DOM ORANI EM ROMA: A MAIOR DELEGAÇÃO!

Dos 19 novos cardeais no Consistório em Roma, coube a dom Orani Tempesta levar a maior delegação presente, cerca de 300 pessoas. Amigos de Belém, do Rio de Janeiro, das cidades de Rio Pardo e Rio Preto, em São Paulo, além de seus parentes italianos, pelo menos uns dez, o que impressionou todo mundo na fila dos cumprimentos. E foram mais de quatro horas com dom Orani recebendo abraços, presentes também, dos vários cardeais, bispos e padres de todos os cantos do Brasil. Uma grande demonstração de afetividade e prestígio de dom Tempesta.

Calaram fundo as palavras do Papa Francisco, chamando a atenção de que os novos Cardeais não estavam indo a uma Corte mas sim na missão de exaltar Deus. Estavam entrando na Igreja de Roma para enfrentar um mundo em agudas transformações. Referindo-se com carinho à Jornada Mundial da Juventude.

Às solenidades do Consistório, na Basilica de São Pedro, seguiram-se os cumprimentos na Sala São Paulo VI e uma recepção no lindo apartamento do Embaixador do Brasil junto à Santa Sé, prestigiada pela presidenta Dilma Rousseff e alguns de seus ministros, como Gilberto Carvalho. Do Rio, o vice-governador Pezão com Maria Lucia, os deputados federais Pedro Paulo (que encontrei hoje cedo no elevador da Prefeitura do Rio), Marcelo Molon, Hugo Leal, os deputados estaduais  André Corrêa e Paulo Mello.

O advogado Sergio Bermudes, Humberto Mota, representando a Associação Comercial do RJ, Eduardo Gouvêa Vieira, presidente da Firjan, Ignêz e Sergio Costa e Silva, Isis Penido,  Regina Bilac Pinto com a filha, Gisele Zingoni, Cristina Sá, entre outros.

No dia seguinte, a Missa do Papa com os novos cardeais, também na Basílica de São Pedro, seguindo-se emocionante solenidade no Colégio Pio Brasileiro, com dom Orani saudado pelos mesmos clérigos brasileiros, além dos seminaristas ali hospedados.

Já hoje, para quem ainda não retornou ao Brasil, encerrando o programa oficial, depois da missa na Basílica das catacumbas de São Sebastião, seguiu-se visita à N.Sra. da Providência do Monte Verde, pois a nomeação de dom Orani referia-se àquela Ordem religiosa.

Na Basílica, o novo cardeal, mais uma vez, viu pessoas que marcaram a sua vida nas várias cidades em que exerceu as suas funções religiosas e foi aplaudido de pé.

Voltando nesta terça-feira ao Rio, sua primeira missa como Cardeal será na quarta, na Catedral do Rio de Janeiro.

E os rumores em Roma eram de que ele iria assumir Comissão importante no Vaticano: a das Comunicações. E que ele sabe se comunicar bem, ah, isso ele sabe!

2 ideias sobre “DOM ORANI EM ROMA: A MAIOR DELEGAÇÃO!

  1. Hilde

    por favor procure informações sobre o AERUS, nós acreditamos que teríamos uma aposentadoria traquila e fomos traídos. Agora nós estamos vendendo nossos bens, duramente adquiridos, sòmente para sobrevivermos!

  2. “Calaram fundo as palavras do Papa Francisco, chamando a atenção para que os novos Cardeais não estavam indo a uma Corte mas sim estavam lá a missão de exaltar Deus, entrando na Igreja de Roma para enfrentar um mundo em agudas transformações, referindo-se com carinho à Jornada Mundial da Juventude.”

    May GOD bestow upon this Pope all his blessings.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *