FESTEJANDO OS 90 DE JECY SARMENTO, O FIEL ESCUDEIRO DE BRIZOLA

  • “Sou Jecy Sarmento. Um dos fundadores do futebol society e Secretário do ex-governador Leonel Brizola, por mais de 60 anos. Hoje estou filiado ao PR, aguardando com muito prazer a sua filiação no nosso Partido”.

    Assim se apresenta, no Facebook, Jecy Sarmento, 90 anos festejados ontem no Copacabana Praia Hotel, com um jantar em que reuniu seus amigos e de sua mulher, Teresinha.

    Jecy, porém, é bem mais do que se mostra no Face. Gaúcho de Porto Alegre, ele veio morar com sua família no Rio de Janeiro, em 1949,como preposto de Corretor de Fundos Públicos, da Bolsa de Valores de Porto Alegre. No ano seguinte, deu-se o encontro que orientou toda a sua vida, quando foi apresentado por Maneco Vargas, filho do ex-presidente Getúlio Vargas, ao então Secretário de Obras Públicas Leonel de Moura Brizola. Desde então, tornaram-se amigos inseparáveis e ele passou a se dedicar totalmente à política, sempre aliado de Brizola.

    No período negro da Ditadura Militar, Jecy foi perseguido e obrigado a viver na clandestinidade, inclusive exilado no Uruguai, ao lado do amigo Brizola.

    Em 1979, participou do movimento pela anistia no Rio de Janeiro, visando o retorno de Brizola do exílio. Estava ao lado de Brizola, quando ele fundou o Partido Democrático Trabalhista – PDT – em 1980. Em resumo: foi sempre um fiel escudeiro de Leonel Brizola, desde 1950 até a sua morte em 21 de junho de 2004.

    No jantar do Copacabana Praia, contudo, o protagonista não foi o aniversariante Jecy. Uma estrela maior se levantou: Maria Tereza Goulart, viúva de João Goulart, era cumprimentada por todos os convidados da festa como “nossa eterna primeira-dama”.

    O proprietário do hotel, Aloysito, e sua mulher, Joana Maria Teixeira – com a afilhada, Mikaela Cabral – ajudaram a receber os convidados do casal Sarmento.

    Denize Goulart, a querida filha de Jango, elogiava a presidenta Dilma pelo apoio dado ao reconhecimento oficial da memória do presidente João Goulart.

    Ana Maria Guimarães, gaúcha de São Borja, amiga de infância de Denize e assessora especial de Leonel Brizola em seus dois governos no Estado do Rio de Janeiro, também saboreou o jantar impecável assinado pelo chef Gilberto Brambini.

    Alice Maria Tamborindeguy, a grande amiga, discursou em homenagem a Jecy Sarmento .

    Os filhos dele, Paulinho e Rejane Sarmento, que trabalharam com o pai e com Brizola, estavam emocionados por reencontrar amigos históricos. E quem eram estes? O neto de Brizola, Vicente Brizola, Vivaldo Barbosa, Fernando Peregrino, Nonato Cruz, Camilla Pereira, Ana Maria Reis, Sérgio Caldieri, o jornalista Mário Augusto Jacobinski, Oddone Monteiro, Paula e Euclydes Oswaldo Aranha, Cíntia e Luis Eduardo Tenório, João Neves da Fontoura.

    A decoração foi assinada por Sérgio Duarte, o impecável gerente e mestre de cerimônias do Copacabana Praia Hotel.

    A. DENISE E MARIA THEREZA GOULART JOANA TEIXEIRAMaria Tereza Goulart entre sua filha, Denise Goulart, e Joana Maria Teixeira (Foto Armando Araujo)

    Jecy-maria tereza e jecy sarmento

    Jecy Sarmento e a ex-primeira-dama Maria Tereza Goulart

Jecy-fernando peregrino e jecyFernando Peregrino e Jecy Sarmento

Jecy-paulinho maria tereza e yacyPaulinho Sarmento , filho de Jecy, Yacy Nunes e Maria Tereza Goulart – Vivaldo Barbosa ao fundo

Jecy-aloysio e anaAloysito e Ana Bonelli Caldieri

Jecy-renato  teresinha yacyRenato Oliveira, Teresinha Sarmento e Yacy Nunes

Fotos de Renato Oliveira

3 ideias sobre “FESTEJANDO OS 90 DE JECY SARMENTO, O FIEL ESCUDEIRO DE BRIZOLA

  1. Parabéns, temos que fazer museus de memória da ditadura, gravar entrevistas com estas pessoas, pedir suas fotos e relatos como doações. Estas pessoas sao nosso tesouro histórico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *