Homenagem aos irmãos brilhantes Rebouças, aos quais muito deve o nosso país

 

Rebouças-reboucas01Rebouças-reboucas002Rebouças-reboucas003Foi bonita, matinal, solar, artística, histórica e merecida a homenagem aos irmãos engenheiros Rebouças, na praça da Lagoa Rodrigo de Freitas, à entrada do Túnel Rebouças, com a inauguração de seus bustos, esculturas de Edgar Duvivier Filho. O artista estava presente. Presente, o Secretário de Conservação da Prefeitura do Rio de Janeiro, tenente-coronel dos Bombeiros Marcus Belchior Corrêa Bento, maior entusiasta da iniciativa. Representantes do Movimento Negro. Admiradores da memória dos Irmãos Rebouças, netos de um alfaiate português e uma escrava libertada, que marcaram com grande brilhantismo sua presença na engenharia brasileira e na vida nacional como um todo, por seu conjunto de saberes e realizações. Eles foram responsáveis pela construção de estradas de ferro e cais de portos e introduziram a técnica de construção em concreto armado no Brasil.

O presidente do Clube de Engenharia, Francis Bogossian, do qual partiu a solicitação ao Poder Público municipal da homenagem necessária, propôs aos presentes que todos se dessem as mãos, negros e brancos, representantes das várias entidades, e juntos descerrassem as placas. Foi bonito.

Os bustos foram muito elogiados pela arte de Duvivier, que reproduziu as feições de forma impressionante, porém com a sensibilidade de quem sabe deixar na obra a marca também de sua própria identidade.

A solenidade foi no 13 de Maio da Abolição da Escravatura.

As fotos são de Daniel Coelho.

6 ideias sobre “Homenagem aos irmãos brilhantes Rebouças, aos quais muito deve o nosso país

  1. COMO DOCENTE, MULHER E NEGRA GOSTARIA TAMBÉM DE HOMENAGEAR E LEVANTAR A BANDEIRA EM MEMÓRIA A ENEDINA ALVES MARQUES ,SENDO A PRIMEIRA MULHER NEGRA BRASILEIRA A FORMAR-SE ENGENHEIRA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ,ENFRENTOU MUITO PRECONCEITO E PERSEGUIÇÃO (TRABALHAVA COM UMA ARMA NA CINTURA PARA IMPOR RESPEITO) E TEVE COMO GRANDE FEITO SUA PARTICIPAÇÃO NO PLANO HIDRELÉTRICO DOS RIOS CAPIVARI-CACHOEIRA E IGUAÇU.

  2. Excelente cobertura do evento, a empresa onde trabalho procura por algum resposável atualmente pelo legado de André Rebouças, ou algum descendente para solicitarmos o “uso de nome” para mais uma homenagem, não vou expor previamente detalhes, mas trata-se de uma empresa grande e uma bela homenagem também. Alguém conseguiria me ajudar a encontrar essa pessoa ?

  3. Excelente homenagem, o Brasil sempre foi muito diferente dos EUA nas relações raciais, na realidade sempre fomos muito mais avançados e devemos nos orgulhar disso, tivemos dois Ministros do Supremo negros muito antes de Joaquim Barbosa, Pedro Lessa e Hermenegildo de Barros e um Ministro das Relações Exteriores negro, Domicio da Gama, no começo do Seculo XX, que foi tambem Embaixador em Washington.

    • Já transmiti a ele seu abraço, ele agradece e estamos aqui em casa aguardando uma visita sua. Você é sempre muito bem vindo entre nós. Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *