Em cartaz no Canadá: A Moda de Jean Paul Gaultier

Via Blog do Instituto Zuzu Angel: nossa fonte sobre all fashion things

Desde que inaugurou, lá em 17 de Junho de 2011, no Museu de Belas Artes em Montreal, a exposição “The Fashion World of Jean Paul Gaultier: From the Sidewalk to the Catwalk” já percorreu meio mundo: de Dallas a São Francisco, de Madrid, Rotterdam, Melbourne a Estocolmo, Paris e Nova York.

Durante o percurso, o “show” ganhou mais do que aclamação da crítica, ganhou também um impressionante público. Mais de 1 milhão de visitantes já foram conferir a caminhada deste couturier parisiense.

Desde o dia 9 os ingleses têm a chance de conferir essa magnífica exposição retrospectiva do trabalho de JPG ao longo de suas mais de quatro décadas, influenciando o mundo da moda.

E se você vai dar uma passadinha por London town, não perca!

JPG

Jean Paul Gaultier © Rainer Torrado

Em exibição na Barbican Art Gallery até o dia 25 de agosto, a expo reúne mais de140 peças, haute couture e prêt-à-porter, criadas de 1970 aos dias de hoje, a grande maioria mostrada pela primeira vez! Além delas, há desenhos, fotos capturando o processo criativo (“das ruas até a passarela”, nas palavras de Jean Paul Gaultier himself).

Agrupados como uma série de instalações temáticas, os luxuosos vestidos foram cuidadosamente selecionados para ilustrar a inegável originalidade de Gaultier e sua visão avant garde de moda e estilo.

Toda essa curadoria retrata a incessante análise dos conceitos de singularidade e conformismo, sempre presentes nos trabalhos do desginer, numa tentativa pessoal de Gaultier de entender a sociedade de seu tempo.

Sempre intrigado pelas representações de sexo, sexualidade, raça, culturas, Gaultier desenvolveu um senso crítico que é marca registrada em seu design. De alguma forma, suas criações sempre refletiram como a beleza pode ser encontrada nas formas mais inesperadas e como expectativas invertidas podem construir uma nova linguagem criativa e retratar o mundo de maneira inovadora.

Profundamente interessado em diferentes etnias e culturas (e “contraculturas”) ao longo de sua carreira, Gaultier criou uma nova ideia de moda, tanto na forma como ela é feita, como na forma como é usada e vestida por diferentes tipos de corpos.

Ao questionar a “normalidade” e abraçar a transformação, inovação, transgressão e reinterpretação, Gaultier derrubou barreiras e foi além dos limites de identidade, sexo, sexualidade e imagem corporal, redefinindo todos esses significados e criando uma forma inteiramente nova de Moda.

JPG 4

JPG 6 JPG 5 JPG 3 JPG 2 JPG 9 JPG 8 JPG 7

Fotos Style Examiner/ divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *