lucy Barreto

Niskier RUTH NISKIER PRES. ABL GERALDO HOLANDA CAVALCANTI ARNALDO NISKIER

Os Niskier com o presidente da Academia Brasileira de Letras, Geraldo Holanda Cavalcanti, que fez o discurso na abertura do evento na Galeria Manuel Bandeira da ABL, lembrando que foi Arnaldo quem, quando presidente da casa, criou aquele espaço, antes um almoxarifado

Niskier ARNALDO NISKIER. RUTH NISKIER

Arnaldo, Ruth e o bolo dos 80, na primeira das muitas comemorações que hão de vir pela data. Ruth foi uma importante colaboradora no crescimento profissional de Arnaldo e mesmo na formatação dessa fotobiografia. Casados, ela abriu mão de sua profissão de desenhista industrial formada pela PUC para acompanhá-lo em tudo e com a maior satisfação. É uma grande parceira! As fotos do livro, além daquelas dos arquivos da Manchete, foram guardadas por Ruth em seu laptop e em álbuns(principalmente as das viagens de lazer e as de trabalho), somando-se ao enorme acervo de vídeos, dvds, depoimentos e tudo o que compõe a vida rica em informações e fatos da politica nacional e internacional.

Niskier LUIS SEVERIANO RIBEIRO

Luís Severiano Ribeiro e Maria da Gloria Antici

Niskier. BRUNA. ANDREA NISKIER. DORA. E RAQUEL NISKIER

Bruna, Andréia, Dora e Raquel Niskier

Niskier CELSO NISKIER E ANDREA NISKIER

Andréia e o professor Celso Niskier, filho de Arnaldo. Educador consagrado com uma cadeira na Academia Brasileira de Educação, aos 35 anos Arnaldo Niskier ocupou a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo Negrão de Lima, quando deu à cidade o Planetário do Rio de Janeiro. Como Secretário de Educação chegou a inaugurar 87 escolas no Rio e no interior do estado.

Niskier BERNARDO CABRAL ARNALDO NISKIER

O senador Bernando Cabral e o imortal Arnaldo Niskier

Niskier. BIA RIQUE BEBEL NIEMEYER MANOELA FERRARI .

Bia Rique, Bebel Niemeyer e Manoela Ferrari, a pesquisadora que realizou o cuidadoso trabalho de organização da iconografia que compõe a obra.

Niskier A. EXPOSICAO (2)

Com Zagalo, ainda como jogador juvenil do América. As pessoas se surpreenderam com a variedade e multiplicidade de atividades de Arnaldo desde a adolescência – no esporte, no jornalismo, escrevendo e lançando livros e sempre pioneiro nos avanços tecnológicos. Foi quem apresentou ao Austregésilo de Athayde, veterano presidente da ABL, o computador, há quase 20 anos.

niskier EXPOSICAO

Os jovens Ruth e Arnaldo com JK. As fotos expostas vão do preto e branco até ao digital, usando os mais modernos recursos da informática.

Niskier. MANOELA FERRARI EDUARDO COLOMBO MARIA LUISA LIMA

Manoela Ferrari, seu filho, Eduardo Colombo, e Maria Luiza Lima. Ao fundo, Frederika Bastian Pinto.

niskier. EXPOSICAO THEOPHILO AZEREDO ZUZU ANGEL HILDE ARNALDO NISKIER

1973 – Arnaldo (à direita) com Theophilo de Azeredo Santos, então presidente da Federação Brasileira de Bancos, com minha mãe Zuzu Angel ao centro, no programa de entrevistas da TV Rio apresentado por mim (em pé)

Niskier PAULO ESPIRITO SANTO. LEISE ESPIRITO SANTO ARNALDO NISKIER

Desembargador Federal  Paulo Espírito Santo e a juíza Leise Espírito Santo, com Arnaldo 80

niskier HEITOR E LILIAN GURGULINO RUTH E ARNALDO NISKIER

Professor Heitor Gurgulino, Lilian, Ruth, Arnaldo

niskier GILBERTO RODRGUEZ ALOYSIO TEIXEIRA LUIS TENORIO JOANA TEIXEIRA CI NTIA VENTURA

Gilberto Rodriguez, Aloysio Teixeira, Luiz Tenório, Joana Teixeira, Cintia Tenório

Niskier CAROL MURTA RIBEIRO

Carol e o desembargador Murta RibeiroNiskier RUTH NISKIER ALOYSIO TEIXEIRA JOANA TEIXEIRA

Ruth com Aloysio e Joana Maria Teixeira

Niskier  ISIO GHELMAN ANDREIA. FERNANDA E DORA NISKIER

Andréia, Fernanda e Dora Niskier, com o ator Isio Ghelman, genro de Arnaldo e Ruth e  um craque em comunicação visual. É dele a arte final da fotobiografia.

Fotos de Armando Araujo

2 ideias sobre “Imortal Arnaldo Niskier dá a partida no Projeto 80 Anos, com lançamento de Exposição e Fotobiografia na ABL

  1. A presença marcante de Bernardo Cabral, em bela foto com o homenageado, enaltece e ilumina todo e qualquer ambiente que se preze. Arnaldo Niskier merece.

  2. Amada Hilde, não posso ficar vendo essas coisas do Rio, se não, não passarei na OAB-PE, vou querer ir para o Rio, vou dizer que fui criado na família do Arnaldo, aí já viu né uma revolução, sai do Mané para Malandro de Copacabana…beijo e abraço do seu Alvinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *