Nos 450 anos do Rio, Parque Guinle ganha praça revitalizada, como a cidade merece!

Toda sombreada por flamboyants e árvores centenárias, com um lago onde deslizam cisnes, gansos, patos, a praça do Parque Guinle, em Laranjeiras, é das mais belas e inspiradoras da cidade.
O Parque Guinle, vocês sabem, fica diante do Palácio das Laranjeiras, construção neoclássica de 1920, residência oficial do governador (que atualmente só o utiliza para recepções) e serve de hospedagem ao presidente da República (raramente). Ali está o conjunto histórico de prédios sobre pilotis de Lúcio Costa, usando paredes de cabogó. Enfim, é um recanto precioso do Rio de Janeiro.
Contando com a atenção vigilante de sua Associação de Moradores, que sempre recorre aos órgãos públicos quando necessário, a praça do parque se mantém bem cuidada, um brinco, como diriam nossas avós.
Hoje, neste 26 de feverê, a praça foi contemplada pelo programa Rio de Praças, da Prefeitura, que, através da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, entregou a revitalização do espaço infantil da pracinha, com novos brinquedos feitos de madeira de reflorestamento –  escorregadores, gangorras, balanços – bem como os antigos equipamentos de ferro, recuperados e pintados. Sem esquecer o piso de areia varridinha e a iluminação melhorada, com novos pontos de luz.
O secretário Marcus Belchior, de Conservação, compareceu à entrega, no Parque Eduardo Guinle (é o nome todo do Parque, sabiam?), e disse: “a praça é o quintal do carioca”.  Lembrou daquele nosso hábito, quando nos encontramos, de dizer “passa lá em casa”, mas que, de fato, “o novo encontro só ocorre mesmo nas praças públicas”, e por isso mesmo “as praças, locais aprazíveis, merecem um olhar diferenciado”. E concluiu, o secretário Belchior: “Não estamos medindo esforços para criar uma nova realidade em todas as praças do Rio”. Vejam que gracinha a praça do Parque Guinle, digna mesmo do Rio 450!
guinle002
 Crédito da foto: Daniel Coelho

4 ideias sobre “Nos 450 anos do Rio, Parque Guinle ganha praça revitalizada, como a cidade merece!

  1. Procuro pela família do falecido WALDEMAR BATISTA DE SOUZA era conhecido como (MANINHO) ele trabalhava no parqueGUINLE, ele era meu avô por parte de pai!

  2. Espero que este Governo revitalize a Praça Serzedelo Corrêia, conhecida como “praça do paraíbas” , que de Praça, sobrou pouco: poucas árvores e cercada de TERRA por todos os lados! Não tem 1 canteiro com grama, plantas e flôres! Nas Praças do mundo inteiro, e na maioria das cidades Brasileiras,que conheço, as Praças são como jardins, o que atrai passarinhos, borboletas etc….aqui em Copacabana, esta praça, parece do Deserto do Saara !

  3. Vendo a imagem do parque e lendo o texto de Hildegard Angel. As minhas
    memorias de criança se reativaram ,pois ano após ano passávamos nossos verões na Avenida :Rui Barbosa. Hoje o tempo passou ,já não mais criança ,mas continuo amando meu Rio de Janeiro e ai passando minhas temporadas. Como a todos sempre digo minha alma é carioca e meu coração é Curitibano de onde sou . Só posso terminar dizendo ate logo meu Rio de Janeiro e ate breve Parque Guinle

    • Procuro pela família do falecido WALDEMAR BATISTA DE SOUZA era conhecido como (MANINHO) ele trabalhava no parqueGUINLE, ele era meu avô por parte de pai!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *