Estado de Exceção: desta vez, ninguém poderá dizer que ‘não sabia o que viria depois’…

As grandes famílias tradicionais brasileiras não se emendam. Agora marcham as filhas e netas daquelas mesmas marchadeiras, que saíram de terço na mão em 64, fazendo coro ao desejo golpista de Carlos Lacerda, na Marcha Pela Família, Tradição etc e tal. As novas marchadeiras não estão de terço na mão. Estão com seus IPhones 6, postando selfies no Facebook, enquanto marcham à beira mar no Rio ou na Paulista, no footing “cívico”, ao som de alto falantes que berram pela intervenção militar. Será que não se lembram da vergonha que passaram, quando eram jovens, pelos seus pais reacionários serem os co-responsáveis pela ditadura, enquanto seus amigos artistas, diplomatas, jornalistas, intelectuais eram torturados e, até, mortos nas prisões? Então, posavam de simpatizantes da esquerda, chegavam a acolher foragidos em suas casas de campo, tão grande era a vergonha e a culpa que sentiam pela participação naquele jogo sujo, sem limite, em que nossas mentes mais brilhantes eram destroçadas. Agora, repetem a dose. Não, desta vez elas não poderão mais dizer, como faziam naqueles negros dias, que “não sabiam o que viria depois”. Já será tarde, quando a truculência voltar à carga e novos carrascos brotarem, com toda a gana e sangue nos olhos, com o poder ilimitado conferido por um Estado de Exceção.

50 ideias sobre “Estado de Exceção: desta vez, ninguém poderá dizer que ‘não sabia o que viria depois’…

  1. Toda vez que vejo as manifestações contra a Presidente, tenho mais certeza que as pessoas que participam não querem o bem do país, não pensam em inclusão social, nem nos mais pobres, etc., elas apenas não gostam da pessoa da presidente e estão dispostas a qualquer preço para manter essas cabeçadas na parede, querendo impeachment ou confusão. Eu lembro que nos debates para as eleições presidenciais, o candidato derrotado desrespeitava a presidente da República na televisão, deixando claro que a baixaria estava livre para quem quisesse usar. A presidente sempre manteve a linha e, educada, focava em assuntos que interessavam ao país, sem deboche ou ataques baratos. Então, o pessoal que é contra o governo talvez nem saiba pelo que está “lutando” agora… A coisa está tão na base da teimosia cega que gritam “Fora PT” e pedem o “impeachment já” ao mesmo tempo, esquecendo que se tivesse motivo para impeachment – e se a presidente saísse -, o vice-presidente, que é do atual “governo PT”, assumiria. Então, e depois? De certo as manifestações continuariam por pura agitação. Para completar a loucura e não sobrar nada, qualquer coisa de “8 ou 80″, pedem intervenção militar! Nós devemos ter a noção exata da responsabilidade do que fazemos. Se os sangrentos anos da ditadura estão no passado, a sombra daquilo tudo ainda cobre o Brasil e cabe a cada um de nós reconhecer que não é um abrigo seguro. Talvez nós nem poderíamos estar aqui na internet opinando livremente. Reclamam de “inflação” e alta de preços, mas não vejo ninguém que tem carro deixando de usá-lo para sair de casa, ou passando fome, deixando de estudar… Ninguém quer ver os benefícios, o pessoal que reclama só quer ver o circo pegar fogo. É preciso ter respeito e gratidão à democracia. Devemos pensar nos que mais precisam e entender que por pior que a crise esteja na cabeça de cada um, está tudo muito bem. A inflação mensal de 80% do governo Sarney, a miséria e a fome do governo FHC, que aumentava 7 reais por ano no salário mínimo, e o terror da ditadura militar, para citar o mínimo, devem ficar no passado. Como é confortável protestar, como é mais confortável fazer tudo com um smartphone de última geração e usando camiseta oficial da Seleção Brasileira, dando “xauzinho” para a câmera da TV. Melhor é ver essas manifestações e saber que o Brasil está tratando melhor os muito pobres, que reconhecem as boas mudanças através urnas, e que está tudo indo bem.

    • PARÁBENS PELO SEU COMENTÁRIO sensato e inteligente! Faz tempo que digo que o problema com a Dilma é PURO MACHISMO DISFARÇADO!!! Até de mulheres, que se dizem “feministas”, a maneira com que agridem até a familia da Presidente é um absurdo, considerando o nível cultural e a profissão das pessoas que o fazem..

      • Você deve ser cidadã americana por casamento, ou foi expulsa de lá!
        Kkkk!
        Quanta pieguice terceiro-mundista em seus comentários!
        Mas, me faz rir!

        • A senhora Kegler trabalhava nos Estados Undos e mantém sua cidadania norte-americana. Pedimos moderação no tom dos comentários, caso deseje continuar a vê-los postados aqui.

          • Prezada Senhora, uma das facetas de se manter um blog público, e de se ser uma figura pública, é saber-se que não se receberá apenas apupos, mas também críticas.
            Não vejo sinal de ofensa , no meu comentário à senhora Kleger.
            Gentileza apontar, para se for o caso, redimir-me!
            Apenas me espanta o tom do comentário da referida senhora, isso seria pecado?

        • Só PERDEDOR adora tentar “ofender” aquele que é mais inteligente que ele! Só fui casada uma vez com Brasileiro! Nos EUA tive três companheiros: um norueguês, um polonês e o último grego !! Sou cidadã por MERECIMENTO. Antes de jurarmos a Bandeira precisamos ter uma FICHA SUPER LIMPA ou não há Pistolão que dê jeito! Morei lá desde 79, por culpa INDIRETA da Ditadura! O “tiro” saiu pela culatra porque AMO, também, aquele país, onde, para sua informação, até fui um pouco famosa pelos trabalhos que fazia com Celebridades. Hoje, sou a única Brasileira que pode ser chamada de AMIGA da maior atriz ‘revolucionária’ Americana, Jane Fonda! SORRY PERIFERIA, como dizia o saudoso Ibrahim!

  2. O que fariam Fidel Castro e Che Guerava caso encontrassem corruptos roubando as estatais de Cuba?

    Mandariam todos para a forca ou para o paredão.
    Exemplo a ser seguido?

    • Eu apoiaria! Se o mesmo “paredón” fôsse usado pra todos assassinos, estupradores, PEDÓFILOS, espancadores assassinos daquelas mulheres que não os querem mais, assassinos do Volante, que saem dirigindo bêbados, sabendo que podem matar, e muitas vezes MATAM mesmo !!! Traficantes de drogas!!! Mas isto é só Utopia, porque nós sabemos que ” IT IS NOT GONNA HAPPEN” !!

  3. Curioso: na ditadura, que livrou o Brasil do comunismo corrupto, os supostos esquerdistas fugiam para Cuba, em busca de uma ditadura comunista que eles tanto queriam implantar no Brasil. Veio a anistia, eles lamentavelmente voltaram. Em 2002, conquistaram o poder (sabe-se lá como!) e agora, num colossal mar de lama, não querem abrir mão das bocas maravilhosos do mensalão, Petrobras, BNDES, etc.
    Ainda bem que moro em Boston. Bem longe da usina de roubalheiras.

    • Sorte sua!
      Não precisa ter de aturar esses intelectuais da USP e de alguns outros entes de “ensino”, que forjam a esquerda pensante brasileira!
      Kkkk!
      Como gosto de humor!

    • Quem foi que lhe disse que quem FUGIU pra CUBA, foi atrás de “comunismo”? Quem pode, foi pra PARIS, NEW YORK, SUIÇA e outros países onde puderam escapar !!!!ACORDA ALICE !! Já se sabe faz tempo que Comunista NÃO COME CRIANCINHA, nem os CIGANOS roubam meninos! O Muro de Berlim já foi derrubado há decadas. E esta LENGA-LENGA de “comunistas” não COLA MAIS! Pra mim é coisa de gente que parou no tempo !!!

  4. Este blog, minha leitura diária, está infestado por comunistas irrecuperáveis e esquerdopatas de de botequim. Ainda há quem chore a derrota nos anos 60. Nunca vi, em 65 anos de vida, tanta roubalheira patrocinada ou liderada por gente próxima ao poder. Dá vergonha ser brasileiro. Ainda bem que os EUA estão americanizando Cuba. Faltam a Bolívia, Equador e a falida Venezuela. Em sua maioria, os esquerdistas brasileiros não sabem o que falam, nem escrevem.

    • Meu caro, infelizmente o Brasil está se transformando numa Venezuela….
      Algumas “personalidades” da esquerda, remanescentes do Período Militar, transformaram-se em heróis na terra brasilis.
      Por conta de uma Certa Comissão da Verdade !!!!), muito se ganhou às custas do erário público, e muitos vivem em Paris, regalando-se do dinheiro pátrio!
      Vivem nababescamente, às custas de suas figuras de “perseguidos pela ditadura”!
      Alguns se elegem, outros vivem da e na mídia… publicam blogs que atrai a simpatia de uma elite cultural vermelha!
      Vivem numa sucessão de mentiras, instalada com a chamada “redemocratização”, que atingiu o apogeu, com a eleição de um analfabeto cachaceiro para a presidência da res publica!
      E viva o padrão brasileiro de verdade e democracia… até um certo ponto!

    • E NUNCA vi uma pessoa de 65 ANOS escrever tanta besteira! Sou Brasileira e Cidadã Americana, pois lá morei mais da metade de minha vida!Admiro muita coisa positiva do País, mas vcs, que só foram lá a passeio, na Disney ou Broadway, vivem pensando que lá TUDO é PERFEITO! A violência lá ela é PIOR do que a daqui; CORRUPÇÂO na política, uma mazela que não conseguem dar jeito; Mendigo nas ruas fizer de San Francisco a campeã e só em Manhattan, este ano, são mais de 60.000 nas ruas, enfim ,tudo de ruím que tem no Brasil, aprenderam com os Americanos, inclusive os “seriais Killers”, violência contra a mulher, terrorismo e outros….CUBA Jamais será Americanizada, porque ” El Comandante ” tiene COJONES”!!!!

      • Clap! Clap! Clap! Verdade verdadeira de quem não vê o mundo só pela telinha deformadora da TV.

  5. Não vi ninguém berrando por volta da Ditadura Militar.Vi sim muita gente querendo de novo uma Patria Livre. Livre de tantas roubalheiras, livre de tantas mentiras e livre de uma Ditadura que não é Militar , mas bolivariana. Lembra-se do Paredon de Fidel Castro? Qual é o pior?

  6. Prezada Hildegard,
    Respeito o seu direito opinativo para ter o meu igualmente considerado. No entanto, não concordo com aqueles que escondem fatos reais cuja omissão desabona a história real.
    Houve a revolução de 1964 porque o País vivia sob a égide do caos completo. A ordem era desrespeitada 24 horas por dia e os próprios ocupantes do poder estimulavam a desordem.
    Pelegos de toda natureza fingiam que trabalhavam, mas apenas recebiam salários no fim do mês.
    O presidente Jango Goulart era um homem sério e honesto, mas lamentavelmente nada pôde fazer para conter a anarquia que varria o País.
    Paralelamente, o Movimento Comunista Internacional fincou bandeiras no Brasil desde os anos 50 e ganhou mais corpo com a renúncia de Jânio Quadros.
    Muitos brasileiros sonhavam em ter no Brasil uma filial de Cuba comunista. Fidel era idolatrado, Che Guevara, amado.
    A história mostraria que Cuba fracassaria ao longo dos anos. Sem liberdade de expressão e opinião. E com uma censura férrea vigente até hoje.
    Voltando ao Brasil. Tivemos uma guerra com mortos e feridos, excessos de ambos os lados, notadamente a partir de 68. Lamentável.
    Num conflito, alguém tem que perder. A história deve ser respeitada. Sob pena de se ver sem credibilidade quem sonega informações.

    • Meu Senhor, toda essa História a que o senhor se refere, eram manipulações da época, pelos que pretendiam dar o Golpe, conforme hoje prova vasta DOCUMENTAÇÃO histórica DE FATO, inclusive na Biblioteca do Congresso norte-americano, em Washington, que relata o passo a passo que antecedeu a dita “Revolução” brasileira – que não houve – com a tomada do Poder antes conquistado através do voto democrático. Não acalente ilusões, que podem lhe confortar a alma e a consciência, mas não correspondem à realidade.
      Meu abraço, agradeço a fidalguia do trato.
      Hildegard

        • Que “VENDA” ????? Caso o senhor sofra de “menopausa mental”, devo lhe informar, que desde que o BRASIL voltou a ser um país DEMOCRATA, ninguém aqui precisa de “venda” !!! E foi pra ter esta DEMOCRACIA, como nos Países de PRIMEIRO MUNDO, que nossa Presidente e milhares de outros jovens ESTUDANTES e Profissionais liberais, homens e mulheres LUTARAM, e muitos perderam suas vidas. Naqueles tempos, o senhor provavelmente andava de BICO CALADO, o tempo todo, e não teria a ousadia de falar ou escrever suas OPINIÕES, como o faz LIVREMENTE agora…..

          • Não digo!
            Muito hilário!
            Esse discuro fez muito sucesso, num passado longínquo, quando assassinaram a Família Romanov, por exemplo!
            Muito digno!

  7. Ano passado um leitor seu disse que EU parecia ” CLONE” sua ! Deve ser verdade porque faço minhas as suas palavras.Nas “passeatas” que NÃO FORAM EM TODAS AS CIDADES, todas as Capitais Territórios, Municípios deste IMENSO País, só se via a ELITE, porque o povão mesmo não estava lá…exatamente como no passado!! Como eu te escrevi outro dia, cada um quer uma “ditadura” do seu jeito, se esquecendo que, se isto vier a acontecer(DUVIDO), será do JEITO DELES ! E cara alegre, porque está tudo gravado nos Facebooks da vida, e não tem esta de reclamar depois…. Eu tenho Passaportes Europeu (Portugues) e Americano, e não tenho mais compromissos pendentes em lugar nenhum, portanto, como fiz no passado, posso muito bem fazer de novo….

  8. Tudo, nesta vida, é questão de ponto de vista.
    Seu ponto de vista, é de uma família totalmente esquerdopata, voltada para o sonho da implantação do comunismo no Brasil.
    Seu irmão, notóriamente, era ligado às esquerdas, e pagou o preço pelos seus atos esquerdistas.
    Seu ponto de vista remonta à revolução bolchevique, e é muito ultrapassada.
    Históricamente ficou comprovado que a esquerda é falaciosa.
    Vivi os tempo do Governo Militar, e não conheço qualquer pessoa que tenha sido presa ou perseguida, porque nunca se meteram com terrorismo, assalto a bancos, guerrilha urbana, sequestro de diplomatas, assassinatos de soldados em guaritas de quartéis… apenas os que viviam na clandestinidade, pagaram esse preço.
    A família pediu a intervenção militar, e vejo pelos posts na rede de computadores, que a grande maioria das pessoas não criticam os militares, apenas vocês, esquerdistas, em busca de seu projeto de poder.
    Como formadora de opinião, voce poderia nos poupar de sua postura esquerdopata, falida e atrasada.
    Ou então, mude-se para Cuba!

    • Meu senhor, não sou esquerdopata, muito menos era minha família. O senhor é que me parece precisar de uma terapia, por distorcer a realidade, segundo meu ponto de vista, com um olhar paranoico, e por se deixar manipular pela opinião única gerada por uma mídia massacrante. Se o senhor não via a realidade à sua volta, durante 21 anos de ditadura, censura à cultura à arte à imprensa, prisões sem motivo, torturas e morte sem julgamento, pessoas sequestradas pelo poder, retiradas do seio de sua família, jornais e bancas de jornais incendiados e explodidos etc., é porque o senhor, sim, devia estar num estado de letargia hipnótica. Como os alemães em suas casas sossegadas à época em que Hitler assava judeus nos fornos. Não o culpo por isso. Era um mecanismo de sobrevivência.
      Quanto a Cuba, difícil está sendo conseguir ticket aéreo para ir conhecer, tamanha a procura, depois que os EUA sacramentaram a ilha como ‘país amigo’.
      Informe-se, meu senhor.
      E mais: não desprezo os militares, eu o contrário, aos considero, como instituição, fundamentais à Nação, de formação séria, patriotas, com princípios éticos, morais. Mas não são formados para conduzir o país. Erram quando, por motivos corporativos, não separam o joio do trigo e ainda acobertam aqueles transloucados que cometeram aberrações ao arrepio da lei, da Constituição, das convenções internacionais.
      O ser humano, alguns deles, quando sentem-se com poder ilimitado, sem vigilância, muitas vezes deixam aflorar seus vício, taras, perversidades. Foi o que vimos se produzir, infelizmente, em instalações militares do Governo do Brasil, naqueles anos, contra jovens brasileiros, artistas, intelectuais, operários, e contra os próprios militares, que divergiram da opressão reinante.
      Nossas Forças Armadas, com tão honrosos feitos em seu passado e no presente, não merecem nem mereciam esses registros em seu prontuário biográfico.

      • Minha senhora, não preciso de terapia porque penso diferente da senhora.
        Voces esquerdopatas sempre acham isso. Que aqueles que pensam diferente de voces são malucos.
        Na verdade, históricamente falando, voces faliram em todos os cantos em que tentaram se impor, à força, Russia por exemplo.
        Como filho de Militar, me orgulho dos Governos que eles fizeram, mas acho que eles deveriam ter tido mais pulso firme, com determinadas pessoas.
        Com suas ligações, a senhora consegue fácilmente ir para Cuba, tente!

        • Não tenho rótulos. Esquerdista, direitista, comunista etc. Há aqueles que não consideram a pobreza, é a sociedade egoísta. Há a sociedade que se preocupa com o próximo, a sociedade que compartilha, aplaude os projetos sociais. Insiro-me nesta. Só isso. Sabe qual é o meu guru do momento? O Papa Francisco. Sou contra qualquer tipo de ditadura, qualquer regime de opressão que nos proíba a liberdade de ir e vir, pensar, nos expressarmos.

        • Sou patriota e pela soberania nacional, de nossos bens, de nossas fronteiras. Nesse item, aplaudo nossas Forças Armadas, onde tenho e cultivo bons amigos. Não vou para Cuba pois minha Nação é o Brasil. Os insatisfeitos também não devem se mudar, devem esperar mais três anos e mudar o país nas urnas.

        • Sr.Marcos,quanta estupidez de sua parte.Pelo termo que usa para designar quem pensa diferente de voce,dá pra perceber que és uma ameba,

          • Sério?
            Pois se voce pensa assim, parabéns.
            Me permito pensar diferente! Posso?
            Sua postura demonstra sua total falta de educação!
            Não me delongarei lhe dando espaço, para voce escoicear!

        • Talvez não precise de terapia. Mas, com absoluta certeza, precisa se informar e formar-se, como cidadão, um pouco mais e sobre as realidades que demonstra desconhecer de forma tão evidente e mal educada.

          • “Democraticamente” minha resposta boi censurada.
            Kkkk!
            Esses esquerdopatas são patéticos!
            Vocês, sim, precisam de tratamento: choques elétricos!

        • Se a moderação do Blog bloqueou “democraticamente” as agressões destemperadas e mal educadas desse celerado Marcos Adriano de Carvalho Marcello, o fez em benefício do respeito às pessoas bem formadas e educadas que não merecem ver esse espaço de discussão em algo nível ser contaminado por comentários reveladores de ignorância, preconceito e desinformação. Foi, portanto, em benefício da maioria e, por conseguinte, “democrático”, sim, o ato de excluir o desequilibrado, agressivo e desrespeitoso comentarista. Parabéns à Moderação, com os nossos agradecimentos.

          • Interessante!,
            Sou classificado de “celerado”, e eu quem sou “agressivo, destemperado e mal educado”!
            Porque as pessoas não podem, simplesmente, aceitar seus equivocos, sem partir para a agressão pessoal?
            Um costume de pessoas que não têm razão, é partir ara esse campo!
            Dou por encerrada minha participação neste post, uma vez que não pretendo ser agredido desnecessáriamente.
            Desde muito tempo admiro Hildegard Angel, mas jamais imaginei que no seu blog existissem pessoas tão amargas!
            A esquerda se perde cada dia mais!

    • Outro dia visitei Gramado, e também a trabalho já visitei grande parte da Europa, gostei muito de todos esses lugares mas nem por isso quero morar lá. Moro nos USA, NYC, e realmente Cuba está nas alturas, já programei minha viagem.Meu marido é professor de Historia já foi 3 vezes lá admira muito o país, e nunca NEMHUM dos seus colegas ou estudantes o mandaram mudar pra Cuba.Ele como americano sente vergonha do apoio que os USA deram ao militares ditadores da America do Sul, America Central. Ele tem muita admiração pelo ex presidente Jimmy Carter por ter tirado o apoio americano, e acabar com essas Ditaduras.Hilde não ligue para esse senhor rancoroso e direitopata. Eu imagino que ele não abriu a janela, não viu a banda passar, não sabe do que está falando, e não conheceu esse BRASIL da vergonhosa e criminosa ditadura militar!

      • Como disse, me divirto sobremaneira, com algumas figuras folclóricas, neste blog!

  9. Os novos “carrascos” são, dessa vez, agentes da Alta Burocracia do Estado, a serviço de propósitos inconfessáveis. Agem, portanto, de forma tão ou mais corrupta do que aqueles que acusam de CORRUPÇÃO.

  10. Querida Hilde, só que a Dilma não foi para União Soviética e nem pra China com a renúncia do louco Jânio, é preciso avisar que esses terços anticomunistas e essa reza por um regime autoritário, que propagou que comunista é pedófilo e quer trazer o inferno antes de Jesus, não cola mais, a Guerra Fria acabou, Cuba é amiga dos Americanos e nossa também. O perigo é provocar a linha dura do PT e do PMDB e estimular a repressão do Estado Democrático de Direito na gestão da Dilma, motivos vão sobrar. É melhor vc. avisar a essas famílias que acham que agem em nome de Deus, que a repressão romana pertence ao governo e que foi eleito por uma população maior do que a que está acreditando no terceiro turno. Aos meus familiares eu tenho avisado assim: minha gente vcs. querem apanhar igual aos comunistas de 64, então não provoquem Dilma como se fosse Collor, quem avisa amigo é.

  11. Hildegard, boa noite! Compartilho da mesma “dolorosa e preocupante surpresa” com a repetição de um filme que vivi e sei o alto preço pago! Creio que a surpresa, vem da constatação da ausência de amadurecimento político, da amnésia que assola a geração que viveu e nada ensinou as novas gerações. Os antigos não aprenderam nada… os novos, nada sabem, desconhecem a parte negra da nossa história!
    Desconhecem o sofrimento atroz e para sempre, dos que partiram de forma horrenda, vitimas da época negra da nossa história, desconhecem as dolorosas e eternas lembranças daqueles que escaparam com vida, porém, com marcar indeléveis. Desconhecem a dor das famílias atingidas…
    Desconhecem ou ignoram a repetição, incessante, de erros na gestão do nosso Grandioso País, os mesmos erros, as mesmas práticas… portanto, vamos condenar a todos…muitos… que não admitem reconhecer…
    Desconhecem a grandeza de viver a Democracia! A maior grandeza!
    Desconhecem a legitimidade do voto!
    Desconhecem o privilégio da LIBERDADE” que hoje, ainda, encontra-se com as suas asas abençoadas sobre nós!

    Obrigada pela sua VOZ, que não CESSA!

  12. Ainda bem que temos pessoas lúcidas e de memória como vc Hildegrd Angel.
    Eu sinto muito ao ver que quase nada ficou na memoria desta Elite ,das barbárie cometida pós golpe e que foram elas quem os patrocinaram por puro egoísmo e variedades.
    Não gosto do que vejo, tento fazer a minha parte , mas as coisas estão muito feias, as vezes me desanimo. Porém quando leio os seus preciosos textos , novo alento toma conta da minha alma.
    Não podemos deixar de nos posicionar repudiando o golpe, e junto repudiar esta classe sem memória e sem humanismo.
    Forças Amiga Hildegard , vc é filha de uma guerreira, no bom sentido da palavra.

    • Kkkk!
      O curriculum vitae de Brizola nã o qualifica, como uma pessoa a ser seguida como exemplo.
      ADORO ser taxado de filhote da ditadura.
      ADORO ser filho de militar.
      Os esquerdopatas de plantão são, sempre, patéticos!

  13. Tens toda a razão. Espremestes este texto buscando aproveitar para sintetizar o verdadeiro horror vivido nos anos 60 em nosso país…Hoje, o perigo de uma militarização, já podemos observar claramente o que vem ocorrendo nos países do oriente e vizinhança, onde, intervenções ditas “do bem” ou “cirúrgicas” acabam de forma cruel e intermináveis…Precisamos acordar pois, tal pesadelo pode se tornar realidade…bastam interesses políticos e financeiros se tornarem conflitantes…Com um território continental, não podemos nos dar o direito de permitir conflitos de qq ordem para não por em risco nosso patrimônio, como uma grande nação…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *