Depois de celebrar Tarsila, Dani Acioli vem ao Rio homenagear Zuzu Angel, no Prêmio V.I.E.S. da Moda

Abre amanhã, no casarão do Instituto Eixo Rio, na Rua São Clemente – antigo Colégio Jacobina – a exposição da artista pernambucana Dani Acioli, dentro do projeto Rio V.I.E.S. da Moda – Prêmio Zuzu Angel. É a segunda vez que a premiação acontece. Ano passado a homenagem foi a Gil Brandão, o grande nome da modelagem, que chegou a ter um jornal de grande circulação, nos anos 60, exclusivamente com moldes de costura. Estge ano, a ideia de Alexandre Bojar, diretor do Eixo Rio , é conferir arte e brasilidade ao Prêmio. Dessa forma, fez uma parceria com a empresária Viviane Spitz, que realiza a supervisão do projeto e trouxe de Pernambuco as telas da artista pernambucana Danielle Acioli com inspiração no trabalho de Zuzu Angel, realizadas exclusivamente para o projeto de lançamento do prêmio. Essas pinturas servirão de base para a coleção de roupas que a Viviane irá apresentar ao público no evento da entrega do Prêmio Rio V.I.E.S. Moda – Ano Zuzu Angel, neste ano de 2016 comemorativo do 95º ano de nascimento de Zuzu.
Vejam aqui abaixo as obras da artista Acioli e como ela sabe aplicá-las em roupas.
Alexandre Bojar disse ao blog: “Hilde, essa ativação irá reforçar a importância de incluir elementos brasileiros à moda”. Fiquei muito contente com a iniciativa. A brasilidade na moda sempre foi uma bandeira de vida de minha mãe, Zuzu. Ela não colocava elementos brasileiros em suas roupas apenas porque achava graciosos. Era um conceito, uma filosofia, um propósito em profundidade. Era isso que a diferenciava dos demais criadores de moda de sua época. Ela lutava para que a moda do Brasil tivesse a marca da legitimidade.
O lançamento do prêmio será amanhã, dia 26 de julho, com a abertura da exposição de Dani Acioli, aberta ao público, e eu recomendo a todos visitar, e a noite de premiação no dia 27 de setembro.
O prêmio constará de uma bolsa de estudo em Portugal, na Universidade de Matosinhos, conferida pelo Instituto Zuzu Angel, e também um curso no IED, no Rio de Janeiro. A premiação tem também o patrocínio da Farm e da Clave de Fá Pesquisa Social e Inovação.
Hoje, Dani Acioli será conhecida por artistas e galeristas cariocas em happy hour que acontecerá em torno dela oferecida pela direção do Instituto Zuzu Angel de Moda.
DAParaTarsila01_paraweb
daParaTarsila03_web1
daParaTarsila04_web2
dAParaTarsila02_web3

daARB_0021_03122015_Foto_AndreaRegoBarros

daARB_0010_03122015_Foto_AndreaRegoBarros

Danielle Acioli, a artista Dani Acioli, diante de seu atelier em Pernambuco e das estamparias desenvolvidas por ela, a partir de seus quadros, da série “ParaTarsila” – vemos aqui quatro deles.
FDotos de Andrea Rego Barros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *