Evento internacional resgata fatos de ditaduras no Cone Sul

Realizado pelas prefeituras de Santo André e São Bernardo, em São Paulo, e pelo Centro de Memória do Grande ABC, começa dia 9 de maio, no Teatro Municipal de Santo André, o evento Ditaduras no Cone Sul – 50 Anos Depois.

Organizado por Aparecido Faria, o seminário internacional vai até dia 11 e será transmitido também pela internet. Entre os palestrantes convidados, o ex-presidente do Paraguai, Fernando Lugo, o presidente da República Oriental do Uruguai, Pepe Mujica, o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, a ex-guerrilheira do Araguaia, Criméia de Almeida, presa e torturada com oito meses de gravidez, o filho do ex-presidente João Goulart, João Vicente Goulart, Frei Betto e esta colunista que vos fala.

O evento, que resgata fatos históricos sobre os regimes ditatoriais do Cone Sul (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai), aborda a memória, democracia e relatos de fatos marcantes da época. Como foi a Operação Condor, o papel fascista das Forças Armadas, a repressão aos operários, camponeses, intelectuais, artistas e escritores e a participação da sociedade civil no golpe militar.

Uma ideia sobre “Evento internacional resgata fatos de ditaduras no Cone Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *